Compartilhe:

Bolo de mandioca sem farinha de liquidificador

Aprenda a fazer esta receita de bolo de mandioca sem farinha de liquidificador, que dispensa o uso da farinha de trigo e é feita toda no liquidificador. Fácil né? Experimente, fica deliciosa!

Publicado por: Cida Ramos

bolo-de-mandioca-sem-farinha-feito-no-liquidificador

Mandioca, macaxeira ou aipim, enfim, independentemente do nome que é chamado esta raiz tipicamente brasileira, além de nutritiva é a base principal da nossa receita que tem vantagem de não usar farinha.E nos colocamos que é bolo de mandioca ou bolo de aipim sem farinha, porque muitas pessoas não sabem se nesse bolo vai farinha.

Este bolo pode ser servido quente mesmo ou frio, fica uma delicia do mesmo jeito e vai depender do gosto de cada um. Fica molhadinho, pois não usa farinha, sendo que sua característica não é de um bolo crescido demais, mas tem uma leve cremosidade devido a adição do queijo e do leite de coco.

Bom, chega de ficar com água no boca e vamos à receita.

 

 

Veja também:

Bolo Mané Pelado de mandioca

Bolo de mandioca com leite condensado e coco

 

 

Receita de bolo de mandioca sem farinha de liquidificador

Ingredientes:

– 1 kg de mandioca (crua);
– 200 ml de leite de coco;
– 4 ovos;
– 2 xícaras de açúcar;
– 1 pacotinho de coco ralado ;
– 120 g de manteiga;
– 1 xícara de queijo parmesão ralado ou minas curado;
– 1 colher de fermento em pó;
– 1 colher de café de sal;
– 60 ml de leite fervido;

Preparo

No liquidificador bata a mandioca crua junto com o leite de coco, o açúcar, os ovos, o leite e manteiga. Se a quantidade for muita para o seu liquidificador, divida a receita e faça em duas etapas.

Em uma vasilha acrescente o sal, o coco ralado e o fermento. Misture e coloque em uma forma untada. Leve ao forno médio pré-aquecido  por mais ou menos 40 a 50 minutos dependendo do seu forno. Para verificar se está assado basta colocar o palito no meio do bolo e ver se sai seco. Se ainda estiver mole ou grudando no palito, deixe mais um pouco. O forno não pode estar muito alto para não tostar por fora e ficar cru por dentro, por isso não tenha pressa. Se dobrar a receita vai precisar do dobro do tempo para assar.

Neste caso, você também pode bater a mandioca com o leite e leite de coco, reservar e bater os ovos a manteiga, o açúcar separadamente, depois juntar com os outros ingredientes, principalmente se você dobrar a receita como eu costumo fazer para um tabuleiro grande.

Dica: Sobre o uso do fermento – Você pode achar que não precisa fermento porque não vai farinha ou fubá, mas no caso ele é usado porque a mandioca (que é matéria prima para tapioca, por exemplo) depois de ralada, mesmo espremendo solta um pouco da sua liga, e assim sendo, se você quiser que ele fique mais fofinho, mais solto use o fermento, que é o que eu faço nos meus bolos, como esse que você pode ver na foto. Se você não usar o fermento o seu bolo vai ficar mais digamos “liguento”. Mas a opção é sua, pode não usar se não quiser.

 

Gostaram? Veja mais no nosso canal de receitas.

Veja também:

Bolo de mandioca com coco

Bolo de mandioca com queijo e coco receita Cora Coralina

Bolo fofinho de mandioca com coco

 

Espero que gostem da receita, deixe o seu comentário. Obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

7 Respostas para “Bolo de mandioca sem farinha de liquidificador

  1. Vanessa disse:

    Olá, fiz este bolo mas ele não assou por dentro… Fez uma casquinha por fora, mas qdo cortei estava totalmente cru. Sabe me dizer onde errei?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Vanessa, talvez seu forno estivesse quente demais ai ele assou por fora antes de assar por dentro. Normalmente é isso que acontece quando o forno tá quente demais. O ideal é deixar nos 180 a 200 g ou no forno médio nos fogões que não tem como medir a temperatura. E depois é só esperar o tempo recomendado, ai enfiar o palito antes de tirar o bolo do forno. Se vc tivesse feito isso, poderia ter visto que estava mole, abaixaria o forno e deixaria mais um pouco até assar por dentro. É uma pena que tenha dado errado, este bolo é um dos que eu mais gosto de fazer e fica perfeito, delicioso, pode ver pela foto né? Vale a pena tentar de novo, deixe assar por mais ou menos 40 minutos. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  2. Edinalia Alves de Matos disse:

    Boa tarde,Cida Ramos.
    Amei encontrar esse site. Parabéns, por ser tão prendada nos doces e bolos, admiro pessoas assim, como você, gostaria de ser assim,kkkkk, porque eu amo fazer bolos e doces, mais não tenho essa habilidade . Mais vou tentar fazer esse bolo, está com uma linda aparência.
    Se der certo, vou contar, kkkkk. Abraços .

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Edinalia, que bom que você gostou! Estou feliz que tenha encontrado o nosso site, que tenha gostado e muito feliz também pelo seu gentil comentário. Muito obrigada 🙂 Mas olha, se você fizer a receita a primeira vez já vai ver que é simples. E com o treino qualquer pessoa pode “se dar bem” na cozinha. Seguindo a receitas direitinho eu fui conseguindo ganhar experiência e até me aventurando, mudando e inventando algumas. Cozinhar é uma coisa simples, e se a pessoa gosta tudo fica ainda mais fácil. Cozinhar é um ato de amor de verdade. É bom fazer feliz colocando na mesa algo que você mesma fez, e ai ver as pessoas comendo e gostando. Cresci vendo a minha mãe, minha tia, fazendo isso. E para mim foi inspirador vê-las fazendo alquimia na cozinha, é quase uma mágica né? Fico feliz em servir de inspiração para outras pessoas assim como você. Obrigada pelo carinho e conte comigo sempre que precisar. Se tiver alguma receita que não tenha encontrado aqui, pode me falar que eu coloco tá? Então fique a vontade para vir sempre que quiser eu vou estar sempre aqui pra você. Beijos e boa semana e volte para me contar como foi. :* 🙂 <3

  3. Maristela disse:

    Olá o bolo parece ficar delicioso, mas uma dúvida…para que o fermento? Ele nao cresce somente o trigo, fubá…?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Maristela, você pode achar que não precisa fermento porque não vai farinha ou fubá, mas no caso ele é usado porque a mandioca (que é matéria prima para tapioca, por exemplo) depois de ralada, mesmo espremendo solta um pouco da sua liga, e assim sendo, se você quiser que ele fique mais fofinho, mais solto use o fermento, que é o que eu faço nos meus bolos, como esse que você pode ver na foto. Se você não usar o fermento o seu bolo vai ficar mais digamos “liguento”. Mas a opção é sua, pode não usar se não quiser. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  4. Renata disse:

    eu fiz ficouuu divinooo,porem n coloquei leite de coco nem queijo,e acrescentei suas colhersinha de fuba p ajuda engrossa rapido.ficou uma deliciaaa…huuummmmm
    mas demorou bastante p assar rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *