Compartilhe:

Cabelos bem cuidados: Você sabe usar seus produtos de cabelo?

Para ter cabelos bem cuidados, você precisa saber fazer a escolha correta dos produtos, saber para o que servem e saber como usar cada um deles. Veja nesta matéria dicas desde os cuidados básicos, de como fazer hidratação e de como utilizar todos os tipos de produtos para os cabelos para ter um cabelo lindo!

Publicado por: Cida Ramos

dicas para escolher e usar os produtos de cabelo adequadamente e ter cabelos lindos

Além do básico Shampoo e condicionador que todas usam, uma infinidade de produtos para o cabelo estão disponíveis para deixar nossas madeixas mais lindas. Mas você sabe para que servem?

Pois é, nem sempre o top lançamento é indicado para você, pois o importante é escolher a linha de produtos para o seu tipo específico de cabelo (liso, crespo, com química, seco e por aí vai).

O maior problema é saber como escolher adequadamente cada produto, saber como e para que eles funcionam e o principal, como usar. Alguns produtos podem fazer muito bem aos cabelos, mas se usados de forma errada o resultado pode ser ruim.

Outra coisa que pode parecer simples é saber como cuidar dos cabelos desde o básico, como lavar, enxaguar adequadamente já faz uma grande diferença nos cabelos. E você sabe lavar o seu cabelo? Qual é a melhor temperatura da água? O tempo de pausa do shampoo você respeita? Usa condicionador, o creme rinse e sabe qual é a função dele?

Veja também:

Cabelos: hidratar, fortalecer e dar brilho sem gastar quase nada!
Corte de cabelo long bob: Aprenda a escolher o melhor estilo
Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa

Pois é, pode parecer bobagem, mas tem sim muita importância saber como se lava um cabelo adequadamente, como e para o que cada produto serve, como utilizá-lo. Assim o resultado vai ser o desejado. Seu cabelo vai ficar saudável e lindo!

Dicas para escolher e usar os produtos de cabelo adequadamente e ter cabelos lindos

Selecionamos os principais produtos explicando a sua função e claro, como usar cada um deles. Tome nota!

Mudar a marca do Shampoo ajuda?

Muitas mulheres ficam na dúvida se o cabelo melhora mudando a marca do Shampoo, e a resposta é sim. O cabelo acostuma com a química do produto quando usado por muito tempo.

Dica esperta! Compre sempre duas linhas diferentes de shampoo e condicionador e vão alterando o uso deles a cada quinze dias. Assim seus cabelos não acostumam com o produto evitando que o mesmo para de fazer o efeito desejado.

Proporções

Tanto os shampoos como os produtos finalizadores tem uma quantidade própria para o seu uso, nem mais nem menos. Uma boa maneira de medir a quantidade de produto usado é imaginar uma moeda no centro da mão e dosar conforme o seu cabelo. Por exemplo, para os cabelos ralos e com pouco volume, use uma quantidade que equivale a uma moeda de 10 centavos. Já para um cabelo mais volumoso, utilize uma quantidade maior que se assemelhe a uma moeda de 25 centavos.Preciso lavar o cabelo todos os dias?

usar-a-quantidade-correta-de-xampu-na-hora-de-lavar-os-cabelos

Essa é uma discussão muito comum e depende muito de cada situação. No geral, os cabelos com raiz oleosa são os que precisam ser lavados todos os dias. Quem tem o cabelo oleoso sabe que basta um dia sem lavar para que os fios fiquem extremamente pesados e sem volume tornando difícil elaborar um penteado, e sem falar nas chances de maiores problemas como a caspa e a queda de cabelo.

Existe é claro a opção de usar um shampoo seco, na hora da emergência, mas isso não deve ser feito sempre, e não é o mais indicado. Se você tem muita oleosidade pode mudar a alimentação, esfregar e mecher menos no cabelo e no couro cabeludo durante o dia para não ativar as glândulas sebáceas. Pode consultar um dermatologista para indicar um dermocosmético que minimiza esse efeito. Eu mesma tomo Inneov nutricare, e a produção de óleo diminuiu muito, além dos outros benefícios.

Para quem não tem o cabelo oleoso demais, pode se dar ao luxo de lavar o cabelo em dias alternados, pois a oleosidade natural irá manter a hidratação dos fios por mais tempo sem ficar pesado e sobrecarregado. Já os cabelos crespos podem ser lavados até duas vezes por semana devido a dificuldade que o óleo tem de se espalhar por todo o fio. Mas atente sempre nos demais dias para a hidratação dos cachos ou mesmo das madeixas lisas! É bom utilizar um borrifador para umedecer e um leave-in ou mousse para definir os  cachos. Nesse post falamos um pouco mais sobre como fazer um umidificador caseiro para os cabelos, vale a pena a leitura. >> Receita de umidificador caseiro para os cabelos

Como usar o shampoo de maneira correta?

dicas de cuidados para cabelo fino-ou-ralo-lavar-e-enxaguar-bem

 

Independente da marca do produto, o ideal é aplicar o shampoo duas vezes durante o banho. Na primeira aplicação, concentre mais para retirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, enxaguando bem em seguida com água morna ou fria (a água fria deixa o cabelo com mais brilho!). Na segunda aplicação, concentre a lavagem na extensão dos fios e aguarde de dois a três minutos para enxaguar. Nessa matéria você pode ver o passo a passo de cuidados básicos para ter um cabelo lindo.

Qualquer shampoo serve?

Óbvio que não! Você deve escolher um produto especifico para o seu tipo de cabelo, sempre, como já falamos. Se você utilizar um produto que não é indicado para o seu tipo de cabelo, os resultados não serão os esperados podendo até prejudicar a saúde dos fios. Por exemplo, se uma pessoa que tem o cabelo seco ficar utilizando um produto para cabelos oleosos, a couro cabeludo e os fios irão ressecar demais deixando o cabelo ainda mais seco, sem brilho e quebradiço. O mesmo vale para que tem a raiz oleosa utilizar um produto para cabelos secos, a limpeza irá ficar deficiente deixando o cabelo pesado e sem volume e ainda mais oleoso, e propenso a caspa, seborreia.

Existem também os famosos shampoos neutros, como os shampoos infantis por exemplo, eles podem ser usados em todos os tipos de cabelo pois são menos abrasivos e ressecam menos os fios. Quem teme a raiz menos oleosa pode usar o shampoo neutro com mais frequência, já que a limpeza será mais fácil e não existe tantos resíduos oleosos para retirar. Se o seu cabelo é oleoso, pode alternar.

Veja também >> Dicas para ter um cabelo com mais volume

Preciso usar condicionador?

como-dar-volume-aos-cabelos-fnos-aplicando-leave-in

O condicionador possui uma função muito importante na lavagem dos cabelos que é desembaraçar e fechar as escamas dos fios. O shampoo tem a função única de limpar o cabelo, tirar impurezas e resíduos de produtos finalizadores, ou seja, mal comparando é como se fosse um detergente para cabelo. O fio do cabelo possui escamas que quando limpas com a ajuda do shampoo ficam abertas e expostas. O condicionador faz o papel de fechar as escamas dos fios, devolvendo o brilho e maciez natural do cabelo. Entenderam porque o condicionador é importante?

Você deve aplicar o condicionador depois que o cabelos estiverem limpos, somente do meio dos fios até as pontas. Depois enxague bem para retirar o excesso de produto por completo. Reserve esse tempo enquanto o condicionador está nos cabelos para pentear e desembaraçar os fios. Esse é momento perfeito para isso!

Para que serve o leave-in?

como-dar-volume-aos-cabelos-fnos-produto-termoativo-antes-escova-ou-babyliss

O leave-in é produto que serve para proteger o cabelo do sol, e resíduos externos além de ter função emoliente e hidratante. Ele consegue manter a umidade dos fios por mais tempo evitando que o cabelo resseque demais e se quebre. Você pode usar o leave-in com os cabelos ainda úmidos somente do meio as pontas dos fios.

O que mousse?

Untitled-7

Parece nome de doce, mais não é. Ele é um produto excelente para modelar os cachos dando mais movimento e definição. Para quem tem os cabelos curtinhos, repicado ou desfiado assim como para as mulheres que possuem os cabelos lisos e sem volume, o mousse também é ideal para dar movimento e definir o penteado de forma natural.

Existem vários tipos de mousse no mercado, alguns com poder de fixação maior que se assemelha a um produto fixador, outros já são mais emolientes e são ideais para modelar os fios. O mousse possui uma textura espumosa, sendo assim, na hora de usar utilize “uma bola” de produto de acordo com o tamanho do seu cabelo aplicando nas pontas amassando e definindo os fios.

Reparador de pontas

Nossos cabelos sofrem as mais diversas agressões todos os dias, sejam elas por produtos alisantes, tinturas ou fatores externos como sol. Nisso os fios perdem nutrientes e sua umidade natural, tornando-o mais seco, com frizz e quebradiços e em algumas vezes os fios se abrem nas pontas. Quando você perceber que o cabelo está com aspecto “espigado” e mesmo úmido ele não resolve, é hora de usar um reparador de pontas.

Prefira os reparadores que possuem silicone na sua formulação, pois ele funciona como um protetor térmico protegendo do sol. Alguns produtos com baixa proporção de silicone correm o risco que fazer o seu cabelo queimar em altas temperaturas. Para aplicar, utilize uma pequena quantidade nas pontas dos fios e massageie para que o produto penetre e faça efeito. Outra boa indicação é a tesoura, corte as pontas pelo menos a cada 6 meses. Uma vez que nós mulheres não gostamos de aparar os cabelos todos os meses como os homens. Pode notar que eles não costumam ter pontas duplas nos cabelos, justamente por isso. 😛

Máscara de hidratação

usar-a-quantidade-correta-de-creme-rinse-e-enxaguar-bem

A máscara de hidratação é um produto usado para se fazer a famosa “massagem” nos cabelos. E uma hidratação deve ser feita em todos os tipos de cabelos pelo menos a cada 15 dias. Você pode fazer esse processo no salão, onde existem produtos de linha profissional e que proporcionam um resultado excelente, ou em casa, já que existem no mercado produtos de ótima qualidade como é o caso das ampolas de tratamento, a própria máscara de hidratação e cremes de tratamento hidratante.

O hidratação deve ser feita durante ou após o banho, massageando o cabelo do comprimento as pontas dos fios. O tempo de ação varia para cada marca devendo ser respeitado as instruções do produto que você estiver utilizando. Se for um produto que indique mais do que 5 minutos, você deve sair do banho com a máscara nos cabelos, deixar agir e depois enxaguar bem. Mas não é necessário ficar mais do que 20 minutos com uma máscara nos cabelos, depois desse tempo o resultado não será benéfico. Não precisa também de touca térmica, basta deixar o produto nos cabelos. No salão costuma ter aquele aparelho umidificador que ajuda, e na sauna a vapor também é bom. Mas em casa sem esses recursos extras basta deixar agir e depois de 20 minutos enxaguar. Ok?

Secar com secador ou ao vento?

secando-os-cabelos-adequadamente

Se não precisar sair, deixe secar naturalmente, não esfregue a toalha nos fios, apenas aperte delicadamente.

Mais sobre hidratação

– Os benefícios das ampolas para o tratamento dos cabelos

– Receitas caseiras de hidratação para os cabelos ressecados

O que é cauterização capilar?

como-combater-o-frizz

Indicado principalmente para as mulheres com química nos cabelos, fios sem hidratação que já apresentam aspecto arrepiado, seco e emborrachado. Este procedimento é feito em salões e tem por objetivo acrescentar e repor as proteínas dos fios, a chamada queratina. Esse processo visa repor os principais nutrientes que foram perdidos devolvendo sua massa natural, a sua elasticidade e consistência.

Quem possui muitas químicas deve fazer o procedimento uma vez a cada mês ou dois, dependendo do caso. Já para as mulheres que querem apenas recuperar os fios, devem começar a fazer uma vez por mês e depois ir aumentando o intervalo das aplicações.

Como já falamos antes, a cauterização geralmente é feita por um profissional já que o processo exige que se use calor para ativar o produto. Portanto, escolha sempre um profissional de sua confiança para fazer este tipo de tratamento com segurança.

Veja também>> Selagem térmica para os cabelos – O que é e como fazer em casa

Concluindo

Se você conseguir lavar a cabeça adequadamente, tanto na hora de lavar quanto com os produtos corretos para o seu cabelo,  fazer o bom uso do condicionador, leave in, máscara de hidratação e cuidados diários. Você vai conseguir ter um cabelo saudável, com brilho, maciez e lindo!

Não precisa muito para conseguir isso, basta ter um pouco de dedicação e paciência. Desde a hora de simplesmente lavar a cabeça. Fácil e simples assim!

Espero que tenham gostado das dicas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *