Compartilhe:

Buquê de noiva: O significado das flores, com dicas e fotos para você escolher o seu

Você sabe o significado das flores nos buquês de noiva? A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade.

Publicado por: Cida Ramos

boque

Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera. As dicas dos profissionais: Esqueça a velha ideia de combinar a espécie ou cor da flor com a da decoração da igreja ou da festa. “A produção da noiva não pode e nem deve seguir a essa linha.

O interessante é que o buquê combine com a personalidade da noiva”, ensinam Ana Paola Liberatore e Isabela Ciampaglia, assessoras da Cheers Eventos. Também é preciso ficar atenta ao tamanho do arranjo. “O buquê é proporcional à altura e estilo de vestido da noiva”, explica a florista Adriana Nardozza. As baixinhas devem ficar longe dos arranjos em forma de cascata, e as gordinhas, dos muito cheios. As altas podem se render aos maiores, mas deixar de lado a delicadeza.

Para quem prefere apostar nos tradicionais buquês de noiva redondos, é preciso dosar bem o tamanho: em média 30 botões e cerca de 25cm de diâmetro, como recomenda Vera Simão. Flores de cada estação A estação do ano também é um fator que pode influenciar na escolha das noivas. Para o verão, as espécies de flores com cores mais vivas e formas mais evidentes são a boa pedida. Em função das temperaturas mais altas, fuja daquelas mais frágeis e que murcham logo, como gardênias e tulipas.

Algumas boas opções são: callas brancas, rosas colombianas, orquídea, mix de rosas, cravíneas e girassol. No inverno, nada melhor do que investir nas opções nobres como lírios, orquídeas e lisiantus. Clássicos como tulipas brancas e copo de leite também são ótimas opcões. O outono é marcado por flores em tons sóbrios, para garantir o glamour da temporada, e a primavera ganha força com a diversidade de opções, o que permite criatividade e ousadia na hora de montar o buquê. O significado das flores Vera Simão lembra que cada flor está associada a uma mensagem, o que pode ajudar a escolher o buquê. Cada tipo de flor está associado a uma mensagem. Você pode levar isso em conta na hora de escolher aquelas que vão compor seu buquê.

As informações abaixo são do livro Casar, de Vera Simão.

– Acácia branca ou rosada: constância, elegância

– Azaléia branca: amor à natureza

– Camélia branca: beleza perfeita

– Camélia rosada: grandeza de alma

– Cravo branco: amor ardente, ingenuidade, talento

– Cravo vermelho: amor vivo

– Crisântemo branco: verdade

– Crisântemo vermelho: “eu amo”

– Dália amarela: união recíproca

– Dália rosada: delicadeza

– Flor de laranjeira: fertilidade

– Girassol: dignidade, glória, paixão

– Jasmin: amor, beleza, delicadeza, graça

– Lírio: doçura e pureza – Margarida: inocência

– Orquídea: beleza, pureza espiritual

– Miosótis: amor sincero, fidelidade

– Papoula: fertilidade, ressurreição, sonho

– Rosa amarela: felicidade, amizade

– Rosa branca: pureza, paz

– Rosa champanhe: admiração, reverência

– Rosa alaranjada: fascínio, encanto

– Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho

– Rosa vermelha: amor, paixão

– Tulipa vermelha: declaração de amor

– Violeta: lealdade

Os buquês preferidos das brasileiras

O buquê de Calla Colorida é um dos mais pedidos pelas noivas mais modernas  Perfeito para casamentos à noite, a Calla Colorida representa a felicidade e a pureza para a noiva. Esse tipo flor combina com noivas altas, longilíneas e que vão usar vestidos de renda. Os buquês de orquídeas também são muito procurados pelas noivas. Como são flores caras, as orquídeas dão tom de nobreza ao buquê e são indicadas para noivas mais velhas. A delicadeza das pétalas combina com tecidos leves, transparências e rendas. 

O arranjo de flores verdes é uma novidade entre os buquês e muito pedido por noivas mais jovens. Os tons verdes da molucela, lisiantos e orquídeas dão frescor e ar delicado à noiva.Como o buquê é feito com algumas flores miúdas, ele combina com tecidos lisos e sem muitos detalhes. Os buquês tradicionais ainda são escolhidos por muitas noivas e podem ser usados em cerimônias que acontecem durante o dia.

O buquê feito de rosas brancas e copos de leite é perfeito para noivas que escolheram uma festa clássica. O conjunto dessas flores representam paixão e felicidade para a noiva. O buquê de rosas vermelhas também é classico mesmo sendo ousado. Traz o desejo de paixão para a noiva.As rosas vermelhas são indicadas apenas para cerimônias noturnas e trazem um clima de sedução. Elas combinam com tecidos lisos, como o musseline creme ou off-white.

Fonte: Ig Delas

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *