Compartilhe:

Angú à Baiana

O Angú à Baiana é uma comidinha típica, quentinha e perfeita para o inverno, além de ser uma delícia!

Publicado por: Cida Ramos

angu-a-baiana-lucinha-foto-marcos-pinto2879

Essa comida é típica da Bahia como o nome já diz, mas na maioria dos estados ele tem freguês certo! Muito usada também em festa Junina. A receita possui várias versões, alguns fazem com muitas carnes outros apenas com os miúdos do boi. Mas seja como for o que importa é que você façã com as carnes que desejar, mas que o angu seja molinho e bem gostoso! Experimente!

Angú à Baiana

1 unidade(s) de coração bovino em cubos médios

500 gr de fígado bovino em cubos médios

2 folha(s) de louro

4 dente(s) de alho amassado(s)

4 colher(es) (sopa) de extrato de tomates

2 unidade(s) de tomate picado(s)

2 unidade(s) de cebola picada(s)

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta preta

quanto baste de cheiro-verde

1 dose(s) de cachaça

3 xícara(s) (chá) de fubá

1 litro(s) de água fervente

Modo de preparo:

Numa panela, coloque  o coração, o fígado os limões espremidos e a taça de aguardente. Junte água para cobrir a carne e leve ao fogo para dar uma fervura (isso faz o cheiro forte da carne sair e retira parte da gordura). Escorra e reserve. Soque o alho e misture com o sal e a pimenta. Junte a carne e deixe pegar gosto. Coloque uma panela de pressão na chama do fogão e, quando estiver bem quente, coloque a carne temperada. Acrescente as folhas de louro, o tomate, a cebola e misture bem. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 30 minutos. Depois, destampe, coloque o molho de tomate e corrija os temperos. Feche de novo e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Quando você perceber que a carne está no ponto, acrescente o cheiro verde a gosto. Feche a panela e assim que começar a apitar desligue. À parte, faça uma polenta mole(Angu), com o fubá, água fervente e sal. Sirva as carnes com a polenta e um arroz branco.

Dica: Se preferir pode acrescentar para cozinhar junto outras carnes, se desejar. Há também quem goste de cozinhar outros miúdos do boi como, como por exemplo, o pulmão. Então fica a critério as carnes que você prefere acrescentar ou retirar caso não goste de coração ou o fígado do boi.

Sugestões de outras carnes para o angú à baiana

1 Unidade(s) de língua bovina previamente cozida com sal e tempêros  que deve ser cozida por por 40 minutos.

1 Unidade(s) de rabo bovino . Limpar, aferventar para remover a gordura excedente

1 Unidade(s) de linguiça calabresa picada miuda300 Grama(s) de bacon picadinho

Fonte: http://cybercook.terra.com.br
Foto:Marcos Pinto

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Angú à Baiana

  1. Thereza Chrystina Cardoso disse:

    angu a baiana é uma comida tipicamente carioca que veio da mesma forma que a feijoada das senzalas, levou o nome de baiana devido ser finalizada com azeite de dendê que hoje na maioria das receitas caiu em desuso mas manteve o nome. Em familias tradicionais cariocas sempre tem na receita um toque de ingredientes exclusivos ao longo de diversas gerações. esta receita esta otima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *