Compartilhe:

Ansiedade: Uma porta para a depressão

Cuidado com a sua ansiedade ela pode se tornar uma depressão, para isso é preciso estar atento aos sintomas e se cuidar antes de se tornar uma pessoa depressiva.

Publicado por: Cida Ramos

mulher roendo as unhas
fonte: Gettyimages

A expectativa com em relação a tudo, a tensão, o estresse tem invadido a vida da maioria das pessoas. Seja no trabalho ou na vida pessoal a ansiedade em torno do que pode acontecer de bom ou ruim leva as pessoas a um estado muito propício a adoecer de depressão.

O que é a Ansiedade

Existem dois tipos de ansiedade, a normal ou patológica (doença). A considerada normal é a cotidiana, que faz parte da vida, com estímulos externos. A patológica acontece de modo frequente, é sintoma básico de vários transtornos e estado de estresse; costuma aparecer sem causa aparente, sendo excessiva e causadora de sofrimento psíquico.

A ansiedade pode acontecer por exemplo quando uma pessoa coloca expectativa demais em um lugar específico e aos poucos vai se tornando uma frustação, caso aquele desejo contido não venha a se realizar. E as razões para a ansiedade acontecer são inúmeras e todos os dias aparece uma nova, e a pessoa vai se sentindo mais insatisfeita, mais frustrada, mais ansiosa.

Outro motivo para muitas pessoas se sentirem ansiosas é o dia a dia é sentir medo, como a  violência, as perdas financeiras, as separações, perda de entes queridos, e inúmeras razões que podem gerar ansiedade, frustrações e que pode vir a se tornar uma depressão.

Principais sintomas da ansiedade

– Sudorese;

– Irritabilidade;

– Palpitação Cardíaca;

– Preocupação em excesso;

– Falta de ar;

– Tonturas;

– Descontrole mental e pensamento exagerados e pessimistas;

– Hipertensão;

– Insônia;

– Roer unhas;

– Cansaço por viver sempre agitado;

Se você sentir esses sintomas com frequência, isso pode indicar um quadro de ansiedade que merece tratamento o mais rápido possível.

Quando a pessoa se torna depressiva o quadro pode se agravar e gerar consequências ruins e muitas vezes atrapalhar profundamente a vida da pessoa, em todos os setores da sua vida, seja no ambiente familiar, social, profissional ou amoroso.

Felizmente existem ferramentas que podem ajudar as pessoas se curarem do estado de depressão. O primeiro passo é procurar um profissional capacitado, um médico psiquiatra para ajudar e orientar no tratamento correto e indicado para cada caso. Existem terapias de autoconhecimento, meditação, exercícios mentais, musicoterapia e inúmeros outros tratamentos e em alguns casos até mesmo com remédios para se alcançar a cura.

Então fique atenta (o) a sua ansiedade, ela pode ser uma porta para depressão, uma doença antiga, que pode se tornar um empecilho a sua vida, a sua felicidade e a principalmente a sua vontade de viver.

A prevenção é o melhor caminho, então se você é uma pessoa ansiosa, tente se cuidar desde já, procure a solução, a terapia, uma atividade prazerosa, uma atividade física, ou uma dança, algo que te deixe bem. Que lhe deixe mais relaxada (o), que alivie as suas tensões e te afaste desse mal e lhe deixe viver feliz.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *