Compartilhe:

Todos os modelos e tipos de botas para o inverno – Dicas pra você acertar na escolha

Impossível não lembrar das botas femininas no inverno não é? Selecionamos os principais tipos de botas femininas para você saber combinar com seu estilo.

Publicado por: Cida Ramos

botas-over-knee-cuissard-e-todos-os-tipos-moda-inverno

Existem várias dúvidas na hora de escolher, comprar e usar botas. A maioria das mulheres têm essa dúvida e me fazem várias perguntas sobre elas.

E para ajudar todas vocês que tem dúvidas sobre isso, vamos falar hoje de todos os modelos de botas e como usá-las sem erro.

Para alguns tipos de bota eu tenho outra matéria que pode complementar as informações e por isso vou deixar os links para quem quiser saber mais. Ai basta clicar no link, para ver a outra matéria mais completa, com mais fotos e dicas.

 

Todos os modelos e tipos de botas para o inverno – Dicas  pra você acertar na escolha

Uma observação especial por conta das perguntas que costumo receber, tais como:

Posso usar bota de cano longo em um casamento?

Posso ir ao trabalho com bota de cano acima do joelho a Over The Knee?

Posso ir a uma festa requintada como Bodas com bota de cano longo e salto fino?

Resposta para todas: Quer seguir a etiqueta correta? Então a resposta é Não  para todas as perguntas! As botas não são calçados adequados para casamentos, festas formais como formatura, baile, bodas, inaugurações, ou qualquer festa formal onde o traje adequado é o social ou passeio completo.

As botas são calçados informais, eram calçados do campo que foram trazidos para cidade pela moda, e passou a ser usado no ambiente urbano apenas para ocasiões informais. Mesmo que a bota tenha um salto fino, bico fino e que seja linda, ela não é para evento formal.

Você pode até ver as famosas usando no tapete vermelho, ou em festas, mas elas tem ‘licença’ poética para isso. Elas querem ‘causar’ seja para que falem bem ou mal. E por isso elas vivem burlando a etiqueta e cometendo algumas gafes aqui e ali.

Mas se você não é famosa ou sub celebridade, e não quer ‘causar’ de forma errada, apenas para que  ‘falem mal mas falem de mim’ então o melhor é deixar a bota para os lugares adequados a ela.

Cano curto, médio ou longo? Nessa matéria selecionamos os principais modelos de botas femininas que sempre são destaques no inverno.  Sempre que as temperaturas começam a cair e a gente já guarda as sandálias nas caixas. E as botas se tornam nossas grandes amigas sejam elas de cano curto, médio ou longo.

Tudo sobre as botas femininas

Veja a bota mais indicada para seu tipo de corpo e como combiná-la com o que você tem no guarda-roupa

Botas Cuissarde ou botas Over-the-Knees – As botas de cano acima do joelho

Esse modelo deixas as mulheres mais sensuais, se não usadas com cuidado e com uma combinação adequada você pode acabar tendo um look vulgar.

Como usar?

Sucesso nas passarelas do mundo, o modelo – cuja altura fica acima dos joelhos – começa a aparecer nas ruas brasileiras. O ideal é usá-las em produções de tom único, com peças sobrepostas, como maxicardigans, trench coats e casacos compridos.

Quem pode calçá-las?

As cuissardes só ficam bem em mulher de pernas finas. Se você não tiver a estrutura muito delicada e longilínea, as botas podem deixar seu visual pesado e desarmonioso. Melhores opções Invista no pretinho básico, de preferência nos modelos feitos de couro opaco. As botas com brilho podem ser deixadas para o look balada.

Você pode ver fotos e várias dicas para quem tem pernas grossas ou veste plus size nessa matéria com dicas de como usar durante o dia, como as baixinhas podem usar. Clique no link abaixo

>> Botas Over The Knne saiba como usar de acordo com o tipo físico e com os tipos de roupa

 

Botas de Montaria 

Peça versátil: fica legal com saias e calças, pode ser usada no dia-a-dia para trabalho ou passeio.

Como usar?

Em produções casuais e descontraídas. Elas podem ser coordenadas com saias, vestidos ou shorts. Use-as por cima de calças mais justas, como leggings e skinnys.
Neste caso, vista peças soltas na parte de cima para equilibrar o visual. A melhor opção é que seja sem estampas e em tons de marrom ou de preto.

Saiba tudo sobre como usar bota de montaria clicando na matéria sobre Botas de montaria para o inverno – Dicas para usar Botas de montaria de acordo com o seu tipo físico e com vários tipos de produções.

Botas Country

Elas possuem um visual rústico, que remete ao estilo country e podem ser usadas em looks informais para a cidade e para o campo.

Como usar?

Não é necessário ser uma garota do interior para comprar este modelo. Ele pode ser usado tanto com vestidos soltinhos como com calças jeans – desde que fique por dentro da calça. Você nem precisa compor todo o visual country.
O ideal, aliás, é misturar os estilos, combinando o sapato com um vestido florido, por exemplo.

Quem pode calçá-las?

O acessório cria uma linha horizontal no meio da panturrilha, encurtando as pernas. Então, deve ser evitado por mulheres muito baixinhas ou baixinhas com pernas grossas.

As melhores opções Tons neutros – marrom, bege e preto. Se preferir as coloridas, crie um look neutro. Para um visual mais country, a combinação com camisas em padrão xadrez são bem vindas.

Alguns modelos de botas de todos os tipos

Selecionamos então 14 modelos (incluindo as curtinhas, conhecidas como ankle boots) para você arrasar no inverno!

Botas de cano longo 

Botas de cano longo emagrecem. Estas botas são as ideais para quem, além de ficar com a perna quentinha, quer parecer mais magra. Use com calça skinny por dentro da bota ou com meia-calça da mesma cor. Cores diferentes “fatiam” a sua silhueta. Cuidado!

1. Azaléia,  2. Marella,  3. Azaléia,4. Big/Nacional (Região Sul).

Botas de cano médio

Botas de cano médio valem para todas!

A bota média é clássica: combina com todos os tipos de corpo e pode ser usada por mulheres de todas as idades, deixando as pernas protegidas do frio. Use sempre de acordo com o seu gosto!

1. Pernambucanas,  2. C&A,  3. Marella.

Botas Curtas (ankle boots)

Ankle boots estão nos pés das famosas.

São a grande sensação em todos os invernos! Você já deve ter visto estas botinhas nas vitrines. Para as mais básicas, use com calça; vai parecer uma bota comum. As ousadas podem apostar em saias com meia-calça.
Atenção, baixinhas: elas podem achatar seu corpo. Se for usar com saia prefira meia calça da mesma cor, de preferência que a bota seja em tom escuro e se possível para alongar e parecer mais alta. O mesmo vale para compor com calça, um look todo mais escuro é o melhor.

1. Leader,  2. Leader, 3. Renner,  4. Marella.

Como usar as botas no inverno

 

Veja a bota mais indicada para seu tipo de corpo e como combiná-la com o que você tem no guarda-roupa 

Botas de salto são sofisticadas, porém vale lembrar que não é um calçado social.

Botas de cano longo

Quem pode usar?

A bota de cano longo é para todas, desde que se você for baixinha ou tiver pena grossa não coloque uma bota clara com roupa escura. Se for usar uma bota de cor caramelo, procure usar a roupa do mesmo tom para alongar. Cuidado para não fatiar a silhueta. A bota não pode ficar apertada na perna nem folgada demais.

Botas de cano médio – Quem pode usar?
Na hora das comprar a sua bota, fique de olho no comprimento do cano para saber se o calçado combina com seu tipo físico. Por exemplo: mulheres de baixa estatura ou com excesso de peso devem evitar as de comprimento médio, que cortam o meio da panturrilha e encurtam as pernas.

Como usar?
O salto ajuda a compor um visual elegante e mais arrumado, além de deixar você mais longilínea. O calçado pode ser usado tanto por dentro como por fora de calças. Também fica lindo quando usado com saias e vestidos.
Dica extra: modelos de bico fino ajudam a alongar ainda mais a silhueta! Melhor opção A pretinha básica, que combina com tudo.

Botas Ankle Boot e Peep Ankle 

Para quase todas

Como usar? Ótima alternativa ao escarpim, é boa aliada das meias-calças! Prefira usar estas botas com saias, shorts e vestidos. Quer um visual mais formal? Combine-as com modelos de alfaiataria, por exemplo.

Quem pode calçá-las?

Se você é baixinha ou tem coxas muito grossas, tome cuidado, pois o calçado encurta as pernas. Uma maneira de diminuir este efeito é usar as botas com meia-calça, ambas pretas, que alongam a silhueta!

As open boots, que já se tornaram igualmente populares, têm aquela aberturinha charmosa dos peep toes. Diferentemente das ankle boots, a maioria fica na altura do tornozelo, mas alguns modelos podem ter o cano mais longo. A peça tem múltiplas opções, podendo ser usada com modelitos de verão ou com meia-calça no inverno. Você pode escolher o modelo clássico, com estilo de coturno, sem salto ou com o cano mais longo.

Melhores opções?

Modelos lisos e de tons neutros, como preto, cinza e marrom, facilmente coordenáveis com outras cores.

Já em relação aos modelos em si, não existe nenhuma restrição. Basta escolher aquele que mais combina com o seu estilo de ser e vestir. Para acertar 100% das vezes, lembre-se: botas de salto alto e cano longo sempre deixam qualquer produção mais arrumada e charmosa.

Você sabe como combinar as botas? Veja o certo e o errado. 

Peça-chave do inverno, as botas apresentam tantos modelos que é fácil errar na produção. Opine no certo e errado e, depois, confira se sabe usar bem essa peça

A resposta correta é: Errado/ O calçado não precisa ser da cor do cinto ou da bolsa. Mas aqui ele deveria ser do mesmo tom da jaqueta, para não ficar uma combinação muito esquisita, por causa da blusa vermelha.

A resposta correta é: Errado/ Ai, ai, ai! Saia com manchas na lavagem aumentam o volume! E botas plataforma achatam o visual. Cuidado: o forte desse modelo não é a elegância.

A resposta correta é: Certo / A bota rasteira é a melhor para passear. Ela tem a elegância do modelo cano longo aliada ao conforto. Com o xadrez, fica ótima para este inverno.

A resposta correta é: Errado / O que mais se destaca no visual dela? Os pés, claro. Pois é… A plataforma é um perigo. Se ela deixasse o cano aparente, talvez suavizasse o look.

Certo: Bota preta com salto fino e cano longo é tudo de bom! É elegante e nunca sai da moda. As gordinhas devem optar por um salto um pouco mais grosso.

A resposta correta é: Certo / O modelo montaria, com salto baixo ou rasteira e abaixo do joelho, fica bem em todo mundo. Casual, deve ser usada com jeans ou uma legging.

A resposta correta é: Errado/ Cuidado com a altura do cano: se for curto, achata a pessoa! E a cor da bota não deve ter muito destaque no visual. Afinal, ela é apenas um acessório.

A resposta correta é: Certo/ Bota preta de cano longo, saia e meia-calça grossa: eis o visual do inverno! As gordinhas devem usar uma saia mais reta e a bota com salto mais grosso.

 

A resposta correta é: Errado / A bota chama atenção demais nesse visual, e o efeito é negativo. Aliás, bota com saia ou short no inverno, só se for com meia-calça grossa.

A resposta correta é: Errado / Calça branca com salto plataforma?! Não dá. Nossa amiga perde o equilíbrio ao caminhar, pois esse modelo compromete a postura (e a elegância!).

Fonte e fotos: mdemulher / uol.com.br

Você poderá gostar de:

 Botas de todos os tipos  e Ankle Boots 
Botas: Todos os Modelos e tipos de botas para o inverno

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita :)