Compartilhe:

Cardigan ou Cardigã: uma peça chave para qualquer estação!

O cardigan é peça chave para o Outono, para o inverno ou até mesmo para qualquer estação em que o dia esteja mais frio.

Publicado por: Cida Ramos

cores-azul-grafite-comprido-jeans-cardigans-moda-fashion-tendencia-trends-famosas-celebridades-feminino-roupas-vestir-usar-esta____o-2011-outono-inverno

Sabe aqueles dias agradáveis? Nem quente, nem frio? Então, o cardigan é ideal! É uma peça leve, que cobre os braços, pode ser levada a qualquer lugar, combina com saias, shorts, vestidos, calças… Ou seja, mais uma peça coringa para se ter no closet!

Nas décadas de 20 e 30, Chanel ajudou a divulgar o cardigã como parte de um conjunto de duas-peças (cardigã e saia) ou de três-peças (cardigã, suéter e saia). Hoje em dia, a opção fashion é usar com uma regata ou com uma camiseta básica e um jeans – que pode ser calça ou short. A peça é tão versátil que Oscar de la Renta usou por cima de vestidos bem femininos, mas sempre com um cinto para diminuir o volume e deixar mais feminino.

A História

Coco Chanel usando cardigã

Coco Chanel usando cardigã

O cardigã surgiu como uma homenagem ao conde de Cardigan, o general James Thomas Brudenell, que comandava oficiais britânicos na Guerra da Criméia (1853-1856). A peça era parte dos uniformes da tropa, mas logo no século XX foi adotado por jogadores de golfe. Coco Chanel foi a responsável pela propagação da peça entre as mulheres nas décadas de 20 e 30, que usavam principalmente com vestidos e saias.

O cardigan (ou cardigã) não tem um único modelo: ele pode ser do comprimento tradicional, na altura dos quadris, ou com uma releitura mais moderna, no comprimento 7/8 (altura dos joelhos). O cardigan messsmo é feito de tricô, mas hoje encontra-se a peça feita de outros tecidos como malha e algodão, mais adequados pros climas brasileiros.

Combinam com calças, saias, jeans, vestidos e, dependendo do material, podem até complementar uma produção mais sofisticada para a noite, substituido as echarpes, ou ainda marcando a cintura com cintos pra curtir uma balada.

Veja também:

Max Cardigan peça chave Outono/Inverno

Veja aqui como usar

Um dos modelinhos de cardigan mais charmosos é o de quatro botões com dois bolsos na frente.Mas tem um incômodo: o cinto não para no lugar.

blog_cardiganamarelo00cardiga-verde-1429554151.61.214x311

Segredinhos para resolver o problema:

. Tente fazer um furo discreto na roupa para o cinto.

. Compre o casaco um número menor, pois, quanto menor a peça mais fácil será de arrumar.

. Ou use o truque da fita crepe dupla face.

Sobre eles:

cardigan-cia-de-moda-botoes-roxo-1459959022.98.214x311 cardigan-feminino-listrado-1458066084.51.214x311 cardigan-feminino-tamanho-especial-liso-1458973277.28.214x311

• cardigans são levinhos e podem ser frescos ou bem quentinhos, dependendo do material: frescos se feitos em algodão e misturas com viscose ou quentinhos se confeccionados em lã e cashmere

• os quentinhos são ótemos pra looks de frio-de-verdade porque aquecem sem acrescentar volume!

• eles vêm do guarda-roupa dos meninos, então são perfeitos pra coordenar com peças bem fofuchas e brincar de masculino/feminino

• super substituem bem as pashminas e estolas em festas super formais, acompanham lindamente vestidóns e roupas sofisticadas

• acompanham tendências de moda – nessa temporada tem, além do blazer-do-namorado e do jeans-do-namorado, o cardigan mais longuinho e fino também, como se fosse do namorado!

• cardigan também é tela em branco pra gente usar broche: dá pra fechar a peça de um jeito assimétrico .

• é fácil de carregar na bolsa, mas também pode acompanhar a gente na cintura, nos ombros e até no pescoço (clica pra ver o vídeo ensinando a amarrar como lenço/cachecol!)

• é ótimo pra fazer sobreposições, super boa desculpa pra acrescentar cores e texturas num look simplinho demais

• é versátil e pode ser zéxy se usado como blusa, todo fechadinho, ou – mais legal ainda! – como uma blusa bem mudérna, usado de trás pra frente (a Denise Dahdah, editora de moda de Quem Acontece, ensina como! E usa na vida real!)

• é o melhor complemento pra disfarçar braços gordinhos e ainda dá uma afinada na silhueta quando usado aberto, criando duas linhas verticais no torso

Fontes: oficinadeestilo.com.br/resuminhobasico.com

Veja como usar cardigan >> Dicas para usar cardigan combinando com tudo

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *