Compartilhe:

Apple pie – Receita tradicional de torta de maçã

Não há quem resista uma torta de maçã quentinha, e se for acompanhada com sorvete de creme, humm melhor ainda! Veja nesta matéria a receita completa de uma Apple Pie e todas as dicas para preparar uma da tradicional e perfeita de torta de maçã.

Publicado por: Cida Ramos

torta de maçã

Algumas receitas tradicionais, não precisam de muita coisa para se tornarem inesquecíveis de sabor e lembranças reconfortantes. Uma torta de maçã é um exemplo clássico disso, uma massa fininha, maçãs quentinhas com gostinho de canela e muito carinho no preparo já são o suficiente para uma boa torta.

Em outros países a Apple Pie é bem tradicional, não leva muitas especiarias e a massa é bem simples de fazer. A torta feita dessa maneira é maravilhosa, mas fica a critério de cada um adicionar ou tirar alguma especiaria.

Nesta semana no programa MasterChef, a prova de eliminação, foi fazer a tão conhecida torta de maçã. E para quem ficou com água na boca só de olhar (eu me incluo nessa), vamos aprender a fazer uma receita tradicional e famosa de Apple Pie.

 

 

Apple pie – Receita tradicional de torta de maçã

Ingredientes

Para a Massa:

– 2 1/2 xícaras de farinha de trigo

– 4 colheres de chá de açúcar

– 1/4 colher de chá de sal

– 14 colheres de sopa de manteiga gelada

– 1 ovo grande batido. Acrescente 2 colheres de água fria para bater

Para o recheio:

– 3 maçãs grandes. Pode ser maçãs verdes ou mescladas com as nacionais

– 2 colheres de sopa de suco de limão.

– 2/3 xícara de açúcar

– 1 ovo grande, batido levemente

– 1/4 xícara de manteiga sem sal

– 1/4 colher de chá de canela

– 1 pitada de noz moscada

Modo de preparo da massa

– É hora de botar a mão na massa! Misture em uma tigela a farinha, o açúcar e o sal. Misture bem os secos e em seguida adicione a manteiga misturando e amassando com a ponta dos dedos até obter uma farofinha.

Dica: É importante que a manteiga fique gelada para podermos moldar a massa sem ela desfazer ou quebrar demais. Se perceber que a mistura está muito quente, leve a geladeira por 10 a 15 minutos.

– Adicione o ovo e vá misturando com um garfo ou com as mãos. Se perceber que a massa está muito seca, adicione um pouco de água gelada até dar o ponto. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora.

Preparando o recheio de maçãs

– Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Adicione o suco de limão e o açúcar misturando bem para incorporar.

– Em uma panela ou frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio, adicione as maçãs e cozinhe mexendo até o açúcar derreter por cerca de 2 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe as maças até amolecerem até que elas soltem bem os líquidos. Isso deve demorar uns 7 a 10 minutos.

– Essa parte é muito importante. Você deve coar as maças cozidas para tirar o excesso de suco. Esse suco deve voltar para a frigideira em fogo médio para reduzir e ficar levemente caramelizado. Mais ou menos uns 10 minutos.

– Misture a noz moscada e a canela na maças já coadas. Deixe esfriar bem antes de rechear a nossa torta.

– Agora vamos esticar a massa! Corte a massa ao meio e estique com um rolo em uma mesa polvilhada com farinha. É bom utilizar papel filme ou papel manteiga em cima da massa para poder esticar sem quebrar ou grudar no rolo.

montando a massa na assadeira

pillsbury.com

– Forre primeiro a assadeira com uma das metades da massa até cobrir as laterais. Faça furinhos no fundo da massa antes de rechear.

– Coloque as maças já frias na assadeira e cubra com a outra metade da massa. Vá dobrando as bordas para que ela não abra com o vapor enquanto estiver assando. Faça alguns furinhos com o garfo na cobertura da massa assim como um leve corte em cruz no meio da torta.

– Pincele o ovo na superfície da massa e em seguida polvilhe o açúcar. Você pode adicionar no açúcar de polvilhar um pouco de canela, mas isso é opcional.

– Asse em forno pré-aquecido a 180 graus de 45 a 50 minutos até a massa ficar levemente dourada. Se você perceber que a massa esquentou muito na montagem e ela ficou muito molenga, leve a torta já montada à geladeira por uns 10 minutos, em seguida asse normalmente.

Babble.com e sohowsittaste.com

Babble.com e sohowsittaste.com

Sirva morna com sorvete de creme e por cima coloque um pouco da redução do suco que soltou da maçã no cozimento. Fica uma delícia!
Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Apple pie – Receita tradicional de torta de maçã

  1. Lílian Winter disse:

    Estava louca atrás dessa receita tradicional! Assisti ao programa MasterChef e vi o grau de dificuldade das pessoas em executarem essa receita, quantas versões diferentes. Agora com a receita certa em mãos, é a minha hora de passar pelo teste! Obrigada pela publicação da receita.

    1. Cida Ramos disse:

      Pois é amiga, e não é tão difícil assim né? Procuramos colocar a receita bem explicadinha, ai fica mais fácil acertar. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *