Por: Cida Ramos

Alisamento para cabelo masculino: Dicas e o passo a passo

O alisamento para o cabelo masculino já deixou de ser um tabú a muito tempo. Os homens já estão alisando os cabelos assim como as mulheres, e para quem deseja saber mais sobre as técnicas, produtos dicas e até um passo a passo, confira esta matéria!

alisamento-para-cabelo-masculino2397

Os homens já aderiram à moda de alisar os cabelos, e por isso estão recorrendo a vários tipos de alisamento. Todas as químicas alisantes usadas nas mulheres podem ser usadas nos cabelos masculinos afinal cabelo não tem sexo.

O importante é que antes de aderir ao alisamento o homem converse com um bom cabeleireiro (a) e conte o que tem utilizado no cabelo no tratamento ou se já passou alguma outra química. Assim o profissional pode realizar o procedimento com total segurança após realizar o teste da mecha para avaliar a saúde  do cabelo.

Os cabelos masculinos podem ser alisados com escova progressiva, escova inteligente, escova definitiva, guanidina, tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, entre outros componentes químicos que modificam a estrutura capilar.

Mas, se desejar alisar os fios de maneira mais natural sem ter a necessidade de ficar escravo da química, é possível usar e abusar da dupla secador e chapinha, logicamente sempre protegendo os fios com um produto específico para brushing termo ativado . Assim você não corre o risco de ressecar os cabelos durante o processo mecânico.

Outra dica é sempre hidratar pelo menos uma vez na semana os cabelos que forem submetidos a secador, chapinha ou qualquer produto químico para alisar os cabelos. Afinal de nada adianta ter cabelos lisos com aspecto ressecado e sem vida. O alisamento de cabelo masculino segue as mesmas regras e cuidados, de um alisamento no cabelo feminino é necessário a aplicação do produto para modificar a estrutura do fio depois neutralizar a química , remover todos os resíduos e retocar a raiz pelo menos uma vez ao mês para manter o cabelo com o mesmo movimento.

Veja também > Alisamento natural caseiro para os cabelos

Para conseguir um resultado mais natural após o alisamento, é possível usar os finalizadores de penteado como, pomadas para modelar, óleo de silicone, mousse modelador, e leave-in.

Passo a Passo para o alisamento de cabelo masculino

Quer arriscar fazer o alisamento na sua própria casa? Vamos lá!

Cada pessoa tem sua preferência de marca, então vamos deixar ao seu critério escolher o melhor produto para alisar cabelo masculino. Busque sugestões de amigas ou parentas (mulheres) nesse quesito.

1 – Não lave seu cabelo durante 2/3 dias no mínimo;

2 – Aplique o produto de sua preferência em um pedaço pequeno no cabelo, conhecido como teste de mecha;

3 – Se não houver nenhum problema, aplique o alisamento com pincel e pente fino ao longo do cabelo;

4 – Importante ler as recomendações do fabricante a partir dessa etapa, porque pode variar de produto para produto;

5 – Após isso e depois de utilizar os outros produtos que acompanham o kit seguindo as recomendações, lave seu cabelo com xampu sem sal e condicionador;

6 – Para finalizar faça uma hidratação no cabelo e deixar agir;

7 – Enxágue e pronto.

Veja o passo a passo do procedimento

Neste outro vídeo você vai poder ver um alisamento para cabelo afro, bem crespo e curtinho. O produto segundo quem fez o vídeo é muito eficaz para alisar cabelos bem crespos.

Importante:

Produtos que contém lixívia podem queimar o couro cabeludo se utilizado de maneira errada. Procure relaxantes para cabelo sem lixívia por que geralmente não incomodam tanto o couro cabeludo e nunca deixe o produto além do tempo indicado. Colocar geléia de petróleo no couro cabeludo antes de usar o relaxante capilar ajuda a protegê-lo.

A escova progressiva masculina, assim como a feminina deve conter os ingredientes corretos, sem o uso do formol ou substancias da mesma família. O formol é um dos vilões de química de alisamento e já foi proibido pela ANVISA. Na verdade, pode se usar uma dose especifica em cada produto, que é uma quantidade mínima. A maioria dos homens que procuram por esse tipo de alisamento são os que desejam seguir um estilo, como o “emocore”. Sem um cabelo super liso, não é possível copiar os ídolos desse estilo.

Os cabelos afros são os que mais passam pelas químicas de alisamento. Qualquer homem pode passar por esse tipo de tratamento, mas é preciso passar por todo um tratamento e análise. Dependendo do tipo do cabelo, o máximo de cuidados deve ser tomado. O alisamento pode ser aplicado em salões de beleza de todo o país. Você encontra desde químicas mais fracas até as mais fortes. Uma dica é sempre hidratar pelo menos uma vez na semana os cabelos que forem submetidos a secador, chapinha ou qualquer produto químico para alisar os cabelos.

Veja também >> Corte de cabelo masculino para 2014. Dicas e fotos

O alisamento de cabelo para homens  custa em torno de R$100 e pode ser realizado até nos cabelos mais curtos. Procure profissionais de sua cidade e região e se informe com detalhes sobre o assunto. Os produtos são revendidos apenas para profissionais. Muitos dos alisamentos são feitos com os produtos tradicionais femininos.

Tire a sua dúvida sobre os Produtos

Devido muitas perguntas sobre produto para alisamento nos comentários do artigo sobre como alisar o cabelo, resolvemos fazer uma lista completa para que você possa escolher a marca da sua preferência, além dos prós e contras de algumas substâncias encontradas no produto para alisar o cabelo.

Primeiro vamos dividir as principais substâncias encontradas no mercado brasileiro, lembrando que as palavravas usadas são voltadas especialmente aos consumidores, com um linguajar prático e direto.

Substâncias

Hidróxido de Sódio – É a química mais forte encontrada nos produtos alisamentos, por isso só pode ser usada pelos profissionais de cabelo.

Tioglicolato de Amônia – O mais comum e procurado, sua eficácia é um pouco menor comparada ao hidróxido de sódio, porém recomendada para quem realiza o alisamento em casa.

Hidróxido de Guanidina – Também com o nome de carbonato de guanidina, pouca eficácia, essa substância é indicada para relaxamento capilar.

Produtos para alisamento capilar

As marcas de cremes alisantes são variadas, mas vamos nos resumir nas mais conhecidas dos brasileiros. Antes vamos lembrar que os produtos alisantes são a base de Tioglicolato de Amônia, pois a base de guanidina normalmente é alisa x relaxa não dando o efeito desejado. E o hidróxido de sódio indicado aos profissionais.

 

Dentre as marcas que podemos citar estão All Nature, Tânagra, L’oréal X – Tenso e o alisante Issy.

Agora é importante saber o certo para seu tipo de cabelo, o Tânagra costuma ser usado em cabelos crespos. O L’oréal possui uma linha diversas, inclusive cabelo loiro e entre outros. O creme alisante da Issy é bastante conhecido e assim a escolha ficará ao seu critério.

É importante a ida numa loja especializada em produtos capilares, pois a variedade ultrapassa as opções dadas nesse artigo. Há alisamento mais forte, outros fracos e desenvolvido especialmente ao seu cabelo, inclusive para alisar o cabelo masculino. Sem esquecer da ajuda do vendedor que as lojas oferecem.

Fonte: Homemcorpus,BarMetroxesual

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta