Automaquiagem guia passo a passo.

Mulher e maquiagem, uma combinação de longa data que vai muito além do visual estético, pois além de realçar a beleza uma maquiagem bem feita corrigi imperfeições, destaca ou ameniza parte do rosto valorizando a beleza de cada pessoa. E nessa matéria vamos aprender a automaquiagem e todas as técnicas que você precisa para se maquiar sozinha, de forma correta e sem complicações.

Para quem não tem muita experiência em se maquiar sozinha, vale destacar um ponto muito importante do “mundo das makes”: A maquiagem é de acordo com cada pessoa e com o seu tom de pele, formato de rosto e ocasião. Por isso que é tão comum as meninas copiarem um tutorial de maquiagem do youtube e se decepcionarem com o resultado final. As técnicas precisam estar de acordo com o seu rosto para assim realçar a sua beleza.

Portanto, como exercício inicial, uma boa olhada no espelho para ver com mais detalhes o seu rosto é fundamental. Dessa maneira, já sabemos onde precisamos destacar ou amenizar alguns partes do rosto na hora da maquiagem.

Como tudo começou

Reza a lenda que os primeiro indícios de pessoas que pintavam o rosto apareceram no antigo Egito. Lá, eles utilizavam um tipo de carvão para desenhar e alongar a linha dos olhos e esse mesmo material era pigmentado para dar cor em outras partes do rosto.

Além das sacerdotisas e rainhas, a realeza masculina também usava este tipo de maquiagem. Era nítido a preocupação com a beleza e o sentido estético nessa época. Basta ver as gravuras e todo o acerto de material egípcio para perceber isso.

Cleopatra e a maquiagem no egito antigo

Em todos os povos antigos que pesquisarmos, sempre haverá uma menção sobre algum tipo de pintura no rosto. Claro, nem todos a função principal era a mesma, pois pinturas com sentido religioso, destacar castas ou pintura de guerra eram bem comuns.

Já na década de 20 e 30 a maquiagem começou a ficar bem conhecida, porém não era bem vista. A maquiagem era atribuída apenas as prostitutas e damas da noite. Entretanto, com o surgimento e a popularização do cinema, as maquiagens ganharam destaque devido as atrizes famosas da época. Quem não se lembra de alguma foto de Marilyn Monroe super produzida (lindíssima) de batom vermelho e pó no rosto?

marilyn monroe e sofia lorem

Marilyn Monroe e Sofia Loren.

Desse momento em diante, a maquiagem entrou de vez no mercado e a cada ano novos produtos, fórmulas e soluções aparecem para a nossa felicidade. No início, era comum produtos a base de graxa e carvão mesmo na composição das makes. Hoje, temos desde as opções veganas – onde não existem qualquer tipo de matéria prima animal – até maquiagens para pessoas alérgicas.

O mercado dos produtos de beleza se tornou uma verdadeira potência e graças a sua popularização, podemos obter produtos de excelente qualidade dos mais variados preços.

Antes de qualquer maquiagem

Segure a ansiedade ok? A proposta aqui é dar o roteiro correto para você conseguir a se maquiar sozinha, mas os cuidados com a pele do rosto merecem a nossa atenção. É um cuidado diário e precisa ser feito.

Como limpar a pele antes da maquiagem?

Um dos grandes problemas que ocorrem no uso da maquiagem é a limpeza incorreta da pele. Dormir sem retirar a maquiagem ou não limpar a pele antes do processo faz com que o nosso rosto fique mais oleoso, e consequentemente mais propenso ao aparecimento de acnes e espinhas.

Portanto, você precisa dos seguintes produtos para sua coleção de acessórios no que se refere a cuidados e limpeza da pele. Esse processo descrito abaixo é feito diariamente na seguinte sequencia:

1 – Demaquilante para retirar a maquiagem do rosto

Para quem ainda não conhece, o demaquilante – como o próprio nome sugere- serve para limpar e retirar a maquiagem da pele com mais facilidade. Ela possui ativos de facilitam a retirada dessa camada de produto que adere na pele e poros. Produtos sem álcool são preferíveis pois na região das pálpebras e olhos, que são bem sensíveis, podem ocorrer irritações.

O uso do demaquilante só é necessário se a sua pele estiver com maquiagem, caso contrário, você pode ir direto ao processo de limpeza.

Após essa retirada você pode lavar o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele.

Você também pode fazer o seu próprio demaquilante caseiro ou usar produtos naturais para ajudar a retirar a maquiagem de forma natural. Abaixo tem algumas dicas excelentes:

Aprenda a fazer um demaquilante caseiro natural

Limpando e preparando a pele para maquiagem: Dicas e passo a passo

Se você tem a pele oleosa ou muito sensível, os óleos de limpeza são ideais e faz as vezes do demaquilante.

2- Lavar o rosto

Para limpar a pele do rosto, use um sabonete específico para o seu tipo de pele. O recomendado é um gel de limpeza que possua um pH neutro ideal para apele oleosa.

Já para quem tem a pele mais seca ou mista, pode-se usar um óleo de limpeza ou mousse de limpeza. Esses produtos são encontrados facilmente em farmácias ou revendedoras de produtos para maquiagem.

Ao limpar o rosto, você vai eliminar o que o demaquilante deixou para trás, vai abrir os poros para retirar o máximo de impurezas e resíduos. Por isso, logo após a limpeza é necessário nutrir e tonificar o rosto para que os poros se fechem, o nosso próximo passo.

3- Tonificar a pele do rosto

O tonificador ajuda a equilibrar o pH da nossa pele que foi um pouco mais exposta na limpeza anterior. Ele ainda assim vai retirar algum resquício de resíduo nos poros e vai deixar a pele pronta para você usar o seu creme hidratante ou de tratamento preferido.

Hoje tão falada água Micelar pode substituir o tonificador tranquilamente. Ele tem o equilíbrio correto do tonificante e a manutenção do pH da nossa pele. Super recomendado.

4- Esfoliação – Uma vez por semana

A esfoliação pode ser acrescentada no processo de limpeza da pele, 1 vez na semana. A esfoliação tem o objetivo de retirar as células mortas estimulando as nossas células a se regenerarem e criar células novinhas em folha. Esse estimulação favorece essa reprodução celular e retarda o aparecimento daquelas marquinhas de expressão e pequenas rugas.

Se você quiser saber mais sobre como fazer uma esfoliação, abaixo selecionamos algumas dicas e soluções caseiras.

 Receitas caseiras de beleza utilizando o café, o pó ou a borra do café

Esfoliante caseiro natural

Quais os pinceis de maquiagem que eu preciso ter?

Pinceis básicos para automaquiagem.

Toda iniciantes em automaquiagem tem um dúvida bem comum. Quais materiais eu realmente preciso? Afinal, comprar diversos pinceis e produtos de maquiagem pode não ser necessário, pelo agora de início.

Primeiro, vamos ver os principais pinceis de maquiagem que você precisa ter. Com isso, você vai conseguir fazer praticamente tudo entretanto, vale você testar e adquirir os auxiliares de sua preferência. Enfim, na automaquiagem cada um vai criando sua “box de ferramentas” com o tempo.

Abaixo, os principais tipos de pinceis:

  • Pincel para base;
  • Pincel corretivo;
  • Duo fiber;
  • Pincel para pó;
  • Pincel para blush;
  • Vassourinha;
  • Pincel para sombra. Tem formato de pincel mas ao invés das cerdas, ela possui uma espuma;
  • Pincel para esfumar;
  • Pincel chanfrado para esfumar;
  • Pincel fino para os lábios;

No vídeo abaixo, a youtuber Bruna Malheiros explicar melhor sobre os pinceis e também quais os indispensáveis para as iniciantes em automaquiagem.

Os materiais de maquiagem básicos para sua nécessaire

E este outro vídeo da mesma autora, fala sobre os matérias essências para as iniciantes em maquiagem. Acompanhe, teste e veja se você já tem alguns desses produtos ou se precisa complementar sua box.

Primer

Basicamente o objetivo do primer é uniformizar (preparar) a pele para o restante da maquiagem. A sequência de uso é logo após a hidratação do rosto.

A quantidade e qualidade dos primers são inúmeras. Alguns até mesmo criam um efeito tensor que amenizar as rugas e marcas de expressão. Outros possuem fator de proteção solar, controle de oleosidade e alguns até mesmo hidratam e tratam da pele.

Outras vantagens do primer na maquiagem:

  • Amenizar as marcas de expressão da pele;
  • Faz com que a maquiagem dure mais tempo;
  • Ameniza as marquinhas dos poros abertos;
  • Protetor solar (alguns);
  • Fácil de usar;

Enfim, a lista cresce conformo a qualidade e tipo do produto.

Kit de automaquiagem.

Base ou BBCream

 Uniformiza a pele deixando uma camada perfeita para receber a maquiagem. Deferente do primer, a base possui a cor ideal para cada tom de pele.

Eu sei, quando entramos em loja de cosméticos é aquela infinidade de bases para rosto. Dentre essa gama toda, existem 4 tipos de base que são as mais conhecidas e que merece a sua atenção na horas de escolher.

  • Base líquida: Tem acabamento bem natural e suave devido a textura líquida. É perfeita para uma maquiagem mais discreta para o dia, trabalho ou para quem não gosta de aparecer “maquiada demais”.
  • Base cremosa: Tem um acabamento mais pesado porém, cobre muito bem as imperfeições do rosto. Precisa usar com cuidado senão o visual pode ficar pesado ou exagerado demais.
  • Base compacta: Acabamento bem suave que não pesa no rosto. Pode ser usada ela pura e simplesmente combinada com um batom. Muito prática e item indispensável!
  • Base mousse: Ideal para a pele oleosa e por ter um acabamento mais cremoso, precisa ser aplicado com camadas finas para não pesar. Possui um efeito semelhante ao matte.

Temos um post especial que fala só sobre o BBcream, veja: BB cream: o que é e como funciona

Corretivo

Serve para corrigir imperfeições na pele, pequenas manchas, corrigir as olheiras. O que a base não consegue cobrir, o corretivo dá um jeito. É aqui que você vi usar os corretivos com tons diferente para equilibrar o visual.

Blush

Dá cor em certo pontos do rosto. O ideal é você escolher o blush de acordo com o seu tom de pele, veja:

  • Pele negra: Cores como marrom café, vinho, bronze e terracota ficam perfeitas.
  • Morenas: Tons mais rosados e o bronze equilibram bem.
  • Pele Branca: Tons rosados para dar equilíbrio e destacar mais as linhas naturais do rosto. Para as orientais, um tom leve de laranja fica muito bonito.

Delineador ou lápis de olho

Realçar e destacar as linhas dos olhos e quando bem aplicados, fazem total diferença. Olhos pequenos podem parecer maiores quando o lápis é usado mais delicadamente na parte superior das pálpebras. Já quem tem os olhos maiores podem fazer traços mais grossos aliados a uma sombra mais escura na parte móvel do olho.

Tem pálpebra caída? Tem jeito! Com um traço bem rente aos cílios, suba um pouco o pincel quando acabar a pálpebra. A maquiagem com olho gatinho ajuda bastante a levantar o olhar.

Batom

Não podia faltar né? Tente ter as principais cores tanto um mais básico para o trabalho ou dia a dia, e aquele feme fatale para a balada.

Alguns tipos de batom que você precisa conhecer:

  • Batom matte: Acabamento fosco e mais seco que os demais. Possui longa duração.
  • Batom acetinado: Um pouco mais cremoso que o matte. Possui acabamento suave e mais dicreto.
  • Gloss ou também conhecido como brilho labial: Cremoso/líquido, da brilho e destaque aos lábios. Pode ser usado sozinho ou por cima de outro batom.
  • Batom cremoso: Brilho leve, o mais conhecido. Tem durabilidade média porém é mais hidratante que os demais.
  • Batom cintilante: Se assemelha aos cremoso mas um leve brilho metalizado.

Veja também >> Como escolher a cor certa do batom

Rímel

Destacar os cílios! Sim, você vai encontrar vários tipos de rímel no mercado, mas concentre-se nos básicos. Os rímel com efeito alongador é ideal para cílios pequenos, e transparente é uma opção mais discreta e bem indicada para o dia.

Agora vamos colocar a mão na massa e praticar! Materiais básicos e conceito vistos, agora é hora de ir em frente ao espelho e começar a se maquiar sozinha.

Maquiagem básica para o trabalho

No mundo da automaquiagem, ter uma noção clara do que pode ser usado (e o que!) e a impressão que a maquiagem pode passar faz toda a diferença. E não é apenas questão de gosto ou preferência, é convivência social. Uma maquiagem para o trabalho é completamente diferente do que um visual para uma festa.

Se você tem dificuldade em entender esse passo ou está um pouco perdida no que “pode ou não pode”, selecionamos algumas fotos de maquiagem para o trabalho que você pode se inspirar.

automaquiagem para o trabalho.

Algumas inspirações de maquiagem para o trabalho ou dia a dia.

Vamos ver como fazer uma maquiagem básica para o trabalho, simples mas que mantém a elegância e a seriedade que o ambiente precisa. Você pode adaptar a maquiagem de acordo com as suas necessidades.

  1. Após a hidratação da pele, aplique um primer para uniformizar a pele. Camada fina e bem espalhadinho.
  2. Faça um traço rápido rente a raiz dos cílios superiores. Esfume de leve com a ponta dos dedos mas somente a parte de cima.
  3. Depois use uma máscara preta, de preferência nos cílios superiores.
  4. Aplique um gloss nos lábios um aplique um batom nude.
  5. Um blush rosa bem suave pra dar um viço na pele.
  6. Capriche no penteado para complementar o visual e pronto!

No vídeo abaixo selecionamos um passo a passo bem prático para atriz e influencer Tatá Fersoza, uma automaquiagem simples para o dia a dia ou trabalho.

Maquiagem olho marrom esfumado

Outra técnica de maquiagem muito procurada é com olho esfumado. O visual é marcante e destaca bem os olhos e combina com quase todas as ocasiões.

A técnica não é tão complicada, uma vez que você consiga pegar o jeito vai conseguir replicar sem tantas dificuldades. Outra automaquiagem para entrar para sua coleção!

  1. Comece aplicando um lápis para destacar as sombrancelhas. Se quiser, pode aplicar cílios postiços ou apenas aplicar um rímel para dar um destaque.
  2. Aplique o primer claro na pálpebra móvel e na parte inferior dos cílios.
  3. Aplique a sombra marrom chocolate na pálpebra móvel. Contorne também a parte inferior do globo ocular.
  4. Agora, com a sombra mais clara e avermelhada (tijolo), aplique na parte superior e inferior dos olhos. Vá esfumando criando um degrade o escuro para o mais claro.
  5. Faça um contorno com delineador, traços fino e leve.

Veja a sequencia completa abaixo do canal da Bruna Tavares, do Pausa para feminices:

Usando o delineador para fazer um olho gatinho

Para quem não tem muita habilidade ou está começando na automaquiagem, errar nas primeiras vezes é normal. Veja o processo de como fazer e a partir disso, aplique a técnica praticando muito. Não mistério mas tem prática!

No vídeo abaixo, a Lu Ferraes explica bem como fazer:

 

Maquiagem para afinar o rosto

Além da beleza, equilibrar o visual para valorizar cada tipo de rosto é fundamental. Para quem tem o rosto redondo, as técnicas de contorno são importantes para dar profundidade deixando o rosto mais harmônico.

Abaixo, a youtuber Daria Dashia explica direitinho como fazer o contorno para afinar o rosto, veja:

 

Maquiagem para festas e eventos

Essa é uma maquiagem ideal para eventos e festas e por isso você pode abusar um pouco mais do brilho e da luminosidade. A influencer Juliana Goes explicar como fez a automaquiagem para sua festa de 30 anos, acompanhe:

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.