Compartilhe:

5 maneiras de fazer um casamento bonito e mais barato!

Veja nesta matéria 5 maneiras de fazer um casamento bonito e mais barato. Com dicas de como organizar, escolher o tipo de cerimônia, recepção e tudo o que pode ajudar a enxugar o orçamento.

Publicado por: Cida Ramos

cinco-dicas-para-um-casamento-barato

Fazer um casamento bonito, sem gastar muito não é tarefa fácil, mas também não é impossível, desde que você consiga se organizar, minimizar o que for possível e eliminar os supérfluos.

É claro que todo mundo gostaria de fazer uma festa sem limites, gastar à vontade sem pensar no amanhã, mas nem sempre isso é possível mesmo para quem tem recursos, e ainda mais para quem não tem. Fora tudo isso, atualmente a crise mundial tem nos afetado mesmo que indiretamente, e aqui no nosso país, a alta de preços está comendo uma boa fatia do nosso dinheiro mensalmente.

Então se casar sem fazer contas é praticamente impossível para a grande maioria. Mas com umas dicas aqui e outras ali, podemos conseguir fazer um casamento mais barato sem deixar de fazer bonito.

Os gastos começam com os papeis, caso seja um casamento oficial, com convites, com a igreja, caso seja realizado em uma. Com aluguel de espaço, caso a festa seja feita para mais pessoas do que a sua casa, ou salão de festa do prédio possa comportar. Com o aluguel do carro, decoração da igreja, decoração do salão de festas, o vestido da noiva, o traje do noivo e por aí vai.

Por esses e outros motivos vamos listar algumas dicas para que você consiga fazer um casamento mais barato, gastando apenas o necessário.

 

Dicas para fazer um casamento bonito e barato

1- Planejamento – A organização é o começo de tudo

Tudo começa com um bom planejamento! Então a primeira coisa que você precisa fazer é o planejamento do casamento.

Ai você me pergunta — Como eu vou planejar?

Você precisa listar todos os itens que um casamento possui, no caso que o seu casamento vai ter. Isto normalmente é feito como é feito a agenda na noiva. Temos uma matéria sobre agenda da noiva aqui no site, onde você pode ver essa organização completa de um casamento.

Você vai ver como criar uma lista de prioridades, assim como também o orçamento, que vai ajuda manter os pés no chão e ver até onde você pode gastar com cada coisa.  Vale a pena ler com atenção, e ver o que fica ou sai do seu planejamento. Certo?

2- Escolha o tipo de casamento – Orçamento

Quanto mais formal for o casamento, mais caro ele será! Um casamento formal você sabe, é aquele completo de tudo e mais caro também. Então você precisa decidir sobre o que deseja e se o seu desejo está dentro do seu orçamento.

Depois do planejamento, que vai definir tudo o que você quer e pode ter no seu casamento, é preciso fazer orçamentos para todos os itens, um a um. Nesse momento seja específica, diga tudo o que quer e como quer, para deixar tudo acertado e para que tudo conste no contrato para evitar que na hora “H” o fornecedor não vir dizer que: “Isso não estava combinado”, “isso não estava no contrato”.

Temos outra matéria completa sobre isso, onde você pode ver mais detalhadamente. Basta clicar nesse link aqui. Nela você vai ver todos os itens que precisa para economizar e fechar o seu orçamento.

3- Escolha da decoração de acordo com o tipo de festa

Depois de escolher o tipo de casamento, você já vai ter decidido onde vai ser o lugar da cerimônia e da festa. E ai você vai escolher o tipo da decoração. Esta é outra etapa que pode pesar no orçamento, então precisa ser bem pensada.

Uma decoração simples, principalmente se o casamento for durante o dia, faz uma boa economia. Então ela precisa ser pensada também para ser de acordo com o horário, quando mais tarde for mais cara fica. Se quiser ver mais sobre uma decoração simples, você pode ver nessa matéria aqui.

4- Escolha do tipo de recepção – De acordo com o horário

Dependendo do tipo de recepção você vai gastar mais ou menos. E isso também tem a ver com o horário. É claro que não é obrigatório seguir essas regras, mas é o que normalmente se aplica quando se quer seguir as regras de etiqueta de um casamento. Então para evitar possíveis expectativas, o melhor é combinar o horário com o que você pretende fazer.

Se você se casa à noite, a princípio as pessoas esperam um coquetel ou jantar, e um jantar completo normalmente começa com um coquetel. Outra opção é um coquetel ou um Finger Foods que dá mais ou menos no mesmo, só que é mais moderno, tem toque gourmet e normalmente custa mais caro.

Se você se casar pela manhã as pessoas costumam esperar por um almoço, se você se casar à tarde pode ser um Brunch, aquele “ lanche “ completo quase um banquete, ou apenas um bolo com champanhe.

Como nós temos várias matérias que você pode ver com detalhes sobre cada um destes tipos de recepção, basta clicar nos links abaixo e ler sobre como fazer e todos os detalhes sobre cada uma delas.

Bolo com Champagne – recepção  simples e prática

Festa casamento – Saiba Como organizar um Brunch

 Finger foods – O coquetel moderno

Coctel de casamento – Como organizar

Jantar completo – Ideal para casamento à noite 

5- O Mini-Wedding  – O casamento pequeno, apenas para os íntimos

Outra boa opção para quem quer economizar, é fazer um casamento ao estilo Mini-Wedding, que é o mesmo que mini casamento. Uma celebração discreta, com poucos convidados e com clima intimista, sem deixar de lado o charme e beleza que o momento exige.

Esta é a nova tendência no mundo dos casamentos, uma celebração com até 100 convidados. O orçamento é mais enxuto, mas antes de tudo, é preciso saber se o mini é para você.

Se você quer fazer um Mini-Wedding, pode ver tudo sobre ele, como organizar, o que servir, e todos os detalhes nesta matéria completa sobre esse tipo de casamento.

 

Então estas são as dicas para um casamento econômico, espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “5 maneiras de fazer um casamento bonito e mais barato!

  1. solange disse:

    Procurei bastante e consegui fazer tudo bem baratinho e lindo

    Aluguei um espaço no club da ford e contratei o buffet a parte Rei Kit festa
    eles me ajudaram bastante indicando fornecedores mais em conta, sem falar que o meu coquetel estava delicioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *