Compartilhe:

Caldinho de feijão ou feijão amigo

O caldinho de feijão, também conhecido como feijão amigo é uma delícia para aquecer no inverno.

Publicado por: Cida Ramos

feijao-amigo2868

Caldinho de feijão ou feijão amigo

O caldinho de feijão, também conhecido como feijão amigo, é muito comum no Rio de Janeiro, apesar de ter  uma cara de comidinha mineira. Como o Rio de Janeiro é eclético, foi nele que eu conheci essa iguaria para esquentar o frio e perfeita para acompanhar uma cervejinha. Vai bem também em festas juninas, festa de aniversário temático como festa de boteco.

Veja também:

Caldo Verde: Sugestão para os dias frios e festa Junina!

Receita de Sopa de Mandioca e Sopa de Sagú com caldo de mandioca

Angú cremoso com couve frita e bacon

 

Você pode fazer para tomar no copo, assim como é comum nos restaurantes, ou mesmo pode tomar em uma xícara grande, daquelas de tomar sopa, como a da foto acima. O importante é que você não pode deixar de experimentar essa receita deliciosa!

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de feijão-preto

– 4 xícaras (chá) de água

-4 colheres (sopa) de azeite

– 2 cebolas picadas

– 3  dentes de alho amassados

– Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto

-200 gramas de bacon bem picadinho (opcional).

Modo de preparo

Na panela de pressão, coloque o feijão e a água e cozinhe por aproximadamente 25 minutos depois que começar a pressão ou até ficar macio. Coe e reserve o caldo. Passe o feijão no amassador de legumes ou rapidamente no processador ou liquidificador.

Em uma panela refogue o bacon até dourar bem, depois retire e reserve.
Na mesma panela frite na gordura do bacon ou use  azeite para refogar a cebola e o alho. Acrescente o feijão amassado e o caldo reservado. Tempere com sal e pimenta, (opcional). Transfira para copinhos de servir e polvilhe a cebolinha e o bacon fritinho.

Dica: para acentuar o sabor do seu caldinho, adicione bacon picado ou linguiça defumada ao cozinhar o feijão. Outra dica é se não tiver medo das calorias a mais, que nesta hora tem que ser esquecidas, coloque um pouco do  bacon frito pra cozinhar junto com o feijão, fica uma delícia!
Bom apetite!

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *