Bicarbonato de sódio: 20 dicas de limpeza doméstica

Poderoso bactericida e eliminador de odores, o bicarbonato de sódio é ideal para ajudar você na limpeza e faxina da casa.

Publicado por: Redação
Imagens: Reprodução/ Puuuv Soap e timesofoman.com

Para quem tem a vida corrida (quase todo mundo!) sabe o quanto é difícil conciliar os compromissos do dia a dia com os afazeres domésticos. E a limpeza da casa é imprescindível e não tem chance de deixar para depois, pois serviço acumulado é sempre serviço dobrado.

E você não precisa compra aquele arsenal de produtos de limpeza para poder fazer uma faxina. O bicarbonato de sódio entra na lista de produtos caseiros que faz verdadeiros milagres na limpeza da casa.

1. Spray de limpeza geral da casa

Spray de limpeza geral com bicarbonato de sódio.

Faça uma mistura em um borrifador spray com:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco de álcool;
  • Algumas gostas de limão;
  • 1 pitada de sal de cozinha.

Utilize para limpar mesas, cadeiras, móveis, armários de cozinha e cômodas dos quartos. O bicarbonato age como um bactericida natural e em conjunto com o vinagre retiram odores indesejáveis. E o limão, deixa um cheirinho maravilhoso no ambiente!

Dica: Na sua faxina de armários e gavetas de roupas, essa mistura vai muito bem. Além de limpar e higienizar, espanta traças e formigas!

2. Limpeza do micro-ondas

limpando micro-ondas com bicarbonato de sódio

Micro-ondas suja com muita facilidade. A gordura e os respingos ficam sempre grudados nas paredes do aparelho e mau cheiro aparece. Com o bicarbonato é fácil de resolver: Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e o suco de um limão. Use a mistura com um pano e limpe todo o micro-ondas. Essa mistura limpa mais fácil e tira o cheiro de gordura.

3. Tirar mau cheiro da geladeira

Se a sua geladeira, mesmo de depois de limpa, ainda está com cheiro ruim, coloque potinho cheio de bicarbonato lá dentro. O bicarbonato é excelente para retirar odores indesejáveis.

4. Limpar fundo de panela queimada

limpando fundo de panela queimado com bicarbonato.

Imagem: Shutterstock / TudoGostoso

Coloque bicarbonato com água na panela e aqueça até ferver. Deixe de um dia para o outro e depois lave normalmente.

5. Tirar mancha do colchão

fonte: remedyhealthcare.net

Colchão manchado? Fácil resolver. Coloque bicarbonato seco na mancha e com uma escova de dentes velha, molhe no vinagre e esfregue bem. Desse jeito você evita molhar muito o colchão e ainda consegue tirar a sujeira. Tenha sempre uma flanela limpa e seca para ir secando conforme for limpando.

6. Tirar cheiro ruim do colchão

Conforme o tempo passa, o colchão vai ficando amarelado e com o cheiro nada agradável. É normal, pois suamos a noite e as bactérias acham o lugar propício para viver, daí o cheiro ruim. Com ajuda de uma peneira, polvilhe bicarbonato de sódio por todo o colchão. Esfregue devagar com uma escovinha macia e deixe por umas 3 horas. Na sequência retire todo o pó com um aspirador.

O bicarbonato além de eliminar o cheiro ruim, ajuda a eliminar as bactérias e ácaros presentes no colchão.

Você pode também borrifar a mistura da primeira receita se ainda persistirem as manchas e cheiro ruim.

Veja também: Como Eliminar o Cheiro de xixi no sofá, colchão e banheiro

7. Limpa forno potente!

Forno encardido e com sujeira encrustada também tem jeito! Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com um pouco de água e mexa até vivar uma pasta. Use uma esponja de cozinha e espalhe bem pelo forno todo. Deixe de um dia para o outro e depois limpe com uma solução de água com vinagre.

8. Limpar e tirar mancha do sofá com bicarbonato

Faça uma mistura com 3 colheres de sopa de bicarbonato, algumas gotas de detergente neutro, 1 colher de vinagre e um pouco de água. Faça uma mistura pastosa e aplique na macha com ajuda de uma escova macia. Retire com um pano seco para não molhar demais o estofamento.

Veja também: Dicas de como limpar o sofá corretamente

9. Limpar rejuntes encardidos e mofados

Geralmente é no banheiro que o rejuntes dos azulejos ficam escuros e mofados, provocando mau cheiro e um aspecto muito feio. Para resolver isso, faça duas misturas simples. Em um recipiente faça uma mistura em pastes iguais de vinagre e água. Em outro recipiente faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato para uma de água oxigenada de 20 volumes.

Para usar, use aplique a primeira mistura, depois a mistura pastosa. Esfregue e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.

Veja também: Receita caseira: Como limpar azulejos de banheiro

10. Limpeza de ralos

Você pode fazer a limpeza dos ralos pelo menos uma vez por mês usando ½ xícara de chá de bicarbonato de sódio e 1 xícara de chá de vinagre. Espere 10 minutos e depois jogue bastante água quente.

11. Limpeza de frutas e legumes

Em um estudo recente, verificou-se que o bicarbonato de sódio pode retirar até 90% dos agrotóxicos mais comuns presentes em frutas e legumes.

Para fazer a mistura você vai usar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água filtrada. Deixe as frutas e legumes de molho por 15 minutos e depois enxágue bem com água corrente.

Após isso, é recomendável você deixar as frutas de molho em outra mistura de 1 colher de sopa de água sanitária ou sanitizante apropriado para cada litro de água. O bicarbonato é ideal para retirar o excesso de agrotóxicos, porém não elimina as bactérias e impurezas presentes nos legumes. Os dois processos se completam e são importante para se consumir os alimentos mais limpos.

12. Banho seco para cachorros

Dia de faxina até os cachorros da casa entram na dança. Se por algum motivo você não puder lavar o seu cãozinho, faça a seguinte mistura: 1 xícara de chá de amido de milho (maizena) e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Comece escovando bem o pelo do animal, em seguida aplique a mistura e esfregue bem até penetrar bem o pó. Em seguida escove bem o pelo do seu cachorro para sair o excesso da mistura.

Esse banho seco retira aquele “fedidinho” do seu cachorro com muita facilidade. Mas atenção, não utilize se o seu cão estiver com algum ferimento ou machucado.

13. Tirar cheiro de potes de plástico e vidros

Faça uma solução de bicarbonato e água e deixe de molho por 30 minutos. Tira todo o cheiro ruim inclusivo o de alho e cebola, que são bem difíceis de eliminar.

14. Limpeza de carpetes e tapetes

Faça um mistura de partes iguais com bicarbonato e vinagre branco e use em spray para pulverizar nos tapetes de carpetes sujos. Se houver manchar, aplique o bicarbonato puro em seguida pulverize a mistura. Esfregue bem com uma escova e retire com um pano limpo.

15. Tirar cheiro de mofo de roupas

Na hora de lavar, jogue um pouco de bicarbonato de sódio dentro da máquina de lavar e continue com o ciclo de lavagem normal (alguns minutos de molho ajudam). Essa dica ainda ajuda a deixar mais branquinhas as camisas, meias e roupas de cama. Super funciona!

Veja também: Como eliminar cheiro das roupas de ginástica?

16. Higienizar escovas de dente e pentes de cabelo

Em um recipiente, adicione água morna e bicarbonato de sódio e deixe de molho escovas de dente. Serve também para pentes e escovas de cabelo.

17. Tirando manchas de comida dos tecidos

lavando e tirando manchas dos panos de prato

Sabe aquela toalha de mesa cheia de manchas de molho e comida? O bicarbonato de sódia dá jeito! Coloque um pouco de bicarbonato em cima da mancha, espalhe bem e depois pingue algumas gotas de vinagre. Espere a mistura ferver e depois de 5 minutos lave normalmente.

18. Higienizar e limpar tábuas de carne

Faça um mistura em dois litros de água com: 3 colheres de bicarbonato e 2 colheres de água sanitária. Deixe de molho de 1 hora e na sequencia lave bem com água corrente.

19. Limpar faróis de carro e retirar manchas

Na parte da frente dos carros, é comum ficarem grudados insetos, seiva de árvores e resíduos de combustível. Para limpar, coloque o bicarbonato puro em uma esponja macia, umedeça e limpe as partes encardidas.

20. Limpar e desodorizar vasos sanitários

Limpando vaso sanitário

Para quem é alérgico ou não quer usar água sanitária nos vasos sanitários. Jogue 2 colheres de sopa de bicarbonato e meio copo de vinagre branco. Esfregue todo o vaso e deixe agir 10 minutos. Enxágue normalmente.

Tags:

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.