Compartilhe:

Bife ao Marrare

A simplicidade em sua forma mais requintada. O Oba traz um dos pratos mais simples e sofisticados do mundo. Antonio Marrare, italiano, abriu 4 cafés em Lisboa, no final do século XIX. Todos alcançaram sucesso, graças a esta obra prima da culinária. Um bife…sal, pimenta-do-reino moída na hora, manteiga e creme de leite… batatas para […]

Publicado por: Cida Ramos

DSC05308

A simplicidade em sua forma mais requintada. O Oba traz um dos pratos mais simples e sofisticados do mundo. Antonio Marrare, italiano, abriu 4 cafés em Lisboa, no final do século XIX.

Todos alcançaram sucesso, graças a esta obra prima da culinária. Um bife…sal, pimenta-do-reino moída na hora, manteiga e creme de leite… batatas para acompanhar… e não precisa mais nada. Este é o segredo da Gastronomia. Com algo tão simples, alcançar o céu.

A suntuosidade do molho de manteiga e creme de leite recobrindo a carne, é para comer de olhos fechados. Para os mais puristas, devo ter cometido uma heresia. Colocar pimenta-rosa por cima do bife. Mas, garanto, o sabor ficou inebriante. Usei um corte de contra-filé. Com osso, pois gosto de filés com osso. Além de manter a carne quente por mais tempo, o visual fica extremamente agradável. Ainda mais se for servido na panela do preparo, neste caso, uma frigideira de ferro. Para acompanhar, batatas cozidas e grelhadas, com perfume de alecrim e dentes de alho também grelhados.

INGREDIENTES (2 pessoas)

1 bife de contra-filé, com osso, cortado com
2 dedos de altura e limpos do excesso de gordura, com cerca de 700 g
2 colheres (sopa) de creme de leite 3 colheres (sopa) de manteiga Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para as batatas
4 batatas médias cozidas e com casca
4 galhinhos de alecrim
5 dentes de alho,com casca
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO
Esquente metade da manteiga em uma frigideira pesada (de preferência, de ferro). Tempere o bife com sal e pimenta. Grelhe em fogo alto, até atingir o ponto desejado. Grelhe uma vez de cada lado, sem mexer na carne. Retire o bife e reserve em uma travessa. Abaixe bem o fogo. Coloque o restante da manteiga na mesma panela e incorpore o creme de leite. Misture bem, deglaceando o fundo. Deixe reduzir pela metade. Tempere com sal e pimenta. Em outra frigideira, aqueça o azeite para as batatas. Coloque-as e adicione o alho. Deixe um pouco e coloque o alecrim. Tempere com sal e pimenta. Grelhe até dourar. Volte o bife para a panela do molho. Aqueça e cubra a carne com o molho. Arrume as batatas, o alho e o alecrim na panela. Sirva imediatamente. Se quiser, polvilhe pimenta-rosa sobre o filé, mas não é necessário. Assim…simples, sofisticado e maravilhoso. Pratos que tem mais de 100 anos e nunca perdem a majestade

Fonte:Conteúdo do site:obagastronomia

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *