Compartilhe:

Adeus Celulite!!

Veja como acabar com a celulite

Publicado por: Cida Ramos

celulite-como_evitalas

Tudo o que você precisa saber sobre a celulite:O que é a celulite e como combater e todos os tratamentos para você acabar com ela de vez!

Você poderá gostar de:

Quer reduzir a celulite: Vá para praia
Argila verde para secar barriga e remover a celulite e manchas da pele
Manthus – Conheça um dos segredos de boa forma das famosas

 

Entenda o que é a celulite:

    * A celulite é uma acumulação de gordura na hipoderme (a camada mais profunda da nossa pele), aliada à retenção de água e ao envelhecimento do tecido conjuntivo. Um triste trio que provoca nódulos de gordura conhecidos como “adipócitos” que, para além de serem extremamente resistentes, são flexíveis e podem crescer até 100 vezes o seu tamanho original. Um grupo numeroso de adipócitos depressa domina o tecido conjuntivo que o rodeia, esmagando-o e trazendo a celulite à superfície da pele.

    * Atacando mulheres magras e menos magras, a celulite instala-se principalmente nas zonas da barriga, coxas, nádegas e ancas, existindo dois tipos: aquela que é apenas visível quando se aperta a pele e aquela que já se encontra à tona da pele, ou seja, à vista de todos! A primeira é mais fácil de tratar do que a segunda e, quanto mais velhas ficamos, mais visível se torna a celulite, isto porque também a nossa pele envelhece… por isso, está à espera de quê?

    * As origens da celulite são várias e algumas, caso das variações hormonais ou da predisposição genética, não deixam grande margem de manobra. No entanto, a falta de exercício e uma alimentação pobre também contribuem largamente para a pele “casca de laranja”, mas aqui pode tomar medidas que não têm de ser drásticas – ponha-se a mexer e adopte uma dieta com baixo teor calórico e elevada ingestão de água.

O aparecimento da celulite depende de vários fatores:

Predisposição genética familiar, Factores hormonais,Alimentação e Vida sedentária.
Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes.

 Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.

A seguir, mostramos como “combater” a celulite.

 
Tire um dia para se purificar

Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.

Reforce sua reserva de metal

Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.

Consuma pouco sal

Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.

Invista nos chás

A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

Controle o peso

Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.

Hidrate-se em abundância

Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.

Opte pelo natural

Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.

Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino

As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.

Consuma potássio

Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

Escolha as formas de cozimento mais saudáveis

Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los

Alimentos que ajudam no combate da celulite.

Estes alimentos têm substâncias poderosas contra a celulite.

Dicas rápidas:

– Para AMENIZAR a celulite: castanha-da-índia, mamão e abacaxi.(são antiinflamatórios e antiedema).

– Para PREVINIR a celulite: Conte com café, chá preto e cacau, são estimulantes vasculares.

– Alcachofra, aspargo, chicória são diuréticos e excelentes para manter a flora intestinal saudável e diminuir a barriga.

– Laranja, banana, kiwi e manga são ricas em potássio, que evita a retenção de líquidos.

Alimentos para retardar o envelhecimento dos tecidos:
Tomate, acerola, morango, melancia, cenoura, beterraba, abacaxi, laranja, uva, limão, melão e hortelã, são alimentos ricos em flavonóides, carotenóides, polifenóis e outras substâncias antioxidantes com propriedades antiinflamatórias.

Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.

Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

Alimentação que previne e combate a celulite

     * Para prevenir ou combater o aspecto “casca de laranja” da sua pele, comece pelo prato. Evite alimentos ricos em açúcar, lípidos, álcool, cafeína e até as bebidas gaseificadas (possuem muita energia que infelizmente se vai acumulando no nosso organismo e intensificando a celulite); o sal (ao favorecer a retenção de líquidos está a contribuir para a formulação de celulite); alimentos gordos (pizza, molhos, queijos, pães e bolachas recheadas…); e a utilização de óleo na confecção dos alimentos

    * Faça questão de incluir na sua dieta cereais integrais (diminuem a absorção de gorduras e ajudam a regular os intestinos); fruta e legumes (alimentos diuréticos que produzem colagénio, uma substância essencial para uma pele saudável); proteínas magras (clara de ovo, aves, peixe e carnes vermelhas magras); a ingestão de pelo menos um litro e meio de água por dia é um excelente aliado contra a retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas.

Alimentos que devem ser evitados

– Evite as frituras e os alimentos gordurosos

– Evite comer alimentos que contenham açúcar refinado. Se você esta a fim de comer um doce, dê preferência às barrinhas de cereais;

– Coma muitas fibras, pois elas ajudam a diminuir a absorção da gordura;

– Evite colocar muito sal na comida. O sal faz o organismo reter líquidos, acarretando em um visual "inchado";

– Beba muita água ao longo do dia;

– Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas que só fornecem calorias e nenhum nutriente.

Exercício Físico

     * Não há melhor remédio para o seu corpo e, consequentemente, para a sua pele, do que queimar calorias, por isso, sempre que tiver alguns minutos livres mexa-se: circule pelo escritório em vez de ficar sentada à conversa com a colega do lado, dê uma caminhada depois do almoço e suba as escadas do seu prédio no fim do dia. Para beneficiar directamente as zonas onde a “casca de laranja” já se instalou, faça umas sessões de step ou ande de bicicleta para redefinir glúteos e pernas; ou opte pela marcha, corrida ou bicicleta estacionária se tem um “pneuzinho” para diminuir.

Cosmética

    * Manter a pele hidratada, com recurso a um creme específico para o seu tipo de pele, é um gesto que tem de manter diariamente, 365 dias por ano, para curvas bem definidas e um corpo tonificado, sem celulite à vista.

    * Ao seu hidratante diário, junte um creme adelgaçante e/ou refirmante, especialmente concebido para combater a celulite – não faltam opções, basta ir experimentando até se sentir satisfeita com um único produto. Os poderes destas maravilhas da indústria cosmética estão relacionados com ingredientes anti-celulíticos, tais como a cafeína, ginko, l-carnitina, cálcio, os extractos de chá verde, de algas, de casca de pinheiro e de flor de laranjeira, entre outros.

    * E são precisos apenas 5 minutos diários para combater a celulite, graças à aplicação do gel (ou creme ou serum ou bandas) nas zonas mais afectadas pela pele “casca de laranja”. A técnica é simples, basta espalhar o produto com massagens circulares e ascendentes. Este ritual anti-celulítico também deve ser seguido todo o ano, não apenas nos meses ou semanas que antecedem o Verão!

    * O combate à celulite exige uma abordagem multi-disciplinar: exercício físico, alimentação equilibrada, cremes, massagens e até suplementos alimentares em forma de comprimidos ou chãs. Dirija-se à sua farmácia de confiança para se aconselhar sobre as novidades do mercado.

 

Tratamentos Estéticos

Os tratamentos estéticos mais recomendados para pôr fim à celulite são:

    * Drenagem linfática manual

      Um tratamento não invasivo e indolor que recorre a movimentos suaves e ritmados que, para além de relaxarem o corpo, estimulam a circulação linfática, o processo imunitário e a regeneração de tecidos. Este tratamento requer 10 sessões iniciais, com um custo de aproximadamente €40/sessão.

    * Endermologia

      Um tratamento não invasivo e indolor que recorre a um aparelho motorizado (composto por um sistema de sucção e dois rolos) que, à medida que vai enrolando e desenrolando a pele, torna-a mais lisa. Esta “ginástica da pele” estimula a circulação do sangue e a drenagem linfática, o que vai diminuir ou eliminar a gordura superficial para uma pele tonificada e macia. Este tratamento requer 10 a 12 sessões iniciais, com um custo de aproximadamente €60/sessão.

    * Mesoterapia

      Micro-injecções localizadas que estimulam a micro-circulação e a drenagem linfática, dissipando a gordura superficial para uma pele mais lisa e firme. Este tratamento requer 6 a 10 sessões iniciais, com um custo de aproximadamente €80/sessão.

    * Radiofrequência

      Este tratamento utiliza um aparelho que, emitindo ondas rádios, actua na zona subcutânea, nomeadamente na contracção das células de gordura. À medida que a gordura vai ficando mais condensada, a pele torna-se mais forte e plana. Este tratamento requer cerca de 6 sessões iniciais.

Fonte:http://entremulheres.com / www.eucapricho.com

Veja também:

Combinação de lasers poderosos e peelings renovam a pele

Confira Hidratação, tratamentos com laser e pelling para pele no inverno
Combinação de lasers e peelings renovam a pele: Veja dicas, tipos e preços

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *