Compartilhe:

Batata Rústica

Batata rústica, uma receita deliciosa, com cara de comida de boteco, que é de comer rezando!

Publicado por: Cida Ramos

batata-rústica-capa4

Eu confesso que sou louca por batatas, e o meu maridinho também adora. A gente se controla para não cair na tentação toda hora, mas de vez em quando a gente se joga e faz essa batata que é uma delícia mesmo que seja para comer purinha assim, com uma cervejinha bem gelada, hummm bom demais! Faz ai você também vai adorar! Ah e ela serve é claro para acompanhar vários pratos.

Receita de batata rústica

Ingredientes

5 batatas médias

1 caldo de carne ou 1 colher de tempero completo arisco

4 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

2 dentes de alho

Salsinha picada

Pimenta do reino ou pimenta calabresa à gosto

Orégano e/ou alecrim

 

Modo de preparo:

batata-rustica-passo-a-passo

 

Passo a passo como preparar a batata rústica

1  -Bata no liquidificador os temperos verdes, junto com o azeite, o alho e o molho de carne ou se preferir uma colher de tempero completo arisco.

2- Reserve o molho.

3- Lave bem as batatas, sem tirar as cascas. Corte-as em quatro partes no sentido do comprimento. Cozinhe ligeiramente as batatas, por mais ou menos 5 minutos, de modo que elas permaneçam bem firmes.

4-Coloque em uma assadeira, forrada com papel alumínio, arrumando as batatas com as cascas viradas para baixo, besunte cada pedaço de batata com a mistura de temperos no azeite, caldo de carne ou arisco, o alho e misture tudo as batatas, nessa hora polvilhe o sal a gosto, e coloque o orégano ou alecrim ou os dois se preferir e feito isso,  leve para assar por mais ou menos 40 minutos.

5-Quando estiverem coradas como na foto,. Recomendo que vire as batatas durante o cozimento, depois de bem coradinhas retire as batatas e sirva quente.

batata-rustica

 

Você pode comer assim como aperitivo, se desejar pode polvilhar com sal e pimenta do reino.

batata-rustica-com-file

 

Serve como acompanhamento para carnes, aves ou peixes ou mesmo sozinhas como tira gosto para acompanhar aquela cervejinha. Elas ficaram perfeitas para comer com filé, esse ai da foto em cima eu fiz com molho de mostarda Dijon, ficou uma delícia acompanhado com as batatas!

Dicas:
-Se quiser pode fazer a receita sem fazer o pré-cozimento das batatas, mas vai ter que cobrir o recipiente com papel alumínio antes de levar ao forno, e depois de mais ou menos 40 minutos retirar o papel para dourar. Demora mais, por isso eu cozinho um pouco antes de levar ao forno.

-Outra dica, se não gostar de muitos temperos,  coloque os que você gosta, ou  só com sal, vai ficar ótimo também.

-Se quiser que as batatas fiquem picantes, coloque pimenta calabresa antes de assar.

-Essa receita também fica ótima para batata doce, experimente!

Bom apetite!

 

Recomendado para você