Compartilhe:

Botox para uso estético – Tudo o que você precisa saber

Quer parecer mais jovem? Veja como atenuar ou prevenir rugas de expressão, lendo tudo o que você precisa saber antes e depois do procedimento com Botox.

Publicado por: Cida Ramos

botox-tudo-sobre-a-toxina botulinica-portaltudoaqui

Hoje vamos falar do Botox e tudo o que você precisa saber sobre ele antes de depois do procedimento. Perguntas e respostas que vão tirar suas dúvidas com respeito ao procedimento. Ele que desde que foi descoberto ele tem sido utilizado no uso estético e que mais recentemente também para outros fins.

O fato é que inúmeras pessoas têm se beneficiado dos efeitos desta toxina que paralisa os músculos e atenuam e previnem rugas de expressão. Indicação principal para a qual ele é mais procurado.

 

A história

Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg

Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg

Foi um poeta alemão, que era também  médico e cientista, que esclareceu a doença chamada botulismo. Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg, de 1817 a 1822 publicou os primeiros estudos da doença

Em 1978 a toxina foi aplicada em humanos como tratamento,por Scott e surpreendentemente se encontrou uma segurança que a faria ser utilizada em muitas outras indicações médicas, inclusive as estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para tratamento de estrabismo. Uma paciente de estrabismo tratada por Carrhuters relatou que suas rugas melhoravam muito quando a toxina era aplicada. Junto com seu marido, Jean Carrhuters passou a utilizar para fins cosméticos, dando início a revolução que observamos no tratamento das rugas e do envelhecimento.

De lá para cá as indicações e utilização deste medicamento aumentaram vertiginosamente. Podemos utilizar a toxina em muitas áreas da Medicina como Dermatologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Neurologia, entre outras.

O nome “botox” refere-se à marca americana que utilizou e tornou oficial pela primeira vez a toxina botulínica para efeitos estéticos (ex: eliminação de rugas de expressão). Por esse facto o procedimento acabou por se tornar mundialmente conhecido pelo nome dessa mesma marca.

Na Dermatologia seu uso estético iniciou em 1994 para rugas de expressão da testa e tratamento de rugas perioculares. Utilizo a toxina em Caxias do Sul desde 1996 com resultados bastante satisfatórios nos pacientes que se submetem a uso regular a cada 6 meses.

Como é usado

botox-onde-usa-pontos

A toxina é injetada no músculo e tem o poder de produzir uma paralisia temporária e provocada na área tratada. Por esse motivo, existem diversas técnicas de injeção, uma para cada anatomia e força muscular de cada paciente. Os pontos da toxina de injeção devem ser escolhidos de forma diferente para cada tipo de rosto e expressão facial, preservando a naturalidade de cada pessoa.

Como funciona o tratamento

botox-onde-usa

De uma forma simples, ele bloqueia a ação do músculo onde foi injetado, fazendo-o relaxar e evitando contrações durante um certo período de tempo. O produto é aplicado em cerca de dez minutos com micro agulhas provocando uma dor mínima.

Depois do procedimento, o paciente não tem de tomar cuidados especiais além de não se deitar nas quatro horas seguintes à aplicação, evitar ginásticas pesadas e massagens no local de aplicação no dia do tratamento. Grosso modo, os resultados começam a aparecer dois dias depois, estabilizando-se num máximo de 14 dias. 

 

O que é uma unidade de Botox?

Uma unidade de Botox é 1/100 de um cc (centímetros cúbicos). Esta é uma pequena quantidade.

Como se dilui e como não se deve Diluir o Botox?

O produto é fornecido na forma de um pó.  Deve ser reconstituído com solução salina estéril antes de ser injetado. Os profissionais costumam diluir o Botox 1: 1, o que significa que para cada 1 cc de Botox reconstituído, existem 100 unidades de puro Botox.

Já outros profissionais, embora não seja correto, costumam diluir 2: 1, ou seja, para cada 2ccs de Botox reconstituído, existem 100 unidades de pura Botox. Se alguém está oferecendo por um preço muito barato é porque estão diluindo 2: 1  ou o produto não deve ser de boa procedência.

Quanto custa o procedimento ?

O custo varia surpreendentemente de provedor para provedor. Além disso, os preços aumentam quando o fabricante do Botox, aumenta o seu custo para as práticas médicas.Normalmente os profissionais não costumam divulgar o seu preço pela internet. Mas sabemos que  outro fator que influencia no preço é a região de alguns lugares do Brasil, como por exemplo onde existem várias clínicas médicas como no Rio de Janeiro e São Paulo que devido a oferta acabam praticando preços bem razoáveis. E dependendo da sua região e também dessa disponibilidade, o valor pode variar entre R$ 600 a R$ 1.200 reais em média (a preços de hoje). Em algumas clínicas o preço é cobrado por quantidade de pontos, ou seja, eles vão avaliar o seu rosto, ver quantos pontos vão ser injetados e ai te passam o preço. Os médicos cirurgiões plásticos em sua grande maioria não fazem esse tipo de processo, eles cobram um preço único e aplicam de acordo com a necessidade de cada paciente.

Por isso tome cuidado, quando você encontrar a aplicação de Botox a um preço extremamente baixo, você deve desconfiar. Embora seja ilegal, algumas práticas comprar como knock-off Botox do exterior. A caixa e uma garrafa parecem idênticos, mas eles não eram fabricados com a qualidade e a pureza controles dos EUA obrigatórios. Outras vezes, alguns lugares que praticam preços muito barato, fazem isso aumentando a diluição sua Botox durante a reconstituição.

A aplicação dói?

botox-doi

Muito pouco. Um creme anestésico e/ou compressão com gelo que fazem diminuir substancialmente essa dor é aplicado antes. A medicação é injetada com agulhas muito finas nas regiões dos músculos a serem paralisados.

Poder-se-á notar um pequeno vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente seis horas.

Quais cuidados deve ter o paciente?

O primeiro cuidado antes de utilizar a medicação é checar se você está fazendo realmente com um Médico Cirurgião Plástico ou um Dermatologista. A medicação só é vendida para médicos com apresentação do CRM. Entretanto, muitas clínicas de estética (que não possuem médicos) conseguem a medicação ilegalmente ou até falsificada, pondo em risco e causando danos irreversíveis nos pacientes.

Cuidados após a aplicação de Botox

  • Não massagear a região tratada para que não ocorra migração do produto para áreas não desejadas;
  • Evitar exercícios físicos por dois dias após a aplicação;
  • Evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação, pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração do produto para áreas não desejadas;
  • Não deitar ou abaixar a cabeça nas quatro primeiras horas;
  • Não tomar aspirina ou medicamento similar por dois dias após aplicação.
  • Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação e podem perdurar por um dia, sendo aliviado com o uso de Dipirona ou Paracetamol.

Quanto tempo dura o efeito?

Depois da primeira aplicação, o movimento muscular normaliza passados quatro ou cinco meses. Todavia, as rugas propriamente ditas só regressam depois de seis meses, e é nessa altura que a toxina botulínica poderá ser aplicada novamente, se assim for desejado pelo paciente.

Com o menor trabalho do músculo, o hábito de formação de rugas decresce e consequentemente, a velocidade de aparecimento das mesmas é menor. Nesse sentido, os pacientes que fazem o tratamento algumas vezes apresentam resultados positivos que podem ir até aos oito meses.

Após a aplicação, os efeitos começam a ser notados de 48 a 72 horas e em duas semanas temos o resultado total, que durará por cerca de seis meses, podendo variar entre quatro a oito meses.

O Botox não funcionou, por que?

quando-o-botox-não-pega

Quando o Botox não funciona, pode ser que ele não tenha sido aplicado corretamente.O profissional que aplica o Botox pode também errar na dosagem, aplicando menos do que o necessário, ou errar no local de aplicação. Vale lembrar que no cálculo da dose do produto, o profissional que aplica deve considerar o tempo de duração da aplicação, para que não haja problemas com os efeitos acabando rapidamente.

A questão principal é que cada um é diferente, e cada pessoa reage diferente a diferentes quantidades da toxina.Um médico experiente deve fazer testes com o paciente antes de fazer a aplicação,  para saber a dosagem certa, e como o organismo do paciente reagirá à toxina botulínica.

Existe idade mínima e máxima para o uso?

De fato, existem pessoas que notam o aparecimento de marcas de expressão pouco depois dos 20 anos. Não existem restrições no que diz respeito a idades dos indivíduos que podem usufruir do tratamento no uso estético, desde que sejam adultos. No caso das pessoas mais idosas, o botox deverá ser utilizado com complemento de preenchimento uma vez que as marcas são mais profundas.

Pode ser usado durante a Gravidez?

A relação entre o Botox e a gravidez ainda não foi explorada com muita profundidade pela Ciência. Ainda não é certo que as injeções da toxina possam prejudicar o desenvolvimento do feto, todavia, existe unanimidade na comunidade médica e científica no aconselhamento da não utilização da toxina nas grávidas e lactantes.

De qualquer modo, os médicos acrescentam que, durante a gravidez, a pele da mulher torna-se muito mais suave, tornando o uso desse procedimento desnecessário.

Quais as complicações e riscos?

A toxina não traz riscos e somente deve ser evitada em pacientes com doenças de perda de força muscular progressiva e doenças auto-imunes em estado grave.

Hoje em dia utilizamos muito a toxina para redução de força muscular de platisma e 1/3 inferior da face, com resultados de lifting facial importante. O risco de rejeição da toxina é baixíssimo sendo utilizada até em crianças com distúrbios neuromusculares ou contração de esfincter da uretra. Mas no procedimento estético o que pode ocorrer são:

  • Hematoma no local da aplicação, caso um vaso sanguíneo seja transfixado;
  • Queda da pálpebra, caso o músculo que eleva a pálpebra seja acidentalmente injetado ou ocorra a migração do produto diluído para este músculo;
  • Diminuição da expressão facial caso as doses injetadas tenham sido exageradas;
  • Ocasionalmente o local da injeção é acompanhada de dores ou cefaleias breves;
  • Pode ocorrer, com menor frequência, assimetria facial, visão dupla e aumento das bolsas palpebrais.

Onde pode ser aplicado

Atualmente há uma tendência a utilização de toxina em diversas áreas do rosto como testa, glabela, periocular, peribucal, região mentoniana, mandibular, pescoço e colo. Para manter todo o rosto rejuvenescido e fazer uma quantidade tão grande de pontos, é preciso otimizar a dose em locais onde se faz mais necessários,  e reduzir doses em locais de menor expressão facial. O cuidado em injetar em pacientes que dependem de sua mímica facial como atores e pessoas públicas deve ser redobrado a fim de evitar rostos engessados como víamos anos atrás.

Usos estéticos do botox

Quanto Botox eu preciso usar no meu rosto?

quanto de botox é usado em cada parte do rosto

Para linhas da testa, também chamados sulcos da testa, você vai precisar de 10 a 30 unidades. Glabela linhas de expressão entre os olhos terá entre 10 e 25 unidades da toxina. Um elevador de sobrancelha vai exigir 2 a 5 unidades de cada lado, e os pés de galinha 5 a 15 unidades por lado.

Tratar linhas de coelho em seu nariz vai exigir 5 – 10 unidades de cada lado. Para um elevador sorriso, você precisará de 3 a 8 unidades de cada lado. Alisando as rugas do pescoço exigirá 25 a 50 unidades.

Testa Olhos e sobrancelhas

areas dos olhos-testa-sobrancelhas-colocar-botox

O envelhecimento traz invariavelmente o endurecimento da expressão facial. Todavia o com esse produto permite relaxar os músculos depressores (responsáveis pelo endurecimento) e, consequentemente, fortalecer os que elevam os contornos, ampliando a sua funcionalidade. Bom, devemos atentar que não substitui de forma alguma a cirurgia, contudo atenua os pés de galinha, eleva as sobrancelhas e melhora o aspecto e contorno da pele.

O botox na testa e na ‘cauda da sobrancelha’ tem o efeito de levantar um pouco as sobrancelhascomo foi feito recentemente no rosto da Grazi Massafera.

Nariz

botox-para-levantar-ponta-do-nariz

No que respeita ao nariz, existem dois procedimentos que costumam ser levados a cabo. O primeiro corresponde ao levantamento do nariz, que respeita à paralisação do músculo da ponta do nariz, impedindo-o de se achatar e cair durante a conversação ou sorriso.

No outro caso, apresenta-se como solução para pacientes que tem rugas compreendidas entre o olho e o nariz conhecidas como “rugas bugs bunny”, por parecerem as de um coelho. Os efeitos do procedimento podem durar até nove meses.

Boca e Lábios

botox-na-boca

Para atenuar as rugas peri-bucais (também conhecidas por código de barras), vão ser picados dois pontos determinados em cada um dos lábios. Este tratamento é especialmente utilizado em rugas resultantes de contraturas musculares ou em casos de bocas que mostram muito as gengivas ao sorrir. O efeito do tratamento dura seis meses.

A toxina pode ainda ser utilizada para paralisar o músculo depressor dos cantos da boca, funcionando especialmente em fazes com propensão a ganhar vincos nas fendas dos lábios. O grande objectivo é retirar o “ar tristonho” da face do paciente. Muitos indivíduos utilizam botox para o aumento de volume labial. Todavia, os resultados são geralmente bem pequeno quando não se cometem excesso de uso do produto.

Ao contrário do que muitos pensam a toxina não é e não deve ser utilizada para aumentar os lábios, este resultado se consegue com preenchimento.

Pescoço e colo

botox-no-pescoco-e-colo

No pescoço, a técnica é dirigida a quem tem rugas horizontais, sem flacidez ou gordura em demasia. É um bom adjuvante ao peeling químico ou à mesoterapia. O resultado não é tão visível como no rosto, mas a aparência sai a ganhar. O efeito é de cerca de dois meses.

O produto pode ainda ser muito útil na eliminação da tensão no pescoço,trata-se das “cordas“ que se tornam visíveis no pescoço quando falamos ou fazemos gestos, que se tornam especialmente visíveis a partir dos 40 anos. A aparência geral do pescoço apresenta notadas melhorias na semana em que se dá o procedimento.

Para Melhorar a Pele oleosa

botox-para-pele-oleosa

Com indicação para tratamento de peles gordurosas, utiliza-se o produto de forma muito diluída em agulhas de mesoterapia, num processo denominado mesobotox. Os efeitos (rugas suavizadas e melhor brilho, textura e luminosidade da pele) persistem entre quatro a oito meses.

Fonte de pesquisa e fotos:
brasilclinicas.com.br ; drmoisesdemelo.com.br

prataviera.com ; fotosantesedepois.com

E você,  já fez aplicação de Botox? Quais foram os efeitos? Funcionou em você?

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Veja também: 

Botox muito além da estética

Botox em creme

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *