Compartilhe:

5 Dicas essenciais no preparo de qualquer receita de massa

5 dicas simples e essenciais para fazer a sua receita de massa ficar perfeita.

Publicado por: Redação

Fonte:  xdesktopwallpapers.com
Fonte: xdesktopwallpapers.com

Quem é que resiste a um macarrão ou uma boa massa regada do seu molho preferido? Impossível né? Mas apesar de tudo, mesmo seguindo as medidas corretas da receita as vezes a receita insiste em dar errado, entretanto isso tem uma explicação que vamos aprendendo com o passar do tempo.

Para quem gosta de botar a mão na massa literalmente, existem sim alguns macetes, dependendo da receita, para que a mistura fique perfeita e massa não desande. Independente se a massa for de macarrão, empada, pães e afins, algumas regras são necessárias na hora do preparo e você vai perceber que isso fará diferença no resultado final.

Veja também: 

Como desfiar frango em 10 segundos

5 Dicas para fazer uma massa perfeita

1. Sempre quando for fazer uma massa, você pode fazer a massa em uma bacia, mas o melhor é espalhar a farinha em uma bancada, faça uma cova no meio e coloque os ovos, a manteiga ou que mais precisar para a receita. Faça uma mistura bem molhada e homogênea e vá adicionando a farinha aos poucos e sovando bem. Essa é a maneira mais fácil para que a massa não fique salpicada das gemas dos ovos;

2. Uma regra simples das massas: Massa de forno sempre deve ter mais gordura do que água. O excesso de água nesse caso deixa a massa quebradiça. Já as massas que precisam fritar precisam de mais água do que gordura para que elas fiquem sequinhas.

3. Quando a massa levar gema e manteiga, a manteiga deve estar geladinha. Já se ela levar margarina, essa deve estar em temperatura ambiente. Deve-se misturar bem e deixar a massa bem fininha, assim elas não ficam quebradiças.

4. Quando retirar algum refratário, prato ou forma do forno, nunca coloque sobre uma superfície de mármore, vidro ou cimento. Isso causará um choque térmico trincando o recipiente ou quebrando a massa (principalmente as massas de empada e torta doces).

5. Quando precisar fazer um pão ou massa integral que precisa sovar e esticar, opte pela farinha com textura bem fina. Essa é a ideal para dar “ponto” e fazer qualquer tipo de pão. As farinhas integrais que tem textura mais grossa ficam quebradiças na hora de esticar. Portanto, se você perceber que a farinha integral é grossa demais, peneire ela antes de fazer a sua receita até ela ficar bem fininha e “mimosa”.

Para quem nunca fez, essas dicas são fundamentais para você começar e seguir sempre para qualquer tipo de massa que queira aprender a fazer.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário ou dúvida e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “5 Dicas essenciais no preparo de qualquer receita de massa

  1. ANA CRISTINA FERREIRA LORDÊLO disse:

    Olá,
    A dica para massa de pão integral, serve também para utilizar na máquina de fazer pão?
    Isto é, devemos peneirar a farinha até ela ficar bem fininha e “mimosa” (adorei o “mimosa”)
    Bj. Cris.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ana, deve sim para que a massa fique homogênea, caso contrário o pão não fica bom. A farinha tem que ficar ‘mimosa’ 🙂 Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *