Por: Cida Ramos

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa!

Luzes no cabelo iluminam o rosto e são a cara do verão e fazem sucesso o ano inteiro. Veja como fazer Luzes com mechas em casa!

cabelo-luzes-alessandra-ambrosio-capa

Decidiu fazer luzes no cabelo? Saiba que as técnicas que misturam até 4 tons garantem resultado mais natural. Até as donas de cabeleiras castanha ficam lindas com luzes de mais de duas nuances!

Todos os dias milhares de mulheres vão ao salão de beleza para fazerem luzes, na verdade hoje usar qualquer tipo de coloração não é apenas uma opção e sim uma necessidade em suas vidas. As luzes além de disfarçar cabelos brancos, nas mulheres mais jovens, fazem com que se sintam, atraentes criando um visual mais despojado e moderno, seja em cabelos longos ou em cabelos curtos. Há muitos caminhos que você pode tomar se estiver decidida a aderir as luzes, esteja aberta para o que ficaria melhor em você segundo seu estilo de vida, personalidade e principalmente consulte o profissional de sua confiança. Algo que hoje é muito comum e as mulheres procurarem nos salões de beleza são as famosas “mechas californianas” por isso vamos entender e conhecer essa técnica.

O que são mechas californianas?

São tipos de clareamentos que imitamos o efeito produzido pelo sol. Essa técnica teve início nas praias da Califórnia-EUA, onde os surfistas passavam e ainda passam (parafina) nos cabelos. Como as pontas são mais sensíveis o cabelo fica mais claro nessa parte o que dá um ar super natural e muito bonito.

Você poderá gostar de:

Mechas com pente  e  Mechas espanholas passo a passo

Como fazer reflexo, dicas, fotos e passo a passo com vídeo

Novo Loiro Platinado com raiz escura, ou Ombré Highlights

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa

Estilo surfista

Cabelo com luzes

Essa descoloração tem tudo para ser as luzes californianas da vez. A grande sacada é deixar propositalmente a raiz escura, cerca de dois dedos de cada lado. Como fazer isso? Simplesmente não mexendo nela. Aí, a descoloração é feita a partir desse limite. Como o processo químico é bastante forte, o melhor é que essa técnica não seja feita de uma vez só. Mas atenção: não é todo mundo que fica bem com esse cabelo. A tonalidade combina com as loiras de pele bem branquinha, como a atriz Mary-Kate Olsen.

Qual efeito que ela dá aos cabelos? Um degrade que inicia na raiz dos cabelos e vai clareando para as pontas, dando o ar “beijo do sol”.

Passo a passo cabelo com luzes

Passo a passo das luzes tipo surfista

Passo 1: O cabeleireiro começa descolorindo os fios, deixando dois dedos de cada lado da raiz na cor natural

Passo 2: Depois passa tonalizante. Nem sempre o tom certo é conseguido de primeira. Aí, é preciso repetir o passo 1

Passo 3: Para destacar algumas mechas, o profissional pode pincelar descolorante em partes do cabelo;

Cabelos escuros podem receber mechas californianas? Sim, principalmente se usar as californianas em tons mais quentes como vermelhos, e marrons acobreados.

Cabelo com luzes passo a passo

Garota dourada

As luzes mesclam tonalidades próximas ao tom natural do cabelo.

Mas as cores sobrepostas não devem passar de três. O loiro do momento é o Golden Soft Girl. Para conseguir esse efeito, uso o loiro dourado, o mel e o caramelo, conta Marco Antonio de Biaggi. As atrizes Jennifer Aniston, Luana Piovani e a top Ana Beatriz Barros já estão desfilando esse visual. O que elas têm em comum? A base do cabelo mais clara. Esse tipo de luzes caem perfeitamente para as loiras mel, acinzentadas e castanha-claras. O tom dourado combina com uma pele levemente bronzeada.

Passo a passo mechas californianas jen aniston

Passo a passo das luzes das garotas douradas

Passo 1: O profissional divide o cabelo em duas partes: uma no topo da cabeça. A outra vira um coque baixo.

Passo 2: Separa algumas mechas e passa o pente em sentido contrário e deixa apenas poucos fios de fora.

Passo 3: Depois vai passando os tons de loiro nesses fios soltos, até chegar no tom certo.

Cabelo com luzes alesandra ambrozio

Morenas solares

É a solução para quem tem a base do cabelo mais escura. São luzes perfeitas para a mulher brasileira, que tem cabelo e pele amorenadas, diz Ricardo Chamorro, hair stylist da Redken.

Também são uma boa saída para quem passou do ponto, clareou demais os cabelos e quer reverter o processo agredindo o fio o menos . Engana-se quem pensa que vai ficar loira. Elas são apenas para dar charme e iluminar o visual quando o sol bater nos cabelos, completa Ricardo. O resultado é um cabelo sofisticado e dourado na medida certa. A top Alessandra Ambrosio é fã do visual.

passo a passo cabelo com luzes alessandra ambrozio

Passo a passo das luzes para morenas solares

Passo 1: O cabelo deve ser dividido em quatro partes iguais, formando uma cruz no topo da cabeça.

Passo 2: O segundo passo é pegar as camadas internas dessas partes e separar alguns fios com o pente.

Passo 3: Depois o profissional descolore poucos fios com dois tons começando pelos mais próximos do rosto.

Porque elas se tornaram febre nos salões de beleza? Pela naturalidade do efeito, sendo que hoje é uma tendência respeitar a naturalidade e qualidade dos cabelos. Uma alternativa muito prática principalmente porque não precisa fazer retoque periodicamente. È algo que realmente veio para ficar, pois agridem bem menos os cabelos quanto algumas outras técnicas.

Veja também >> Cabelo sombré hair: Veja como fazer o cabelo de Bruna Marquezine

Como fazer luzes nos cabelos em casa

Antes de partir para uma sessão de luzes caseira no cabelo, é necessário analisar se os fios estão saudáveis. Caso não estejam, é necessário fazer uma hidratação ou uma restauração para que o cabelo não seja danificado durante o processo. Para quem já tem algum tipo de química nos cabelos, é mais aconselhável procurar um salão.

Existem várias formas para se fazer luzes nos cabelos, mas a seguir está descrita a técnica mais prática e segura de realizar o processo em casa.

Para começar, serão necessários: pó descolorante, água oxigenada, cujo volume depende do grau de descoloração desejado (20 volumes para clarear um tom, 30 para dois e 40 para três), touca para luzes de plástico ou silicone, agulha de crochê fina, pincel de coloração e cumbuca de plástico.

O primeiro passo é verificar se os fios estão bem secos

Caso o cabelo não seja naturalmente liso, é recomendável desembaraças bem os fios e fazer uma escova, para facilitar na hora de puxar as mechas.
Cuidando para não rasgar a touca, deve-se furá-la nos locais indicados, conforme a quantidade de mechas que se deseja clarear, procurando distribuir bem os furos. Caso a touca seja de silicone, um pouco de talco nas perfurações ajuda a puxar as mechas.

Deve-se pentear os cabelos como de costume e colocar a touca de modo bem firme. Quanto mais presa à cabeça, mais próxima da raiz ela fica, fazendo com o descolorante atinja a área com mais facilidade.

Na frente de ume espelho a visualização da cabeça se torna melhor, inclusive a parte de trás. Então, com a ajuda da agulha, começa-se a puxar as mechas, começando pelo topo da cabeça, na parte da frente. É importante distribuí-las uniformemente, para obter um resultado final satisfatório.

Terminada essa etapa, deve-se pentear as mechas e dividi-las em quatro partes. Para preparar o descolorante, deve-se colocar na cumbuca, duas medidas de pó para uma de água oxigenada. A consistência ideal é intermediária: nem muito líquido, nem muito firme.

Antes de aplicar a mistura em todas as mechas, é importante escolher uma pequena parte do cabelo para fazer um teste; isso permite descobrir se há algum tipo de reação alérgica aos produtos e em quando tempo o descolorante traz o resultado desejado.

Com o pincel aplica-se a mistura. Então, é necessário observar o processo de descoloração até que o tom chegue no desejado. O tempo nunca deve ultrapassar 45 minutos. O descolorante é passado nas quatro partes do cabelo, deixando a mecha teste de lado. Não se pode demorar muito tempo na aplicação de cada parte, pois a solução começa a agir logo que aplicada.

Depois, deve-se espalhar bem, até que a cobertura fique uniforme. É essencial verificar o grau de clareamento do cabelo constantemente. Sem retirar a touca, retira-se a mistura com água morna e depois se aplica o shampoo. Após o enxágüe é indicado aplicar uma máscara reconstrutora ou qualquer outra de hidratação profunda.

Enxágua-se novamente, aplica-se o condicionador e após retirá-lo, pode-se finalizar com um leave-in hidratante. É fundamental cuidar dos fios posteriormente, para repor os nutrientes retirados pela descoloração. É aconselhável que se faça uma hidratação leve a cada dois dias e uma reconstrução semanal. Desse modo os fios continuarão bonitos e saudáveis.

Descubra a melhor cor para você!

Seguem as dicas da cabeleireira:

– Geralmente, as loiras com pele muito clara ficam bem com os cabelos loiros num tom mais acinzentado, prata ou mesmo o loiro ligeiramente esverdeado

– Para as loiras que têm a pele mais dourada, o ideal é usar os cabelos na cor mel, marrom ou mesmo dourado

– As morenas com pele clara ficam bem com o cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado ou até vermelho acaju

– As mulheres morenas com a pele mais dourada, podem abusar dos tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado ou fazer reflexos dourados nos cabelos

– Já as ruivinhas podem usar o marrom, em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado

– As mulatas ficam bem com os cabelos castanhos, avermelhados ou loiro dourado

– As negras combinam bastante com cabelos castanhos mais escuros ou avermelhados.
Fonte:agitocampinas.com.br/portaisdamoda.com.br/Conteúdo do site GLOSS/mdemulher.abril.com.br

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta