Aprenda como cultivar orquídeas Cattleyas

Tire as suas dúvidas de como plantar, cultivar, cuidar das mudas de orquídeas do grupo das Cattleyas para produzirem lindas flores.

Hoje vamos mostrar como cultivar orquídeas Cattleyas da melhor maneira possível. Sempre achei que as orquídeas são lindas, mas nunca soube como cultivá-las. E muitos diziam que era difícil e complicado. E assim segui sem nem pensar em tentar.

Tudo isso começou a mudar a partir do dia que ganhei de presente de uma menininha neta da minha vizinha, uma muda com apenas uma folha. Mesmo sendo leiga, eu percebi que a folha era grande, que deveria se tratar de uma orquídea de tamanho maior, só depois vim, a saber, que era do grupo das Cattleyas ou Catleias. Como estava sem tempo para aprender a cuidar, a coloquei em um lugar na varanda, em cima de um banco alto, a meia sombra, ventilado e regava 1 vez por semana.

Aprendendo a cultivar uma muda de orquídea

Depois de algum tempo assim, nada de novo aconteceu com a muda. Resolvi ir ao mercado, comprar terra adubada, um vaso de fibra de coco, que imita o xaxim e plantei-a com aquela coisa toda que ela tinha do vasinho antigo, assim como se faz quando se muda uma planta para outro vaso. Bem, ai ela começou a dar folhas e mais folhas e nada de flor.

Um belo dia ela apareceu com uma coisa saindo de dentro da folha, tipo uma linguinha. Pensei, deve ser daí que sai a flor. Fiquei entusiasmada, e resolvi muda-la para um lugar maior, para dar mais conforto, crente que estava fazendo o melhor. Tinha procurado informações na internet e não tinha encontrado nada mostrando se aquela coisa que saia da folha era o vislumbre de uma flor, ou não.

Porém aprendi que: a planta não gostava de terra adubada, que na hora de mudar tinha que tirar o substrato, que o vaso tinha que ter furos, e que tinha que lavar e soltar as raízes antes de fazer a muda. Que ela não gostava de água nas patinhas, nas raízes e tudo mais. Que teria que comprar o substrato, catar pedaços de pau, restos de carvão e comprar adubo com mamona e pó de osso e tudo mais.

 

Veja também:

4 dicas para cuidar das orquídeas no verão

Como dividir e replantar orquídeas de todos os tipos

Como adubar orquídeas de todos os tipos

 

Aff, levei quase um dia inteiro aprendendo, lendo posts e vendo vídeos de como fazer a muda da planta. Depois dessa maratona, fiz a muda nos conformes e esperei. Na mesma semana aquela linguinha que eu falei, amarelou, foi secando. Ai eu pensei, onde foi que eu errei? Que coisa mais complicada de entender.

Bem, assim que pude voltei para internet procurando informações para saber de onde saia à flor, se aquela linguinha era o lugar. Bem encontrei no site orquídea sem mistério, de um Engenheiro agrônomo, chamado Andrew Fogtman, algumas informações  preciosas , e outras no site MdeMulher, e descobri que sim, era dali que saia a flor e que se nesta fase de inicio de floração a planta for mudada de lugar ou de vaso ela abandona o projeto de florescer.

Que pena! Então foi por causa disso que a minha não deu flor naquele momento. Ok, então, agora eu descobri que tinha feito mais uma coisa errada, e fui cuidando da plantinha sem mudar de lugar, sem encharcar de água e até que finalmente nasceu uma folha diferente, e depois finalmente ela deu flor! Ai, eu resolvi fotografar, e compartilhar com vocês a minha história difícil, mas com final feliz, de como plantar, cuidar e cultivar uma muda de orquídea. Posso garantir que compensa, elas são lindas! Adorei e pretendo adquirir outra muda em breve. Uma informação importante as Cattleyas podem ser cultivadas em todo Brasil.

O nome da minha é  Ryncholaeliocattleya alma kee, linda né?!

E mais, descobri também que elas são sucesso de vendas desde sua criação, talvez pela beleza e pelo tamanho das suas flores e por nascerem duas vezes ao ano quando bem cultivada.

Mas agora vamos às informações que eu pesquisei. J

As Cattleyas e o seu desenvolvimento

Existem dois tipos básicos de formas de crescimento nas orquídeas que é o Monopodial, e o das  simpodiais que são a maioria das orquídeas que possuem um crescimento de forma descontinua, no sentido horizontal. Em geral a estrutura chamada rizoma,  é um caule que cresce sempre no sentido do substrato e dele são emitidos os pseudobulbos ou hastes que crescem com um número definido de folhas e depois não crescem mais.  Como é o caso das Cattleyas, Dendrobiuns, Bulbophylluns, Catasetuns.

Foto Via:orquideassemmisterio.blogspot.com.br
Foto Via:orquideassemmisterio.blogspot.com.br

Por sua vez os pseudobulbos ou os “bulbos” são a estrutura de reserva dessas orquídeas e também de onde saem as folhas, espatas e flores. Por isso a importância de se entender o desenvolvimento deles.Depois vou fazer outro post explicando as 5 fases de desenvolvimento e importância dos bulbos.

Tutorial de como plantar, cultivar, cuidar de uma muda de orquídea do grupo das  Cattleyas

As maiores dúvidas, resolvidas com perguntas e respostas:

Melhor lugar para cultivar casa ou apartamento?

-As orquídeas se adaptam  tanto em ambiente interno quanto em externo. Quem mora em casa pode deixar os vasos no quintal, sobre um banco, um suporte fora do chão para não atrair lesmas.

Se você mora em apartamento, aproveite o parapeito de qualquer janela que tenha disponível, desde que pegue sol sem excesso, deve-se cultivar a meia luz.

Qual o vaso adequado?

-A Cattleya vai melhor no vaso de barro com aqueles furinhos laterais que dão mais ventilação, mas pode ser plantada em vaso de plástico.

Toda orquídea deve ser amarrada em árvore?

-A resposta dos especialistas para a Cattleya é não. Esse suporte funciona melhor com espécies chamadas “epífitas”, que naturalmente vivem sobre os galhos, como falenópsis e chuva-de-ouro. Eu já vi Cattleya amarrada em tronco de árvore na casa de uma amiga, mas já li muito sobre isso e descobri que para a Cattleya o melhor é o vaso.

Posso plantar orquídea na terra?

-A resposta para o grupo da Cattleya  é terminantemente não. Plante  no vaso, com  substrato, uma mistura de carvão, casca de coco e tronco de árvore, vendida em floriculturas ou mercados.

Quantas vezes devo molhar e como?

-Faz-se na rega com pouca água, sem cloro, uma vez por semana, molhando de preferência as folhas. Quer regar melhor? Leve o vaso para uma pia ou um tanque e deixe a água encharcar a planta até escorrer pelos furinhos. Molhe inclusive na parte debaixo das folhas. Deixe escorrendo por alguns minutos até voltar o vaso para o lugar em que ele estava.

-Dispense o prato que fica embaixo do vaso. Orquídeas não gostam de ter água parada nas raízes.
Orquídeas como as  Cattleyas, que têm caule gordinho, precisam de menos água do que as outras. Essa região é chamada de pseudobulbo e serve como uma reserva de comida.

-Se a planta estiver florida, tome cuidado para não derrubar água na flor. Não é que ela não goste de rega, não! O problema é que flores molhadas atraem pulgões, fungos e bactérias.

Preciso adubar? Como fazer?

-Adubar com farinha de osso e torta de algodão ou mamona, a cada três meses;

-Se você borrifar sua orquídea uma vez por mês com adubo NPK 20-20-20, ela pegará menos doenças e dará flores maiores e mais bonitas.

Quantas vezes ela floresce?

-Normalmente floresce uma vez  por ano, pode chegar a  duas vezes se bem cuidada e bem adubada.

Quando mudar de vaso?

Após a florada, podem-se fazer muda ou mudar de vaso. Mas só é preciso mudar de vaso se o vaso já estiver cheio de mudas, sem espaço. Se quiser fazer muda, tem que ter pelo menos seis folhas para dividir 3 para cada vaso. Elas precisam das folhas antigas como sustento.

Viu? Não é tão difícil? Se tiverem dúvidas deixem nos comentários, vou procurar responder. Lembrando que não sou especialista, mas vou me esforçar para compartilhar o conhecimento com vocês. 🙂

Agora vou mostrar para vocês a foto da minha experiência com a minha muda de Cattleya, desde o desenvolvimento da folha a flor. Fiquei emocionada quando vi aquela folha com aquela coisinha dentro da folha, perece um embriãozinho da planta. Depois nem se fala a minha felicidade quando veio a flor tão linda, vejam.

folha-desenvolvendo-orquidea-catleia-cattleya
Foto: CidaRamos para PortalTudoAqui

Linda né?

Foto: CidaRamos para o PortalTudoAqui
Foto: CidaRamos para o PortalTudoAqui – Planta: Cattleya – Nome científico:Ryncholaeliocattleya alma kee

Fiquei tão feliz por ter dado logo 4 flores, amei! Espero que tenham gostado da matéria, deixem os seus comentários.

Update:

Minha plantinha continua linda e já deu mais flores depois dessas. E como eu ainda não tinha falado de uma coisa importante que fiquei sabendo resolvi compartilhar com vocês. Quando as flores secam, fica um talozinho e uma especie de palha em volta. E você não pode apenas puxar ela fora. Tem um processo correto para fazer isso. Tem que cortar com tesoura esterilizar, você queima a ponta da tesoura e corta, depois volta queima de novo e corta o outro talinho. Cada vez que você for cortar precisa sim esterilizar. Depois você faz um chá com um pouco de canela e passa na ponta do talo onde você cortou. Isso vai ajudar a planta a se regenerar e selar para que não entre nenhum fungo ou “doença” por ali. Depois você deixa essa folha ali mesmo na sua planta, ela vai ser avó no futuro, ela vai brotar outra folha nova que futuramente vai dar outras flores e assim sucessivamente. Interessante né?

Estou cultivando outra muda de cattleya, dessa vez ela é roxa, muito linda, olhem!

Foto: CidaRamos para PortalTudoAqui
Foto: CidaRamos para PortalTudoAqui
Foto: CidaRamos para PortalTudoAqui

Fiz uma foto rapidinha pra vocês verem como fazer a tosa da flor seca da sua orquídea

como-podar-as-flores-secas-da-sua-orquidea-cattleya

E como andaram me fazendo outras perguntas vou deixar algumas dicas  em forma de perguntas e respostas.

Posso cortar a folha ou a parte da folha com as manchas?

Sim. Em alguns casos isso até é recomendado. Também pode ser cortada se você achar que está atrapalhando a estética da sua planta.

É importante ressaltar que, apenas cortar, não irá resolver o problema, pois sem o tratamento, as manchas irão reaparecer. Precisa verificar ser tem fungos, muita umidade e se a planta estiver doente tratar. De preferencia com receitas caseiras.

Qual é o melhor meio de evitar que a minha orquídea fique doente?

A melhor maneira é a prevenção, então, para evitar a contaminação dos seus exemplares é importante alguns cuidados:

Quando compramos alguma orquídea, precisamos observar se nas folhas tem manchas circulares amarelas ou manchas marrons (arredondadas) que envolta estejam amareladas.

Sempre deixe sua orquídea recém comprada de quarentena. Isso porque precisamos deixar as novatas separadas por 40 dias para ter certeza que não tem nenhuma doença incubada.

Deixe sua orquídea em local arejado e que haja renovação de ar.

Se você costuma colocar os vasos pendurados, evite colocar um vaso pendurado embaixo do outro, pois a água do vaso de cima cairá sobre a planta de baixo e, se esta estiver contaminada, os fungos podem para passar de uma planta para outra através da água

Sempre  esterelizar as tesouras de poda antes de cortar qualquer parte da sua orquídea e nunca usar uma mesma tesoura (sem estar esterelizada) em duas ou mais orquídeas. Isso porque também é desta forma que as doenças passam de uma para outra.

O local onde você cultiva as suas plantas deve ser limpo, ventilado, com meia sombra.

Existe algum remédio para colocar na folha ou no talo quando ele for cortado? 

Sim como eu já expliquei e mostrei na foto acima, o cicatrizante para orquídeas é uma mistura caseira de um pouco de água com um pouco de canela em pó. Passe na parte que cortou. Vai cicatrizar e evitar doenças.

Fontes de pesquisa: mdemulher e orquideassemmisterio

Espero que tenham gostado das novas dicas. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também:

4 dicas para cuidar das orquídeas no verão

Como dividir e replantar orquídeas de todos os tipos

Como adubar orquídeas de todos os tipos

 

Artigos Relacionados

48 comentários em “Aprenda como cultivar orquídeas Cattleyas”

  1. BOA TARDE!

    EU COMO ORQUÍDEAS PRINCIPALMENTE AS CATLEIAS!
    TENHO 4 VASOS . GOSTARIA DE SABER DEPOIS QUE DA FLOR, NAQUELA MESMA FOLHA PODE DAR FOLHA NOVAMENTE?
    O QUE FAZER COM A FOLHA QUE JA FLORIU?

    1. Olá Marisa, eu não entendi, você disse que come orquídea? Tá, mas respondendo a sua pergunta… tenho pouca experiência no cultivo, mas essa pergunta eu posso responder. Essa folha que já floriu, não reproduz novamente. Você deve retirar o talo seco que resta da flor, cortando com uma tesoura esterilizada, corta bem rentinho e deixa a folha ali mesmo. Ela serve de folha mãe para as próximas folhas que vão aparecer e de avó para as próximas folhas. Elas servem também como mudas quando você for fazer o replantio. Enquanto você não replanta, muda o vaso, ela fica ali mesmo, depois de você retirar o talinho seco de onde a flor saiu. Entendeu? Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

  2. Terezinha de Fátima Fontes

    Estou pelejando com uma dendrobium, já a quase um ano já fiz de tudo e ela não cresce, não dar folhas muito menos flor, se souber algo sobre as (DENDROBIUM0)me informe.

    1. Olá Terezinha, o que eu sei é sobre a Cattleyas, porque ganhei e pesquisei para cultivar. Mas vou pesquisar sobre a sua e em breve fazer outra matéria.Se puder aguarde. Obrigada pela visita e pela pergunta.

    2. Vivian Rodrigues Alves

      Oi! Eu tenho Dendobrium em casa, vou compartilhar o que dá certo com elas. Elas gostam de substrato arejado assim como as Cattleyas, mas elas também adoram se fixar em árvores. Elas devem ficar no sol indireto também. Se elas estiverem em árvores ou troncos soltos você deve regá-las sempre que possível, já que ali elas não retêm água. Mas se estiverem em vaso não necessitam tanto assim de água, já que elas também tem um bulbo que serve de reserva de água. Você deve enterrar apenas as raízes no vaso também, pra ela conseguir soltar as folhas. Mas sério, elas se desenvolvem muito bem em árvores!
      Espero que tenha ajudado! 🙂

  3. Comprei uma catheya a poucos dias, agora vi que está saindo uma linguinha de dentro da folha, será flor? rsrsr
    Será que é a explicação da linguinha que saiu na sua?

    1. Olá Jaciara, ainda não minha querida. Tem brotos que são rizomas, são pseudos bulbos e não dão flor. Tem brotos que podem vir a dar flor, mas primeiro tem que crescer a folha, ai se do meio dela aparecer um brotinho é flor. Como você pode ver ai na foto acima. Continue cuidando dela, que vai dar tudo certo. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  4. Eu simplesmente amei essa cattleya!!!! Ela é linda D++++. Acho que tenho uma parecida. Faz três anos que comprei uma muda, e finalmente ela vai florir…Mas essa perfeição de florir com quatro flores, eu nunca presenciei nem mesmo em uma floricultura. Parabéns!!! Que inveja! adoraria ter uma assim. Eu até iria chorar de emoção.
    Será que posso cultivá-las somente no carvão?
    Amo essas raridades…
    Ruth.

  5. Olá estou como VC,comprei a três anos mudinhas dessa orquídeas, nunca floril só alimentava ao bolbos e fui mudando de vaso e lugares substrato coloquei na terra nada substrato de pinus brita e nada resumindo acho q de tanto trocar d lugar as folhas ficaram pretas,comecei pesquisa e mandavam corta as folhas agora deixei em um lugar só coloquei xaxim desfiados e um pouco de cerragem umas morreram o bulbo fico preto e morreu outras já saiu um biquinho acho q é mudas sei lá,resumindo é normal?será q com essas pontinhas elas se recuperam?responda me por favor,não quero desistir,aaa e quanto tpo demora pra ficar adulta e florir estou super anciosa pra ver minhas bebês se transformarem.obrigado.obs:se possível responder por e-mail.

  6. eu amo orquideas só que minhas orquideas ,elas estão com as folhas murchas já mudei de vaso ,mas elas continuam murchas o que devo fazer porque já perdi umas quatro cattleyas?

  7. Eu tbm tenho delas aqui ,são lindas, ganhei as minhas floridas e não deram mais flores.Isso já a dois anos,só nascem folhas. Não irei perder as esperanças rss em breve estarão lindas tbm com a sua ,assim espero.

  8. Oi amiga, como somos bobinhas ne rsrsr!!!acabei me emocionante com o resultado da sua experiência com a catleia, isso foi muito bom !!! Devemos ser perseverantes em tudo ne !!! Isso me trouxe uma reflexão sobre sempre perseverar nas dificuldades. Brigadinha o resultando e muito gratificante, uma linda flor para me alegrar pelo esforço. Bjus querida !!!!!

    1. Olá Eliane, somos “bobinhas” sim, mas é realmente gratificante quando a gente consegue um resultado. Antes de tudo já que ganhei a muda, quis dar uma chance para a planta. Ai me senti na responsabilidade de aprender sobre ela e no final quem ganhou mais fui eu. Ficou linda. Beijos e obrigada pela visita e pelo seu comentário gentil. Beijos

  9. Boa tarde!
    Gostaria de saber se é verdade que as orquídeas não gostam que mude de lugar.
    Acabei de ganhar uma orquídea e como ela está florida, gostaria de deixá-la em cima da mesa da sala, mas não pega sol, é arejado, mas sem sol, será que ela não vai gostar?
    Obrigada!

  10. Bom dia, parabéns pela postagem, encorajadora para iniciantes como eu. Tive uma experiência de persistência, tentativas e erros, com a arvore de Manacá, depois de quatro falências, consegui vê-la florir. Após essa vitória me arrisquei no projeto Mini Orquidário, e a minha paixão inicial foi exatamente essa orquídia maravilhosa que vc nos mostra. Obrigada pela simplicidade e objetividade da sua postagem, foi a mais instrutiva que encontrei. ☆vou até tentar fazer muda.

  11. Bom dia! Muito obrigada pela grande com o post.

    Ganhei na sexta feira uma orquídea igual a sua, florida.

    Por enquanto não faço nada com ela é isso? Só molho 1x por semana?

    To perdida, nunca cuidei de uma flor muito menos orquídeas kkk mas quero muito que ela dure muito teempo!

    Desde já muito obrigada!

  12. Bom-dia Áurea!!!gostei da sua explicação .tenho uma folhinha plantada na casca do coco.até agora nada.tenho outra que estou para desistir.acho que tem 3ano e flor,Nada.

  13. maria de lourdes marcantonio. e-mail: lumarcant@gmail.com

    ola, mto bom seu post. obrigada por compartilhar. ainda tenho uma duvida, qdo molho a cathleya posso molhar o rizoma? obrigada.

    1. Olá Maria de Lourdes, não se deve molhar o rizoma para ele não criar fungo, molhe apenas as folhas, como indiquei na matéria. O rizoma vai tirar tudo o que precisa das folhas onde ele está se originando tá? Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

  14. Boa tarde amiga! Adorei as suas dicas, pois tenho dúvidas. Aconteceu o mesmo comigo, perdi a flor por trocar de lugar, ela não gostou muito e até agora não deu mais flor, muito triste. Você poderia me ajudar amore!!!!!!!

    Bjus,

    Kátia

    1. Olá Kátia, elas não gostam de trocar de lugar isso aconteceu comigo no início também. Tava quase vindo uma flor, mas mudei de lugar e a planta descartou o processo da flor e não deu. Ai, tive que cultivar direitinho naquele novo lugar e esperar o outro ano. Em compensação ela floriu deslumbrante depois e assim tem sido. Então escolha um lugar adequado como está escrito na matéria, cultive-a ali e deixe ela quietinha até florir. Se for mudar de vaso algo assim nunca faça com ela querendo dar flor ou florida. Só depois da floração. Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

  15. Edi Xavier da Guirra

    Boa tarde Cida Ramos e Katia Nogueira. Eu não sabia que elas não gostam de trocar de lugar. Eu troquei a minha de lugar hoje pela manhã snif snif… Então é por este motivo que eu tenho 3 Cattleyas em minha casa, estão bem, saindo broto, folhas novas, e ha dois anos elas não florescem, é porque eu sempre as troco de lugar.
    Sou assim inquieta e mudo tudo de lugar toda semana, o tempo todo. Nossa que coisa… Agora vou ter que arrumar uma lugarzinho definitivo para minhas princesinhas. Grata pelas informações, me ajudou e me ajudará muito. Gratidão!!!

    PS: ADOREI A MATÉRIA KATIA, ESTA DE PARABÉNS!!!

  16. Antônio Carlos de Moraes Melo

    Se a folha da orquídea estiver saudável,não deve ser cortada,pois é através das folhas que a orquidea absorve nutrientes essenciais a sua vida,e não apenas pelas raízes,além de que as folhas estão fixadas no semi bulbo, o qual é um reservatório de nutrientes,que a planta utiliza em condições adversas.

    1. Exatamente Antônio Carlos. A folha só deve ser descartada depois de seca ou quando ela tem a praga negra que compromete as outras folhas e a própria raiz da planta e quando a praga não pode ser tratada. Obrigada pela visita e pelo comentário.

    1. Eunice, o meu conhecimento sobre elas é limitado, sou uma curiosa, que começou a aprender e por isso resolvi compartilhar fazendo a matéria. Mas pelo o pouco que sei, elas tem seu próprio tempo, precisam ter substrato, como falo na matéria, precisam de adubo líquido, para enraizamento, e também de adubo líquido para incentivar a floração. Não mude-as de lugar, deixe sempre no mesmo lugar, e na hora de borrifar o adubo, faça conforme as instruções, que costumam ser até as 9:00 horas ou depois das 16:00, horário dos hormônios. Obrigada pela visita e pela pergunta. Depois passa aqui para contar as novidades, boa sorte! :*

  17. Tania Maria Rodrigues Correa

    A minha Cathaleya é branca. Eu quase perdi ela, as raizes estavam ficando ressecadas. e o vaso (barro com furinhos) estava com muitas mudas. Me desesperei! Ai vc me pergunta o que fizeste.
    Comprei vários vasos com furinho. Comprei substrato carvão deixei de molho 1 dia . Deixei escorrer água. Passei o dia inteiro cuidando dela. Com minha tesoura de poda esterelizei e comecei a cortar a raizes secas apavorada com medo de perde-las. E fui separando as mudas com muito cuidado e cauterizando com canela. tirando a mães fiz seis mudas. Todo dia la ia eu olhar conversar com elas e nada nem uma raiz. Olha o meu desespero. Até que um dia eu vi uma raizinha aparecendo chorei. A minhas irmas me chama de maluca porque eu choro e converso minhas filhinhas é assim que eu as chamo. A patriraca esta de cheias de raizes pra fora do vaso. . estou aguardando pra ver se terá flores. Me desculpe o relatório. Sou muito boba mesmo com minhas filhas morro de ciumes dela. Nao gosto que ninguem ponha a mão. KKKK

    1. Olá Tania, que linda a sua história! Não existe nada de mal em amar, seja quem ou o que for. “…toda forma de amar vale a pena…” eu também amo minhas plantas, meus pets, além da minha família e isso não é nada demais. 🙂 Desejo que a “sua filha” te deixe cada dia mais feliz e contente com suas mudas e flores que iram enfeitar o seus dias! Obrigada pela visita e pelo comentário! Mil beijos :*

  18. Bom Dia… Eu ganhei uma muda de orquídea faz mais ou menos umas duas semanas,mas plantei ela na terra. Gostaria de saber como faço pra mudar ela ? Posso remover ela da terra ?. Ela veio com 4 folhas mais três delas estão com manchas amarronzadas, o eu que faço ? Nunca possui uma orquídea, estou com medo que ela morra. É uma planta linda, as suas são simplesmente muito belas.

  19. Adorei seu post, não entendo nada de orquídeas, mesmo assim estou começando a cultivar, amando cada raizinha😅, estou no aguardo de 06 mudas de catleyas, comprei vasos de fibras de coco para planta-las, mas agora fiquei na dúvida, não são indicados pra catleyas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.