Compartilhe:

Bacalhau à Zé do Pipo

Zé do Pipo foi um dos proprietários de um famoso restaurante na cidade do Porto,(em Portugal),o  restaurante era Tasca do Zé do Pipo que era um tasco que funcionava à beira dos edifícios da imprensa e dos jornalistas da cidade de Lisboa. É a primeira forma de “fast food” nacional do século XVIII porque era […]

Publicado por: Cida Ramos

Zé do Pipo foi um dos proprietários de um famoso restaurante na cidade do Porto,(em Portugal),o  restaurante era Tasca do Zé do Pipo que era um tasco que funcionava à beira dos edifícios da imprensa e dos jornalistas da cidade de Lisboa. É a primeira forma de “fast food” nacional do século XVIII porque era um prato muito rápido de preparar e devido a isso teve um enorme sucesso na “atarefada vida cosmopolita do século XVIII.

Você poderá gostar de:

Receita de Bacalhau à Gomes Sá
Receita de Bacalhau da Bebel
Especial de Páscoa – Bacalhau ao Creme

 A receita é feita com postas do peixe que, depois de cobertas com purê de batatas e  maionese, é levado ao forno para gratinar.

Ingredientes:

1,200 kg de bacalhau
1 kg de batata
300 g de cebola
6 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de manteiga
1 pimentão vermelho
1 colher de sopa de mostarda
100 ml de vinho branco
Farinha de trigo
Azeitonas pretas
Azeite de oliva
Leite
Maionese
Sal e pimenta-do-reino

Modo de pre-preparo: 24 horas antes

Coloque o bacalhau de molho em água fria, suficiente para cobri-lo, com 24 horas de antecedência.
Troque de água umas 4 vezes.
Leve ao fogo, numa panela alta, o bacalhau e o leite.
Quando levantar fervura, cozinhe por uns 15 minutos, em fogo baixo, com a panela semi tampada.
Escorra o bacalhau e reserve 3/4 de xícara do leite.Retire as espinhas do peixe.

Modo de preparo:
Pegue as postas previamente preparadas, passe ligeiramente na farinha de trigo. Numa panela, frite as postas ligeiramente em azeite bem quente. Corte as cebolas em rodelas e frite em azeite com o louro e a pimenta, até ficar a cebola transparente.

Cozinhe as batatas e faça um purê, adicionando azeite e leite nas quantidades necessárias. Corte o alho em fatias finas e cozinhe no vinho branco. Na parte central de uma forma coloque as cebolas fritas e, por cima, disponha o bacalhau.

Preencha as laterais da forma com o purê. Pincele o purê com maionese, enfeite com tiras de pimentão vermelho e azeitonas pretas. Coloque o alho fervido no vinho somente por cima do bacalhau e leve ao forno até começar a borbulhar. Sirva acompanhado com brócolis ,cozidos ao dente, batatas assadas e ciboulette.

 Fonte:http://tvtem.globo.com

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *