Compartilhe:

5 excelentes motivos para a prática do alongamento

Há quem não leva muito a sério os benefícios que a prática do alongamento pode proporcionar, por isso selecionamos 5 ótimos motivos para que vão fazer você mudar de ideia.

Publicado por: Cida Ramos

os-beneficios-do-alongamento2780

É inevitável dizer que um dos ingredientes para uma vida mais saudável é deixar o corpo em movimento. Aliado aos exercícios físicos, as sessões de alongamento sempre se mostraram muito importantes para evitar contusões e preparar o corpo para o treinamento. Mas o que muita gente não sabe é que o alongamento por si só já traz benefícios enormes para o corpo e para a mente. Por isso selecionamos 5 ótimos motivos para você praticar o alongamento todos os dias, veja só.

1- Manda o stress pra longe!

Já percebeu que stress faz com o seu corpo? Tensão nas costas, expressão nervosa que ocasiona dor de cabeça, respiração ofegante, enfim, um monte de coisas que não fazem nada bem. Mas de acordo com a Professora Gizele Assis Monteiro das Faculdades Metropolitanas Unidas  (FMU), aliado a movimentos leves e música suave, o alongamento diminui a tensão do corpo. Os estímulos provocados pelo alongamento provocam um efeito fisiológico nos músculos aliviando áreas com contração excessiva.

E de acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, as sessões de alongamento se tornaram mais eficientes em relaxar a musculatura do que a prescrição de medicamentos.

2- Alivia a TPM

Durante os dias da TPM é normal as dores no corpo e tensão muscular devido a ansiedade e irritabilidade que o turbilhão de hormônios causa nesta fase. O alongamento entra nessa história para aliviar a tensão e consequentemente funcionar como um calmante para o corpo.

3- Melhora a concentração no trabalho

Várias indústrias já adotam a ginástica laboral com o intuito de melhorar o rendimento dos seus funcionários, a reeducação postural, e evitar o stress. Mas você também pode tirar proveito desse método no seu trabalho. Aproveite o tempo em que for beber água ou ir ao banheiro para dar uma relaxada e esticar o corpo, faça isso sempre que puder.

Alivie a tensão girando os ombros algumas vezes, estique os braços e respire fundo. Quando você retomar o trabalho vai perceber que sua concentração vai estar melhor e consequentemente o seu rendimento irá melhorar.

4- Alivia a dor de cabeça

Alguns músculos da região dos ombros e cervical, quando tensionados pode evoluir para uma dor de cabeça. O alongamento serve como uma maneira preventiva para esse problema tão comum.

5- Deixa você mais sexy!

Os hábitos errados como postura na mesa de trabalho, atender ao telefone e a correria do dia-a-dia podem deixar você fora do prumo. Devido às más posições os músculos sofrem um encurtamento, por isso a sua postura tende a ficar menos elegante, a barriguinha fica mais saliente e os ombros mais arcados, sem falar é claro das dores que vão começar a aparecer. O alongamento irá ajudar a corrigir estes problemas e devolver o equilíbrio muscular.

Além de prover vários benefícios, o alongamento é uma atividade muito fácil de fazer e além de tudo democrática. Que tal aproveitar uma folga e ir ao parque respirar um pouco de ar puro e dar uma alongada? Vale a pena!

Fonte: Revista Boa Forma
Foto: Getty Images

Recomendado para você