Compartilhe:

Alimentos Funcionais: O que são e seus benefícios

O que são alimentos funcionais? São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.  Você poderá gostar de: Como baixar o colesterolBaixe o colesterol com os Alimentos FuncionaisBaixe o colesterol com os 10 alimentos que funcionais Tudo sobre Menopausa:Chá de folha de amora para baixar o colesterolColesterol […]

Publicado por: Cida Ramos

dieta-cora__ao1

O que são alimentos funcionais? São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

 Você poderá gostar de:

Como baixar o colesterol
Baixe o colesterol com os Alimentos Funcionais
Baixe o colesterol com os 10 alimentos que funcionais 
Tudo sobre Menopausa:Chá de folha de amora para baixar o colesterol
Colesterol alto: Barriga pode causar enfarto, AVC ,Diabetes,Demência entre

De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. 

Como isso pode ocorrer?
Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro, que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

Onde são encontradas essas substâncias bioativas?
Essas substâncias são encontradas em hortaliças, grãos e leite fermentado. Essas substâncias também apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.

 Como podemos classificar os alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais são classificados da seguinte maneira: Alimentos geneticamente modificados em algum nutriente para desempenhar alguma função fisiológica específica, com benefícios sobre à saúde. Matéria – prima de origem vegetal

Alimentos processados sem adição de ingredientes
Alimentos processados com ingredientes adicionados, sendo este último grupo muito questionado, com muitos autores preferindo classificar essa gama de produtos como fortificados ou enriquecidos e não como funcional.

O que são fitoquímicos?
No organismo humano possuem a capacidade de ativar o código genético na emissão de células de alta potencialidade de energia biológica, causada pela ação na eletrofisiologia humana, redistribuindo a energia biológica fabricada pelo corpo. Ajudam a incrementar a energia no núcleo das células, de maneira que possam funcionar com maior eficiência contribuindo na restauração de moléculas que estruturam o corpo. O processo de ativação é o resultado de combinações exclusivas e balanceadas de micronutrientes extraídos das células vegetais vivas.

Algumas substâncias consideradas funcionais:

1- ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS
– Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata, encontrado no azeite de oliva.
2 – ÔMEGA 3
– Efeito protetor de doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim), pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue. Encontrados em peixes de água fria e frutos do mar.
3- ÔMEGA 6
– Efeito protetor para as doenças cardiovasculares. Encontrado em óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, bem como nas nozes, soja e gergelim
4- FITOESTERÓIS
– Age precipitando o colesterol dietético presente no intestinopode colaborar a redução da absorção do colesterol. Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase Óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol
5 – FITOESTRÓGENOS -(isoflavona – genisteína e a daidzina)
– Menor incidência de doenças cardiovasculares. Câncer de mama. Câncer de próstata. Osteoporose. Encontrado na Soja e no Inhame
6- ANTOCIANINAS (flavonóides)
– Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti – alérgicas. Encontrada em cerejas, jambolão, uvas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas entre outros
7- ANTOXANTINAS (flavinóides)
– Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti – alérgicas. Encontrada em batata e repolho branco.
8- CAROTENÓIDES
– Essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovasculares. Encontradona cenoura, abóbora e mamão.
9- LICOPENO
– Reduz a concentração de radicais livres. Previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL Encontrado no tomate, melancia.
10- FIBRAS SOLÚVEIS
– Absorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol Encontrado em algumas frutas, vegetais, leguminosas ( feijão, lentilha )
11- FIBRAS INSOLÚVEIS
-Como celulose e lignina, por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon). Encontrado em cascas de cereais.

Fonte: Saúde na Rede

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *