Compartilhe:

A festa Junina completa parte IV: Receitas de bolos típicos para sua festa junina

Uma festa junina fica mais gostosa com os seus pratos típicos e nesta matéria vamos falar sobre os bolos que são pratos típicos para festa junina, confira!

Publicado por: Cida Ramos

receitas-festa-junina-completa-parteIV-bolos-capa

Todo mundo gosta de festa junina e nada melhor do que comer as coisas típicas, para comemorar esta festa tradicional brasileira. E existem receitas que são apreciadas o ano inteiro, mas de qualquer forma trouxemos algumas receitas de bolos, para aquelas pessoas que não costumam comer essas iguarias durante o ano. Escolhemos as receitas mais pedidas aqui no site e que fazem o maior sucesso nos festejos juninos. É só escolher e se deliciar!

Se você desejar ver mais sobre festa junina, veja as matérias abaixo e faça com que a sua festa seja completa e mais gostosa!

Você poderá gostar de:

A Festa Junina completa parte I: Receitas e dicas de decoração

A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas
A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos 

Bolo milharina Tentação

Ingredientes

– 3 ovos;

– 2 xícaras (chá) de açúcar;

– 1 xícara (chá) de óleo;

– 1 lata de milho;

– 1/2 pacote de milharina;

– 200 ml de leite de coco;

– 50 g de coco ralado;

– 1 colher (sopa) de fermento em pó;

– 200 g de queijo branco cortado em cubos;

– 1 xícara de coco ralado para polvilhar;

Modo de Preparo

Bata os ovos, o açúcar, o óleo, o milho, a milharina, o leite de coco e o coco ralado no liquidificador até obter uma massa homogênea com pedaços de milho. Misture o fermento em pó e o queijo branco à massa e bata novamente no liquidificador. Coloque a massa em uma assadeira de furo central untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve o bolo ao forno preaquecido a 200º por 45 minutos. Polvilhe com o coco ralado antes de servir.

Bolo de laranja super leve


Bolo de laranja super leve: a massa é muito fofa!

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de açúcar;

– 6 gemas;

– Raspas de casca de 1 laranja;

– 1/2 xícara (chá) de suco de laranja;

– 1/2 xícara (chá) de leite;

– 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;

– 6 claras batidas em neve;

– 4 colheres (sopa) de geléia de laranja;

– Gomos de laranja para decorar.

Modo de preparo

Bata o açúcar com as gemas até ficar esbranquiçado, Junte as raspas de casca de laranja. Acrescente o suco de laranja, o leite, a farinha e mexe delicadamente até formar uma massa lisa. Junte metade das claras batidas em neve e mexa rigorosamente, depois coloque o restante das claras e misture delicadamente.

Coloque em uma fôrma de 22 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga. Asse em banho-maria, em forno preaquecido a 180ºC por 1 hora ou até começar a soltar das laterais. Deixe amornar e desenforme. Cubra com a geléia e decore com os gomos de laranja. Dica: Você pode preparar esse bolo substituindo a laranja por tangerina ou limão.

 Bolo de fubá com leite condensado


Bolo de fubá com leite condensado: dá água na boca. Foto: Ormuzd Alves.

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado;

– 2 colheres (sopa) de margarina;

– 3 ovos . 1 xícara (chá) de fubá;

– 1 xícara (chá) de queijo minas ralado;

– 1/2 xícara (chá) de coco ralado;

– 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;

– 2 xícaras (chá) de leite;

– 1 xícara (chá) de leite de coco;

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Cobertura:

Leite condensado a gosto Modo de preparo Na batedeira, bata o leite condensado, a margarina e os ovos. Continue batendo, acrescente o fubá, o queijo ralado, o coco, a farinha de trigo, o leite, o leite de coco e misture o fermento.

Coloque em uma forma de 20 cm de diâmetro, untada e asse no forno preaquecido a 220º durante 40 minutos ou até dourar. Desenforme, faça furos com um garfo e banhe com o leite condensado.

Dica: Se preferir um sabor mais acentuado de queijo substitua o tipo minas por parmesão.

Bolo de fubá de panela


Bolo de fubá de panela: para acompanhar o cafezinho da tarde! Foto: Ormuzd Alves.

Ingredientes

-1/2 xícara (chá) de óleo;

– 2 xícaras (chá) de fubá;

– 2 xícaras (chá) de leite;

– 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;

– 1 pitada de sal;

– Sementes de erva doce a gosto;

– 4 gemas;

– 4 claras batidas em neve;

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o óleo, o fubá, o leite, o açúcar, o sal e a erva doce. Leve ao fogo, mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Apague o fogo e misture rapidamente as gemas e as claras em neve. Junte o fermento e coloque em uma fôrma de furo central, untada e polvilhada com fubá. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 50 minutos ou até dourar. Depois de assado, polvilhe com açúcar e canela em pó.

Bolo gelado de abacaxi e coco


Bolo gelado de abacaxi e coco: sua família vai pedir bis! Foto: Ormuzd Alves.

Ingredientes

Massa · 4 gemas · 1 xícara (chá) de açúcar · 2 colheres (sopa) de margarina · 2 colheres (sopa) de chocolate em pó · 2 xícaras (chá) de farinha de trigo · 1 xícara (chá) de leite · 1 colher (sopa) de fermento em pó · 4 claras batidas em neve Recheio · 1 lata de leite condensado · 1 e 1/2 xícara (chá) de suco de abacaxi · 3 colheres (sopa) de amido de milho · 1/4 de xícara (chá) de coco ralado Calda · 1/4 de xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado · 1 colher (sopa) de rum Cobertura · 250 g de creme de leite fresco batido como chantilly · Coco ralado

Modo de preparo

Massa Bata as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescente o chocolate em pó e a farinha de trigo e o leite. Misture o fermento e as claras em neve. Coloque a massa em uma fôrma de 26 cm de diâmetro untada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido a 220ºC por 30 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Espere esfriar e desenforme. Recheio Em uma panela, misture o leite condensado, o suco de abacaxi, o amido de milho e o coco ralado. Leve ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar. Calda Misture o suco de abacaxi e o rum. Montagem Corte o bolo ao meio, regue com a calda as duas partes e recheie. Cubra com o chantilly e salpique o coco ralado. Dica: Experimente colocar no chantilly algumas colheres de chocolate em pó. Fica muito gostoso!

Cuca de banana com aveia e doce de leite


Cuca de banana com aveia e doce de leite: delícia para o lanche da tarde Foto: Ormuzd Alves.

Ingredientes

· 8 bananas nanicas bem madura · 2 xícaras (chá) de farinha de trigo · 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos · 1/4 de xícara (chá) de açúcar · 200 g de margarina · 1 pote de doce de leite (200 g)

Modo de preparo

Corte as bananas ao meio no sentindo horizontal. Em uma tigela, misture a farinha, a aveia, o açúcar e a margarina até formar uma farofa bem úmida. Em uma fôrma de 22 cm de diâmetro com aro removível, coloque uma camada de farofa, por cima distribua a banana e espalhe o doce de leite em colheradas. Coloque o restante da farofa e asse no forno preaquecido a 200ºC durante 35 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar e desenforme. Dica: Para variar o sabor substitua a banana por maçã e o doce de leite por goiabada.

Bolo de cenoura


Bolo de cenoura: prático, é feito em liquidificador Foto: Mauro Holanda.

Ingredientes

Massa · 3 cenouras médias raspadas e picadas · 1 xícara (chá) de óleo · 2 xícaras (chá) de açúcar · 3 ovos · 1 colher (sopa) de fermento em pó · 1 pitada de sal · 2 xícaras (chá) de farinha de trigo Cobertura · 5 colheres (sopa) de chocolate em pó · 6 colheres (sopa) de açúcar · 2 colheres (sopa) de manteiga · 1 xícara (chá) de leite.

Modo de preparo

Massa

Bata no liquidificador todos os ingredientes, acrescente a farinha de trigo aos poucos e bata um pouquinho até formar bolhas. Unte uma forma de furo central e asse em forno preaquecido quente até que enfiando o palito ele saia limpo.

Cobertura

Leve ao fogo os ingredientes para engrossar. Regue o bolo assado com a cobertura.

Bolo de maçã


Bolo de maçã: fofinho e muito gostoso Foto: Mauro Holanda.

Ingredientes

· 3 maçãs descascadas, sem sementes e fatiadas · 3/4 de xícara de melado · 1/3 de xícara de manteiga · 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo · 1 colher (chá) de canela em pó · 1/4 de colher (chá) de cravo em pó · 1/4 de colher (chá) de noz-moscada · 1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio · 1/2 xícara de água · 1 ovo batido

Modo de preparo

Unte uma fôrma de buraco no meio com 20 cm de diâmetro. Em uma panela, cozinhe as maçãs com o melado sobre fogo lento até que estejam macias. Junte a manteiga e deixe esfriar. Peneire a farinha com os temperos e o bicarbonato. Acrescente à maçã já fria, com a água e o ovo. Mexa bem.

Despeje a massa na fôrma, embrulhe-a com papel-alumínio e amarre com barbante. Coloque a fôrma sobre uma lata de goiabada vazia invertida, ou num descanso de metal, dentro de uma panela de pressão com capacidade para 7 litros com 3 xícaras de água. Feche a panela. Cozinhe por 30 minutos a partir do início da pressão. Sirva morno.

Bolo mármore de chocolate e banana


Bolo mármore de chocolate e banana: sucesso garantido na lancheira das crianças Foto: Mauro Holanda Preparo: Rápido (até 30 minutos) Rendimento: 8 porções Dificuldade: Médio Categoria: Bolo Calorias: 345 por porção

Ingredientes

· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo · 2 colheres (chá) de fermento em pó · 1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio · 1/4 de colher (chá) de sal · 3/4 de xícara (chá) de manteiga · 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar · 3 bananas maduras picadas · 2 colheres (chá) de essência de baunilha · 3 ovos · 6 colheres (sopa) de creme de leite · 100 g de chocolate meio-amargo picado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Bata a manteiga, o açúcar, as bananas e a baunilha, até formar um creme liso. Junte os ovos, um de cada vez, batendo apenas para incorporá-los. Retire da batedeira e com a ajuda de uma espátula junte metade da mistura de farinha. Mexa e adicione o creme de leite. Misture devagar e em seguida junte o restante da farinha. Mexa bem. Transfira metade da massa para uma outra tigela, acrescente o chocolate e mexa. Unte e enfarinhe uma fôrma. Com uma colher grande ponha as massas alternadamente. Com um garfo faça movimentos circulares, para formar um desenho nas duas cores. Asse o bolo em forno médio preaquecido por 40 minutos, aproximadamente.

Veja também:

Idéias de trajes para festa junina: Roupas de caipira das famosas
Festa Junina como organizar :Dicas e fotos

Fonte:site Ana Maria /mdemulher / SOU+EU

# # #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *