Compartilhe:

6 cuidados diários com a pele para enfrentar o tempo seco

Durante o inverno, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, são a combinação perfeita para os problemas de ressecamento da pele. Por isso, selecionamos 6 dicas diárias para manter sua pele sempre bonita e bem cuidada.

Publicado por: Cida Ramos

youqueen.com
youqueen.com

Sim, nem parece mas ainda estamos no inverno! E apesar do frio não ter sido tão rigoroso na maior parte do Brasil , o tempo quente durante o dia e o frio à noite, tem sido uma constante e com uma mudança brusca de temperatura aliado ao tempo seco e a baixa umidade do ar,  formam uma combinação perfeita para o ressecamento da pele, principalmente a do nosso rosto.

O vento, a baixa umidade do ar, a poeira e a poluição são maiores nesta época e com esse tempo seco  a nossa pele perde acaba perdendo a elasticidade e a umidade natural. O resultado é uma pele sem brilho e com aspecto ressecado e mais envelhecido.Para alguns tipos de pele mais sensíveis, é possível até que haja uma descamação.

Mas existem maneiras de se cuidar que podem amenizar esse efeito tão desastroso e penoso para nossa pele. Afinal ninguém merece uma pele com aspecto seco e sem vida e envelhecido! Então fique de olho nessas dicas para deixar sua pele sempre hidratada e bem cuidada e encarar bonita o tempo seco.

Água meninas, muita água!

Quando o tempo está ameno, é normal sentir menos sede, e  acabar esquecendo a regrinha de no mínimo de 2 litros de água por dia. Pois é, essa máxima vale para o ano todo e não somente para o verão. Portanto, lembre-se de beber muita água durante o dia, pois esse sim é o melhor hidratante que pode existir.

No trabalho, deixe sempre em garrafinha de água na sua mesa para não esquecer de se hidratar durante o dia. Se você tem dificuldade para beber água pura, pode colocar rodelas de limão, laranja, para dar sabor a água. Vale também a água de coco, de preferência a natural porque não contêm sódio.

Dica: Eu costumo colocar  uma garrafinha pela metade de água e deixar congelar, no dia seguinte eu completo com água e levo no carro para o caso de enfrentar trânsito e também para não esquecer de beber água na rua.

Veja também

Como se cuidar no inverno: Da pele do rosto, corpo e dos cabelos

– Pés rachados nunca mais! Saiba como cuidar melhor dos seus pés

Cuidado com o banho quente

Evite longos banhos com a água muito quente. A temperatura elevada da água desidrata a pele e retira a oleosidade natural fazendo ela ficar ainda mais ressecada.

De olho no sabonetes!

Dê preferência por sabonetes neutros para o banho e principalmente para a higiene do rosto. Os sabonetes comuns possuem um pH muito elevado e não indicado para higienizar o rosto. Hoje já é fácil encontrar sabonetes líquidos neutros e hipoalérgicos que não agridem a apele e são muito mais suaves para o dia a dia.

Os lábios também merecem atenção

Nossos lábios com o tempo seco sofrem um bocado, as vezes com rachaduras que até sangram e doem se forem hidratados da maneira correta. Ficar passando a língua nos lábios quando estão secos só piora a situação, isso porque a nossa saliva possui enzimas que vão ressecar ainda mais os lábios.

O recomendável é usar um hidratante labial a cada 3 horas. Existem protetores labiais para todos os gostos: Aloe-vera, a famosa manteiga de cacau, manteiga de karité, produtos a base de vitamina E entre outros. O creme Bepantol, queridinho das mulheres, possui uma versão somente para os lábios, mas a versão Baby ou Derma também podem ser usadas. É excelente!

Pele sempre hidratada e nutrida

Use sempre hidratante para o dia e um creme nutritivo para noite, assim a pele vai ter tudo o que necessita para ter mais viço.  Nunca use creme hidratante para o corpo no rosto, porque o hidratante para o corpo possui ativos que podem deixar sua pele muito oleosa. Durante o dia use sempre hidratante depois do banho e sempre que lavar o rosto e que ele seja de preferência com filtro solar.

Para a pele do corpo, o melhor horário para aplicar o hidratante é depois do banho, a pele irá absorver melhor o produto.

Não esqueça de hidratar as áreas mais secas do corpo como cotovelos, joelhos e pés.

Umidificador para que ti quero…

Já faz alguns anos que tenho que comprei o meu primeiro umidificador de ar, e foi amor a primeira vista. No clima seco é muito importante manter uma boa umidade do ar, e vale tudo para ajudar nessa hora como toalhas molhadas, bacias com água e se puder um umidificador de ambientes. Eu uso durante o dia e durante à noite também!

Se puder, evite o ar-condicionado

O ar-condicionado retira a umidade do ambiente e ajuda a deixar a pele mais seca. Se puder, evite ao máximo o uso e deixe para os dias de calorão em que ele se faz muito necessário. Se tiver que usar prefira combinar o uso do ar condicionado com o umidificador.

Espero que tenham gostado das dicas, deixe o seu comentário o obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *