Compartilhe:

Batata gratinada com cerveja e bacon ao molho creme de cebola

A Batata gratinada com cerveja e bacon ao molho creme de cebola, também conhecida como Auflauf Kartoffel , é uma receita alemã feita carinhosamente em um molho cremoso e envolvente de comer rezando!veja o passo-a-passo dessa delícia!

Publicado por: Cida Ramos

batata-gratinada-com-cerveja-e-creme-de-cebola

A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre essa receita é que ela é especial, segundo me disseram ela é uma receita alemã. Mas independente da origem dela o que importa é que ela é uma coisa maravilhosa, um prato que eu faço há anos aqui em casa e que todo mundo adora, sucesso garantido! Por isso eu resolvi compartilhar com vocês essa maravilha que é um clássico aqui em casa e na casa onde eu conheci essa delícia, a casa da minha amiga Maria Luisa.

No mesmo jantar que conheci o frango na cerveja preta, eu  tive o prazer de me deliciar com essa receita tradicional de batata gratinada com cerveja e bacon ao molho creme de cebola , Batata Auflauf Kartoffel , ela é  feita com molho de cerveja branca, sopa creme de cebola e bacons. Vocês não fazem ideia de como fica gostosa, dá para comer pura, mas ela é perfeita para acompanhar diversos tipos de pratos e o frango na cerveja é um deles.

 

Batata gratinada com cerveja e bacon ao molho creme de cebola  –  Batata Auflauf Kartoffel

Ingredientes

1 kg de batatas

1 lata de creme de leite

2 latas de cerveja

200 g de bacon picadinho

4 cebolas grandes

1 pacote de sopa creme de cebola

pimenta do reino – a gosto

Noz moscada – a gosto

Parmesão – o quanto baste

100 g de manteiga

 

Modo de preparo:

Fatie as cebolas no aparelhinho em rodelas bem fininhas e refogue na manteiga. Reserve.

Frite o bacon bem douradinho, escorra e reserve.

Fatie a batata em fatias fininhas como as para fazer batatas chips. Em um refratário ou forma unte com azeite, comece colocando uma camada de batata, uma de cebola depois e salpique alguns bacons. Repita a operação até terminarem as batatas, depois misture em uma vasilha separada a sopa de cebola, a cerveja e o creme de leite e a noz moscada. Despeje devagarinho no refratário com as batatas, por fim coloque o queijo parmesão  e leve para assar coberto com papel alumínio por mais ou menos 1 hora. Depois disso retire o papel alumínio e deixe até corar.

Dica: Estas batatas servem para acompanhar diversos pratos, um deles é o frango na cerveja que já mostramos em outra matéria.

 

Veja foto com o passo-a-passo

batata-gratinada-passo-a-passo

Receita: CidaRamos

Essa batata é perfeita para acompanhar outro prato feita também na cerveja, o frango com creme de cebola e cerveja preta

frango-na-cerveja-com-sopa-creme-cebola

 

A receita do frango você pode pegar aqui

Bom apetite!

Recomendado para você