Bolo de aniversário recheado com morango,chocolate e beijinho

Aprenda a fazer bolo de aniversário recheado com morango, chocolate e beijinho de coco que é perfeito para qualquer tipo de aniversário ou festa! É o melhor bolo de aniversário do mundo!

Publicado por: Cida Ramos

Hoje você vai aprender a fazer um bolo de aniversário recheado com morango, chocolate e beijinho de coco que é perfeito para qualquer tipo de aniversário ou festa. Ele tem mais dois recheios, baba de moça e beijinho de coco, pensa uma maravilha!?

Aqui em casa esse bolo já é uma tradição para o aniversário do meu marido e do meu também! Eu costumo variar mais os meus recheios, mas a camada de morango não pode faltar!

Eu costumo fazer a massa do bolo com ovos caipira, com manteiga caseira e com muito carinho é claro. Depois basta colocar os recheios que também faço em casa, cobrir com um glacê simples de nata batida com leite condensado e ganache de chocolate.

Depois basta decorar com morangos e pronto! O bolo delicioso que encanta os convidados e toda família está pronto. E é assim que costumamos comemorar o nosso aniversário por aqui.

Na verdade costuma ser “mesversário” então o bolo tem que ser grande para dar pra todo mundo e ainda durar alguns dias. O bolo tem que ter massas, recheios, calda para umedecer e coberturas, tudo para que ele fique maravilhoso como você pode ver na foto.

Nas fotos vocês podem ver o passo a passo direitinho, mas é claro que vou dar as receitas de tudo. Confira tudo o que você precisa para fazer um bolo de aniversário recheado com morango e chocolate, e mais…beijinho de coco e baba de moça!

As massas do bolo…

Você vai precisar fazer as etapas do bolo, primeiro faça a massa de pão de ló, eu faço 2 formas quadradas grandes, então dobro a receita, se preferir um bolo menor faça a receita normalmente. No caso para fazer os recheios você vai precisar assar separadamente 2 receitas. E mais uma do brownie de chocolate. Depois divida as receitas ao meio, molhe com a calda e depois coloque os recheios.

Normalmente eu costumo começar deixando o brownie por baixo, porque ele é mais denso, ai dá mais base para o bolo. Mas faça como você preferir.

Bolo com massa de pão de ló

Ingredientes

Massa

  •  4 ovos
  •  150gr de açúcar
  •  100ml de água
  •  30 ml de óleo de coco ou manteiga
  •  175gr de farinha de trigo peneirada
  •  ½ colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo da Massa

  1. – Bater os ovos com o açúcar em velocidade alta por 10 min. até obter um creme branco e aerado.
  2. – Ferver a água e juntar aos ovos batendo na menor velocidade e depois juntar o óleo.
  3. – Juntar a farinha peneirada.
  4. – Adicionar o fermento, parando de bater rapidamente.
  5. – Colocar em forma redonda de aro removível, forrada de papel manteiga.
  6. – Assar a 180º por 35min.
  7. – Descansar a massa por um dia embalada em papel filme para não ressecar.

Veja todos os detalhes aqui >> Bolo Bem casado com massa de pão de ló

Receita de Brownie de Chocolate

  • 1 1/2 xícaras (chá)  de farinha
  • 40g de chocolate em pó ou cacau 32%
  • 2 barra de chocolate meio amargo (Eu coloco 3 só de meio amargo)
  • 1 barra de chocolate ao leite
  • 200g de manteiga (eu coloco um tablete inteiro com sal)
  • 6 ovos inteiros
  • 200 ml de mel (opcional, mas fica melhor com ele)
  • 2  xícaras (chá)  de açúcar
  • 1g de sal (uma pitada)
  • 150g de nozes picadas
  • 50 g de passas (escura)
  • 1 cálice de rum (opcional) (eu coloco licor de nozes Nocello)
  • 1 colher (chá ) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve
  2. Passe a farinha e o fermento em pó e o chocolate em pó  e a pitada de sal pela peneira para uma tigela. Reserve
  3. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique as barras de chocolate o meio amargo e o ao leite. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
  4. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água demais para não respingar dentro da tigela pra não desandar o chocolate. Tome cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, mexa bem com uma colher de pau para misturar com a manteiga.
  5. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos depois o mel. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada.
  6. Desligue a batedeira e misture, aos poucos, o chocolate derretido com uma colher de pau ou uma espátula. Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.
  7. Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate , mexendo delicadamente.Acrescente as nozes picadas, as passas e o rum. Transfira a massa para a assadeira untada.
  8. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 20 a 30 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente mole no centro).
  9. Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme, com calda quente de chocolate meio amargo.
  10. Assim que obter uma mistura lisa, retire do banho-maria.

Dicas

(Eu faço  no microondas, na potência 70%,(média)  mexendo após 20 segundos, depois 10 segundos, depois mais 10 segundos, e depois a cada 5 segundos, até derreter – o tempo total vai depender do microondas…)

Untar forma de fundo falso e/ou de bolo inglês aquelas formas  redondas que abrem do lado. Se você não tiver esse tipo de forma coloque numa forma normal forrada com papel manteiga. Habitualmente as pessoas costumam fazer em uma forma retangular e cortar em quadradinhos, eu prefiro fazer na forma redonda porque acho mais interessante, assim todas as fatias ficam com aquela parte mais úmida do centro da forma. Mas fica ao seu critério a forma que vai usar.

Veja todos os detalhes da receita aqui>> Brownie de chocolate

Os Recheios…

Baba de moça

Foto via: 40forever.com.br

Um dos recheios de bolo de festa mais tradicional é o  baba de moça,  é um recheio leve e saboroso, feito à base de gemas e leite de coco. Ele combina mais com cerimônias ou festas realizadas durante o dia. Além de servir como recheio imbatível para bolos ela também serve como calda para diversas sobremesas.

Ingredientes

  • 6 gemas
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher se chá de essência de baunilha

Modo de preparo

  1. Peneire as gemas e despreze películas que ficaram na peneira. Não raspe a peneira por dentro e nem por fora.
  2. Leve ao fogo baixo, a mistura de todos os ingredientes até começar a engrossar. Retire do fogo e mexa até esfriar para que a baba não talhe.
  3. Dica: Para versão tradicional – se preferir mais sabor e textura, pode colocar também 1/2 xícara de coco ralado na receita tradicional de baba de moça.

2ª versão – a outra opção dessa receita basta acrescentar 1 lata de leite condensado. Neste caso, para a Baba de Moça não talhar, acrescente para cada receita; 1 colher (de sobremesa) de maizena em 1 xícara de leite de coco.

Veja também>> Mais receitas de recheios para bolos 

Geleia de morangos

receita-de-geleita-de-morango-caseira-pta

Ingredientes:

  • 1 caixinha de morangos maduros limpos e sem as folhinhas e ligeiramente picados
  • 1 xícara de chá de açúcar (pode ser cristal ou demerara) a que você preferir
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara chá de água

Modo de preparo:

Coloque a água e o açúcar dentro da panela, mexa apenas para misturar. Deixe ferver sem misturar em uma panela aberta e funda por mais ou menos 15 minutos até encorpar a calda de açúcar. Depois acrescente os morangos picados junto com o suco de limão. Misture de deixe ferver por mais ou menos 5 minutos. Não precisa mexer. Se quiser pode retirar a espuma que se forma no meio por cima. E está pronta a sua geleia de morango deliciosa.

Dica: Para fazer essa receita eu uso 6 caixinhas. Mas não precisa colocar muito limão, basta acrescentar o suco de mais 1 limão.

Veja todos os detalhes e vídeo dessa receita >> Receita de geleia de morango 

Recheio de beijinho de coco


Foto via: aquinacozinha

Ingredientes

  • 100 gramas de coco ralado
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 garrafa de leite de coco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes numa panela e mexa até ferver.

Dica: Para uma opção menos doce acrescente uma lata de creme de leite sem soro, ou creme de leite fresco na mistura

Recheio de Creme branco 

  •  375gr de leite condensado
  •  100gr de creme de leite em lata sem soro
  •  7,5 gr de manteiga
  •  17,5gr de farinha de trigo

Modo de preparo:

– Com um fouet, misturar a farinha com o creme de leite e o leite condensado.

– Juntar a manteiga e levar ao fogo baixo.

– Ficar mexendo para não grudar.

– Quando estiver no ponto de brigadeiro, desprendendo do fundo, colocar numa tigela e cobrir com papel filme.

Para a Calda

Ingredientes

  •  200gr de água
  •  100gr de açúcar
  •  1 cravo da Índia

Modo de preparo:

– Misturar a água, o açúcar e o cravo e ferver por 3 min.

Coberturas do bolo…

Ganache de chocolate

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite (pode ser feito com nata ou creme de leite fresco).
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo no banho maria

Ganache-Chocolate-Banho-Maria

Foto via: Uol

Como falei, eu acho que a melhor maneira é derreter em banho maria. Coloque o chocolate em um pote refratário (que pode esquentar). Dentro de uma panela ou frigideira com água. No banho maria, basta tomar cuidado para não entrar água. Vai mexendo aos poucos até derreter o chocolate. Depois acrescente o creme de leite sem soro. Misture bem até ficar um creme liso e está pronto.

Mas se quiser fazer no microondas pode ser também.

Modo de preparo no microondas 

Em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate em pedaços pequenos, depois coloque essa vasilha em um pote de plástico com um pouco de água (isso vai ajudar a não errar e queimar o seu ganache). Leve ao microondas por 30 segundos, retire só o pote de vidro com o chocolate, misture bem, leve novamente por mais 30 segundos, depois retire misture e verifique se já diluiu todo o chocolate, se não estiver repita por mais 30 segundos, até que o chocolate esteja derretido por completo. Se estiver todo derretido coloque o creme de leite, misture e se resultar em um creme brilhante e liso está pronto e é só reservar! Utilize totalmente frio.

Creme 4 leites

Essa é uma opção que você pode fazer se não quiser usar o recheio de baba de moça.

Foto: Renata Paula

Esse é um dos  mais pedidos nas confeitarias e também um dos mais saborosos tanto pra cobertura como para recheios de bolo. Se você não conhece vai se surpreender com a receita, é muito fácil e saborosa.

Ingredientes

  • 395 g de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro
  • 200 ml de leite de coco
  • 100 g de leite em pó

Modo de preparo:

1 – junte em uma panela todos os ingredientes, mexa até tudo se misturar bem.

2 – leve a panela ao fogo baixo, sempre mexendo até que o creme engrosse.

 Glacê de chantilly

É uma receita simples pode ser usada para fazer um bolo de aniversário com um delicioso glacê de chantilly igual ao do seu confeiteiro favorito.

Ingredientes

  • 1 pote de nata ou creme de leite fresco
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo

1 -Refrigere a tigela de mistura e os batedores por cerca de 1h. E também os ingredientes a nata e o leite condensado.

2- Depois de tudo bem geladinho, misture os dois ingredientes e bata até dar ponto de chantilly.

Dicas:

Bolos com coberturas de chantilly devem ser mantidos refrigerados.

Para uma versão de chocolate, substitua a metade do açúcar de confeiteiro por cacau.

Veja também: Várias receitas de Glacês para confeitar bolos

 

Veja o passo a passo da montagem e cobertura do bolo

 

Espero que tenham gostado das receitas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita! 🙂

Veja mais dicas e receitas de bolos:

Receita de Bolo de aniversário ou casamento: 7 receitas deliciosas!

Bolo de aniversário para festa infantil com recheio de abacaxi

Receita de bolo decorado com pasta americana: Passo a passo

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *