Compartilhe:

Cabelo com brilho e maciez: Receitas caseiras para tratamento cabelos lisos ou crespos

Saiba o que você deve fazer para ter um cabelo saudável com brilho e maciez

Publicado por: Cida Ramos

cabelo-com-brilho-e-maciez843

Em oito passos, saiba tudo o que você precisa para oferecer ao seu cabelo o tratamento que ele merece. Descubra qual o melhor xampu; ajuste a temperatura da água e ganhe mais brilho e maciez

Todos querem que seus cabelos sejam e fiquem bonitos, brilhantes e com vida. Sejam eles lisos, ondulados, crespos, curtos ou compridos. Mas o que a maioria não sabe é como cuidar dos cabelos para que eles fiquem saudáveis e bonitos.Se os cabelos são naturalmente irão responder ficando do jeito que todo mundo deseja, lindos, emolduram o rosto, valorizando a beleza de cada mulher. Veja em oito passos, o que você pode fazer para ter os cabelos dos jeito que você deseja.

 

Veja também:

Dicas para lavar os cabelos adequadamente e deixar os fios saudáveis e com brilho

 

Veja algumas dicas para fazer antes de escolher a receita caseira para o seu cabelo.

Primeiro passo antes de qualquer coisa -Saiba identificar qual é o seu tipo de cabelo

Obs – Quem tem cabelo oleoso e tingido, por exemplo, precisa decidir entre uma das duas categorias na hora de escolher os produtos que pretende usar

-Normal (macio e com brilho natural): como não apresenta excesso ou falta de oleosidade, basta lavar com um xampu específico para manter o equilíbrio natural.

– Oleoso (pesado, com aspecto gorduroso): lave diariamente com um xampu que remova o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

– Seco (opaco e poroso): utilize xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.

– Misto (raiz oleosa e pontas secas): Pede xampu específico, além der óleos, cremes e reparadores nas pontas. – Tingido: para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a camada externa, conhecida por cutícula, fragilizada.Com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio e o cabelo fica desbotado. Os xampus próprios para cabelos tingidos ajudam a fixar o pigmento no fio.

Segundo Passo -Escolha o xampu adequado para o seu tipo de cabelo.

Se uma pessoa tiver cabelos secos e usar xampu para cabelos oleosos, eles podem ficar mais ressecados ainda e se o cabelo for oleoso e usar o xampu errado vai ficar mais oleoso ainda.

Terceiro Passo – Alterne o xampu

Varie o xampu que você usa. O uso diário do mesmo produto pode deixar o cabelo viciado . Da mesma maneira que o uso contínuo de um xampu específico (como anticaspa ou antiqueda) pode provocar o ressecamento do fio. Por isso, procure alternar os xampus ao menos uma vez por semana.

Quarto Passo – Inclua o uso do xampu anti-resíduos na sua rotina

Ele faz uma limpeza profunda e deixa seus cabelos prontos para receber os ativos de seu xampu habitual, como se fosse a primeira vez. Mas você só deve usar a cada 15 dias, pois esse xampu é forte na limpeza e pode ressecar os cabelos se usado de maneira indiscriminada.

Quinto Passo – Não use produtos 2 em 1

Evite usar os produtos conhecidos por 2 em 1 , já que o xampu tem uma função e o condicionador tem outra.

Sexto Passo -Ajuste a temperatura do chuveiro para o morno ou frio.

A água quente remove excessivamente a oleosidade do couro cabeludo, podendo provocar um ressecamento excessivo e descamação.

Sétimo Passo – A hora da lavagem

Finalmente, na hora da lavagem, umedeça o cabelo antes e aplicar o xampu. Massageie suavemente o couro cabeludo, sem usar as unhas. Enxágue e reaplique (a necessidade de reaplicação do xampu depende do nível de impregnação de resíduos ou da oleosidade do cabelo).
Enxágue novamente até retirar totalmente o xampu e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e facilitar o pentear (e nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo).

Oitavo Passo – Cuidado extra com cabelos ressecados

Nos casos de cabelos ressecados ou muito volumosos, use uma máscara leave-in(creme sem enxágue). Ela promove a recobertura do fio, reduzindo o volume e a perda de hidratação causada pela poluição e pelas químicas. Alguns desses produtos oferecem, além do condicionamento, uma propriedade de fixação que permite modelar o penteado com mais facilidade.
Se seus cabelos estão ressecados, sem brilho e sem vida não existe nada melhor que dar um banho nos fios de leite revitalizante caseiro. Faça este procedimento 2 vezes na semana, e você verá um resultado extraordinários em seus cabelos, o resultado será fios fortes, macios e com brilho que você nunca viu.

Muitas mulheres gastam horrores em salões de beleza para hidratar seus cabelos, após fazer está receita não terá mais necessidade de ir a salões de beleza hidratar os fios.

Receitas caseiras para hidratar, deixar seus cabelos brilhantes e recuperar os fios danificados

Confira abaixo a receita para hidratar o cabelo:

Ingredientes:

– 2 cols. (sopa) de leite de magnésia
– ½ copo de água mineral
– Seiva de 1 folha de babosa

Modo de Preparo:
-Lave a cabeça e adicione os ingredientes previamente misturados, espalhando-os no couro cabeludo risca a risca, com um pincel. -Deixe agir por meia hora. Lave novamente

Outra receita para hidratar

Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo de coco 1 xícara de chá de leite quente

Modo de Preparo: Misture os ingredientes. Aplique nos fios. Depois envolva a cabeça com uma toalha quente e úmida. Deixe 20 minutos e enxague. Obs: Para usar o produto você terá que estar com os cabelos limpos.

Para  cabelo crespo  seco e sem brilho,

a hidratação é fundamental para os fios ficarem macios e hidratados mas muitas vezes o brilho não aparece, no máximo que fica é com aquele aspecto opaco. Abaixo você confere uma receita caseira de ativador de brilho para cabelos crespos, que usa-se ingredientes naturais que são capazes de ativar o brilho de seus cabelos.

Ingredientes:

1 manga 1 clara de ovo Modo de Preparo: Bata no liquidificador a manga picada sem o caroço com a clara de ovo. Modo de Usar: Com o cabelo já lavado e umido passe o ativador aos fios e deixe agir por 20 minutos. Após enxágue bem. Repita este procedimento 2 vezes na semana.
 Máscara para cabelos secos e quebradiços

Ingredientes:

-Meio abacate maduro -Uma gema de ovo -2 colheres de mel de abelha

Modo de preparo: Amasse bem o abacate , acrescente a gema e o mel. Misture tudo, aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio. Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

Máscara para dar brilho em qualquer tipo de cabelo

Ingredientes: -Um copo de iogurte natural de qualquer marca -Uma gema de ovo sem pele

Modo de fazer: Tire a pele que cobre a gema, e misture a gema no iogurte. Aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio. Deixe por 20 minutos, e após esse tempo, enxágue bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

 

Veja também:

Dicas de cuidados básicos diários para ter o cabelo bonito e saudável

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *