10 Dicas infalíveis para arrumar pequenos estragos nos sapatos

Aprenda 12 Dicas infalíveis para arrumar pequenos estragos nos sapatos. Tudo para salvar aquele sapato lindo que você tanto gosta!

Publicado por: Cida Ramos

Sabe aqueles pequenos arranhões ou desgastes básicos dos sapatos? Algumas truques caseiros podem salvá-los, e hoje vamos mostrar 12 dicas infalíveis para arrumar pequenos estragos nos sapatos.

Nós somos consumidoras fanáticas por sapatos, mas mesmo tendo muito sempre tentamos salvar aquele sapato “deusu” que arranhou o salto. Ou precisamos de ajuda naquelas horas em que o sapato aperta, ou que suja o sapato nude de camurça. É nessas horas que a gente gostaria de ter um truque para salvar aquele sapato por mais um tempo não é mesmo? Pois é, isso é possível, existem soluções que podem dar um up no seu sapato e é sobre isso que vamos falar hoje!

Tem também aquele que você vai usar pela primeira vez e ele tá meio apertadinho. Ou ao contrário que você teimou e comprou um pouquinho maior. Para todos esses e outros probleminhas vamos dar uma pequena solução.

 

10 Dicas infalíveis para arrumar pequenos estragos nos sapatos

Sapato de verniz arranhado

Por mais cuidado que a gente tenha, não conseguimos escapar de voltar para casa com manchas e arranhões naquele lindo sapato de verniz. E por mais que possa parecer que tudo está perdido,  não está. Conserte um arranhão feito em sapatos de couro envernizado com um cotonete e um pouco de Vaselina.

Sujeiras nos sapatos de camurça

  • Para remover sujeiras persistentes em calçados de camurça, esfregue uma lixa de unha no local afetado até limpar por completo.
  • Outra opção para manchas, são as borrachas próprias (à venda em alguns sapateiros) mas uma borracha branca de apagar lápis funciona igualmente bem.
  • Sujeirinhas mais entranhadas poderão ser retiradas com um lenço umedecido ou uma escovinha com água e um bocadinho de condicionador de cabelo (deixar secar bem depois).
  • Para manchas de gordura ou óleo, colocar uma camada generosa de pó de talco sobre elas e esperar que absorva antes de limpar com um pano de flanela ou insistir com a escova.
  • E já se sabe, para os conservar é preciso um spray adequado, que também se encontra em lojas especializadas.

Couro desgastado com cara de novo

  • Se ele estiver apenas meio fosco, reviva seus sapatos de couro envernizado com uma tolha ou flanela, esfregue um pouco de limpa-vidros no calçado e ele voltará a ter brilho.
  •  Coloque um pouco de loção em uma toalha e esfregue em todo o calçado.
  • É comum que o couro fique ressecado com o passar do tempo, se você não tiver graxa de sapato use creme hidratante, esses de corpo mesmo
  • Nos sapatos gastos, riscados e que não pegam brilho de jeito nenhum, esfregue um pedaço de batata crua molhada no álcool. Espere secar e passe uma camada fina de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados. Dê um tempo e a seguir engraxe normalmente. Após engraxar, pulverize-os levemente com spray fixador para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado. O spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo.

Para retirar mal cheiro do sapatos

  • Uma dica caseira, limpe o calçado depois de usar e despeje um pouco de bicarbonato de sódio no interior dos tênis para absorver o suor e remover o cheiro.
  • Existem também os sprays como tênis pé, entre outros que você pode encontrar nos mercados e dá até para improvisar com o desodorante em último caso.

Manchas em calçado de couro

  • Se seu calçado de couro ficou com manchas de água ou sal, molhe uma escova de dentes macia em vinagre branco e esfregue gentilmente sobre a marca.
  • Um couro mal cuidado pode ficar manchado, até a chuva pode danificá-lo. Mas uma uma escova de dentes macia e vinagre branco podem salvar seu calçado de couro.
  • Umedeça a escova no vinagre e esfregue com cuidado sobre a mancha. Passe um pano úmido e enxugue. Seu couro estará sem manchas e marcas.

Manchas de umidade ou mofo

Acontece muito em lugar de praia, ou com muita umidade. Os calçados mesmo dentro dos armários ficam com mofo, ou manchados.

Para as retirar as manchas limpe com pano úmido com água e vinagre, e depois secar um pouco ao sol.

Saltos riscados ou com buraquinhos…e calcanhares maltratados

Saltos forrados a couro/camurça, ou de madeira, costumam ficar com marcas até mesmo usando dentro do carro na hora de dirigir, e mais ainda com o uso nas ruas. E sapato com marcas e riscos são intoleráveis. Ganham imediatamente mau ar, por muito caros que sejam. E o pior é que às vezes isso acontece até com os que mal saíram da caixa, e têm que passar pelo teste implacável da cruel calçada portuguesa. Veja as opções:

  • Uma opção no sapateiro é pedir para o sapateiro que cole sobre a mazela uma tira em meia-lua do mesmo material, ou com um que combine. Ou mesmo mandar cobrir o salto de novo.
  • Mas se arranhou só um pouco nos calcanhares nos paralelos, você pode tentar com a vaselina e flanela ou até mesmo com óleo mineral. É só passar, deixar hidratar depois
  • Passe removedor de esmalte. Em couros legítimos/sintéticos e em tecidos emborrachados, use uma bola de algodão e removedor de esmalte. O produto não deve conter acetona, já que essa substância pode danificar os sapatos. Despeje o produto em um recipiente pequeno e mergulhe uma bola de algodão nele. Assim que ela estiver úmida, esfregue o removedor nos arranhões até que eles sumam.
  • Use bicarbonato de sódio. Em calçados de tecido, use o bicarbonato. Pegue uma escova de dentes e duas tigelas. Despeje um pouco de bicarbonato em uma e água na outra. Mergulhe a escova na água e depois no pó. Escove os arranhões. Se não fizer espuma suficiente, molhe a escova de novo e coloque o bicarbonato diretamente no risco, esfregando logo depois. Enxágue ou limpe a mistura quando terminar.
  • Tente usar detergente para louça. Nos sapatos de tecido, use um pouco de detergente. Pegue um pano ou escova de dente, umedeça e esfregue no sapato junto com o equivalente a uma ervilha de detergente. Continue esfregando até que tenha removido os arranhões, então enxágue ou limpe o excesso de espuma.
  • Esfregue uma borracha escolar no arranhão. Este Método pode funcionar em qualquer sapato, mas é especialmente útil em camurças. Os sapatos de camurça podem ser muito difíceis de limpar, mas a borracha elimina os arranhões secos. Passe-a delicadamente sobre o risco, tomando cuidado para não danificar o tecido. Continue esfregando até que a sujeira ou arranhão saia, então passe a mão para tirar os restos de borracha.

Saltos renovados com glitter/cola ou esmalte

  • Sapatos e sandálias com o salto descascado ou batido de tanto usar, podem ser recuperados com uma mistura simples de glitter e cola branca. Faça uma mistura grossa dos dois materiais e use um pincel para aplicar no salto. Espere secar e aplique novamente. Depois de seca a cola fica transparente e o glitter se destaca.
  • Uma correção mais fácil: Usar o esmalte de unhas de glitter, ao invés de  cola e glitter!

Sapatos apertados

  • Todo mundo conhece aquela dica de meter os sapatos no congelador com papéis lá dentro, aquecê-los com um secador e calçá-los em casa com umas meias grossas, ou pedir ao sapateiro que os ponha num molde.
  • Mas na hora da emergência, no trabalho por exemplo, ou na hora de sair que não dá tempo para fazer outra coisa, a melhor solução é a dica do álcool. Ou seja, colocar bastante álcool etílico no interior do sapato e nos pés e calçar o sapato e pronto!
  • Se quando secar continuar apertado, repita e faça isso até estar satisfeita (o). Obviamente isto só funciona em sapato de couro legítimo e se o seu pé entra completamente no sapato.

Quando o sapato fica folgado

  • Uma boa opção principalmente para sandálias é a palmilha de apoio plantar. Ótimo para calçados abertos, não deixa o pé escorregar na sandália e, apesar de ser tamanho único, seu formato encaixa perfeitamente em todos os tipos de calçados.
  • Ele pode ser usado com calçados baixos ou de salto. Discreto, ele fica bem escondidinho. E o melhor: pode ser reutilizado. Ele dá volume e impede que o pé escorregue. Também deixa o calçado mais confortável, já que sua função principal é amortecer impactos.
  • A outra opção para os sapatos fechados são as palmilhas inteiras, assim você consegue “encher” o calçado e seu pé fica mais firme para usar seu calçado

Fontes e fotos: jessi-aleal.blogspot.com.br / www.vix.com / wikihow.com / glamourjournals.com / Terra / Faz fácil

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *