Compartilhe:

Receita de Canjica cremosa de coco e amendoim da dona Eva

A canjica branca, (com coco) ou a canjica preta (com amendoim) é também conhecida como mungunzá, uma iguaria típica de festa junina, que é uma delícia para se comer a qualquer hora.

Publicado por: Cida Ramos

canjica de amendoim

Embora a canjica seja uma comida típica de festa junina, fazer para comer em casa é uma tradição entre as famílias. Eu mesma lembro-me da minha mãe fazendo para nós lá em casa, a canjica branca, (com coco), mas como eu e o meu pai gostávamos da canjica preta (com amendoim), então a minha mãe acrescentava o amendoim para nós na hora de servir. Aí ficava uma canjica com coco e amendoim, pensa!?

Mas você pode fazer a canjica com o amendoim dentro. O gosto fica melhor, o amendoim solta aquele gostinho e deixa a canjica com uma cor linda. Se você gosta das duas, separe a metade da canjica depois de colocar o coco. E com nessa metade coloque o amendoim. Ai você terá um pouco das duas, a branca só com coco e  a canjica preta com amendoim e coco.

 

 

Veja também>>Receita de Canjica com amendoim coco e leite condensado

Veja também>>Festa Junina completa parte I: Receitas típicas e dicas de decoração

 

Se você gosta de canjica, seja ela branca ou preta, vai adorar essa receita da minha mãe. É de comer rezando! Experimente!

Receita de Canjica cremosa de coco e amendoim da dona Eva

Ingredientes:

– 1 pacote de ½ kg de canjica;
-1 pacote de 500 gramas de amendoim
– 1 garrafinha de leite de coco;
– 1 lata de leite condensado;
– 4 gemas;
– 1 lata de creme de leite;
– 1 litro de leite;
– 1 pitada de sal;
– 2 a 3 cravos;
– 2 paus de canela;
– 1 pacote de coco ralado desidratado;
– Açúcar à gosto;
– Canela em pó (para polvilhar).

Modo de Preparo da canjica:

Deixe de molho na água a canjica de um dia para o outro ou no mínimo por duas horas. Escorra a canjica.

Numa panela de pressão coloque a canjica escorrida, água até cobrir a canjica e a pitada de sal. Leve para cozinhar, por mais ou menos 40 min. Para ficar bem macia.

Retire a canjica da panela de pressão sem a água. Escorra e reserve.

Modo de preparo do amendoim:

Enquanto a canjica cozinha coloque o amendoim em um tabuleiro grande, para ficar bem espalhado, leve ao forno quente para torrar por mais ou menos uns 15 minutos, vá mexendo de vez em quando, para torrar por igual. Quando estiver moreno retire do forno, porque ele continua a torrar mesmo depois do forno desligado. Coloque em outro tabuleiro frio para ele esfriar mais rápido. Depois de frio esfarele com as mãos para soltar as cascas, depois sopre, repita  até que ele esteja bem descascado. Ai é só colocar em um pano e amassar com o socador ou levar ao triturador e dar uma batida rápida para não ficar fino demais. Reserve

Depois da canjica cozida e do amendoim pronto…

Numa panela coloque a canjica, o leite e coco desidratado. Leve ao fogo médio por alguns minutos para cozinhar e hidratar o coco. Depois adicione o leite condensado, o amendoim, as gemas batidas, os paus de canela, os cravos, o açúcar o quanto baste. Deixe ferver bem para cozinhar o leite. Retire os cravos e os paus de canela. Polvilhe com canela em pó ao servir.

Dica:

Se quiser que a canjica fique mais cremosa, pode acrescentar uma lata de creme de leite depois que retirar do fogo. Bom apetite!

A canjica cremosa só com coco fica assim…

canjica de cremosa de coco

A canjica cremosa depois de acrescentar o amendoim fica assim…

canjica de amendoim e coco

Espero que vocês tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *