Compartilhe:

Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa

Bolo de chocolate é bom, e este tem coca-cola, cobertura e recheio de coco com amêndoas,fica lindo e muito gostoso, dá pra fazer como bolo de aniversário ou casamento de tão gostoso que é, experimente!

Publicado por: Cida Ramos

bolo-de-chocolate-com-coca-cola-cobertura-amendoas-recheio-doce-de-leite-coco-amendoas-capa

Só de olhar a foto dá água na boca, então faz ai esta receita que é uma delícia!

Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa

adapted from Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

 

– xícara medidora de 240ml

Bolo:

42g de chocolate amargo picado – usei 72% de cacau

2/3 xícara (160ml) de buttermilk*(pode substituir por

3 ovos

1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) de óleo – use um que não tenha sabor marcante, como o de canola

1 ½ colheres (chá) de baunilha

2 xícaras (400g) de açúcar

2 ¾ xícaras de farinha especial para bolos (cake flour)**

½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar

1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio

¼ colher (chá) de canela em pó

2/3 xícara (160ml) de Coca-Cola

 

Recheio/cobertura:

1 xícara (90g) de coco em flocos adoçado – usei coco ralado comum

1 xícara (112g) de amêndoas em lâminas

2 latas (395g cada) de leite condensado

 

Para o bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte três formas redondas de 22cm com manteiga ou cooking spray; forre o fundo de cada forma com papel manteiga e unte o papel também.

Leve o chocolate e o buttermilk juntos ao banho-maria e aqueça, mexendo com freqüência, até que o chocolate derreta (aprox. 7 minutos); não deixe o buttermilk ferver ou pode talhar. Retire do fogo e misture bem até obter um líquido homogêneo.

Na tigela grande da batedeira, bata ligeiramente os ovos. Acrescente o óleo e a baunilha, bata, e vá adicionando gradualmente o açúcar, até incorporar bem. Junte a mistura de chocolate e bata até homogeneizar tudo.

Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e a canela. Em duas ou três adições, batendo bem entre uma e outra e alternando ingredientes secos e líquidos, coloque a mistura peneirada e a coca-cola na massa de bolo. Divida-a entre as três assadeiras preparadas.

Asse por aproximadamente 25 minutos (os meus bolos assaram por 35) e faça o teste do palito. Retire do forno e deixe os bolos esfriarem nas formas por 10 minutos; depois disso, inverta-os sobre gradinhas para que esfriem completamente, por pelo menos 1 hora.

Agora, faça o recheio/cobertura: pré-aqueça o forno a 175ºC. Espalhe o coco numa assadeira, numa camada homogênea. Leve ao forno por 5-7 minutos, dando uma sacudida na assadeira na metade do tempo, até que o coco comece a dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Repita o processo com as amêndoas e deixe o forno aceso.

Coloque o leite condensado em um refratário, cubra firmemente com papel alumínio e leve ao forno, em banho-maria, por 2 horas, mexendo umas duas vezes durante o cozimento, até o leite condensado ficar com cor de caramelo. Sempre remova o papel alumínio com cuidado, pois o vapor pode causa queimaduras.

Transfira o leite caramelizado para uma tigela e misture bem. Junte o coco e as amêndoas (eu reservei um pouquinho pra polvilhar o bolo). Deixe esfriar um pouco, cubra com filme PVC, pressionando-o diretamente sobre o creme e leve à geladeira para que esfrie completamente, mas sem firmar demais (1 a 1 hora e meia).

Para montar: coloque um dos bolos em um prato ou suporte, com o lado plano para cima. Cubra com ¾ xícara de recheio, espalhando bem. Faça o mesmo com o segundo bolo e mais ¾ xícara de recheio. Finalize com o último bolo e cubra com o restante da mistura de doce de leite, deixando escorrer pelos lados.

Leve o bolo à geladeira, descoberto, por pelo menos 1 hora, até que a cobertura firme. Cubra então com uma tigela invertida até a hora de servir. Isso vai impedir que o bolo resseque e que a se forme uma crostinha na cobertura. Refrigerar o bolo também torna mais fácil a tarefa de cortá-lo; ao fazê-lo, use uma faca serrilhada, se possível mergulhada em água quente – este bolo é extremamente fofinho!

Dicas

* aqui não temos buttermilk, então substituí da seguinte maneira: coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco numa xícara medidora (240ml) e complete com leite. Reserve por 5 minutos e utilize.

** a mesma coisa ocorre com farinha de trigo especial para bolos, por isso usei 7/8 xícara de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) de maisena para cada xícara de cake flour.

Rend.: 16-20 porções

Fonte: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa

  1. Ione França disse:

    Posso substituir coca cola por outro ingrediente? Tenho restrições, grata, Ione.

    1. Cida Ramos disse:

      Pode, pode ser outro refrigerante qualquer. Obrigada pela visita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *