Compartilhe:

Bolo cremoso de chocolate com geleia de laranja sem glúten

O bolo do Lucas Hollweg é uma escolha perfeita para um bolo sem glúten e que fica delicioso. Bastante úmido, com um sabor intenso de chocolate.

Publicado por: Cida Ramos

bolo-umido-de-chocolate-sem-gluten2942

Receita retirada do livro Good Things to Eathttp://ir-na.amazon-adsystem.com/e/ir?t=technikitche-20&l=as2&o=1&a=0007364075,( Coisas boas para comer) que vi no blog que adoro visitar e que tem receitas maravilhosas de fazer e comer. Se você quiser dar uma olhada, no technicolorkitchen, vale a pena a visita. E essa receita de bolo de chocolate, em especial, fica com um sabor fantástico e um dos motivos disso é a geleia de laranja, que parece que foram feitos um para o outro 🙂

Bolo cremoso de chocolate e geleia de laranja – bolo Lucas Hollweg

Ingredientes:

150g de manteiga sem sal

150g de chocolate picado – a receita pede chocolate com 60-70% de cacau, usei um com 53%

100g de geleia de laranja pedaçuda

raspas da casca de 1 laranja grande

125g de açúcar cristal

4 ovos, gemas e claras separadas

½ colher (chá) de extrato de baunilha

1 pitada de sal

½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar

açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte levemente com manteiga uma forma redonda de 20cm com fundo removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.

Coloque a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo, acrescente o chocolate e aguarde 1-2 minutos. Misture até que o chocolate derreta completamente. Coloque a geleia de laranja e as raspas de laranja no processador de alimentos e processe até conseguir um purezinho. Acrescente o açúcar e processe novamente. Incorpore o purê à mistura de chocolate.

Adicione as gemas à mistura e bata vigorosamente. Acrescente a baunilha. Peneire o cacau sobre a massa e bata bem. Em uma tigela bem limpa e seca, usando a batedeira, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Adicione 1/3 das claras à mistura de chocolate e bata. Acrescente as claras restantes e mistura gentilmente com uma espátula, misturando de baixo para cima.

Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o centro do bolo esteja firme e opaco. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos e então desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Sirva morno ou em temperatura ambiente com sorvete de baunilha ou creme chantilly.

Veja também

Receita de Bolo de Chocolate sem farinha

Bolo de mandioca sem farinha

Bolo de Chocolate do Jamie Oliver

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *