Compartilhe:

Casamento – Dicas para economizar na festa

Se você vai se casar e quer economizar na festa, veja dicas para que a sua festa seja perfeita e econômica.

Publicado por: Cida Ramos

casamento1

Durante o planejamento do casamento dos seus sonhos, muitas noivas poderão ficar desanimadas com o custo de todos os detalhes. Como muitas pessoas possuem um orçamento limitado, nós mostramos aqui algumas formas de economizar no casamento sem prejudicar a qualidade e a beleza deste dia único e especial. Escolha o que pode funcionar no seu caso. Quanto mais ideias você usar, mais conseguirá economizar.

Veja dicas de como economizar no casamento:

1 – Quanto mais formal for o casamento, mais caro ele será.
2 – Ao pedir orçamentos, seja específica e diga exatamente o que quer. Desta forma você evita que, na hora de fechar o contrato, o fornecedor diga que “este item não estava incluído naquele preço”.
3 – Antes de fechar um contrato, leia-o cuidadosamente para certificar-se de que você realmente está levando ou alugando o que foi prometido.
4 – Se você fizer as reservas com bastante antecedência, certifique-se de que há um limite para o aumento de preços.
5 – Pense na possibilidade de oferecer o próprio vasinho de flores da decoração como lembrancinha ou escolha algo simples e significativo.
6 – Convites com laços, envelopes forrados, caixinhas especiais, etc, são quase sempre mais caros. Escolha um modelo simples e elegante.
7 – Alugue o vestido dos seus sonhos. O 1º aluguel é uma ótima opção e não sai tão caro.
8 – Escolha um buquê que combine com o estilo do seu vestido e prefira as flores da estação que estarão mais baratas.
9 – Ao invés de comprar, alugue o máximo de coisas que você puder.

Escolhendo a data, horário e local

10 – Para fazer bons negócios, reserve o local com bastante antecedência.
11 – Evite datas próximas aos feriados. Isso dificulta o acesso aos serviços e encarece o preço de tudo.
12 – Diminua o tempo da recepção de 4 a 6 horas para 3 a 4 horas.
13 – Case-se pela manhã ou à tarde. Muitos salões já possuem reservas para o período noturno e poderão reservar os horários diurnos para você por um custo menor.
14 – Esqueça a idéia de fazer a recepção em sua própria casa. Longe de ser uma opção mais barata, isto requer o dobro de cuidados e pode acabar virando uma grande dor de cabeça.

Família, amigos e convidados

15 – Corte a lista de convidados. Faça uma lista contendo somente os convidados “obrigatórios” e acrescente outros apenas se o orçamento permitir.
16 – Evite convidar muitas daminhas e pajens. Uma daminha é mais do que suficiente. Se o casamento for de manhã ou à tarde, não é necessário a presença de crianças. Quando você as convida, é indelicado não se oferecer para pagar a confecção ou aluguel dos trajes.
17 – Manda a tradição que a noiva use alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada! Pegue emprestado o máximo de coisas que você puder: o véu, as jóias, as taças para o brinde, etc.
18 – Você conhece alguém que poderia alugar um espaço ou solicitar um serviço com desconto? Peça ajuda a essa pessoa e comprometa-se a reembolsar todas as despesas que ela tiver.
19 – Suas amizades valem mais do que alguns reais, portanto, nada de delegar tarefas à parentes e amigos, a menos que eles insistam muito em ajudar.

Decoração do casamento e alimentação

20 – Se o número de convidados não for muito grande, não há necessidade de reservar uma grande igreja. Escolha uma menor, mas certifique-se de que todos ficarão bem acomodados (sentados). Isso evita gastos desnecessários com a decoração, além de criar um ambiente mais aconchegante.
21 – Não gaste demais com a decoração da igreja. Não há necessidade de decorar todos os bancos com arranjos e encher o altar de flores. Deixe para caprichar na decoração da festa.
22 – Pense na possibilidade de dividir os custos da decoração da igreja com as outras noivas do dia.
23 – Antes de reservar o carro, a decoração das mesas, etc., veja se o local escolhido para a recepção não oferece estes serviços por um preço mais baixo (contanto que sejam de qualidade).
24 – Frango e massas são mais baratos do que carne vermelha e frutos do mar e nem por isso são menos saborosos.
25 – De acordo com o horário escolhido para o casamento, não é necessário oferecer um almoço ou jantar. Existem outras opções bem mais em conta e muito elegantes como: café da manhã, coquetel ou bolo com champanhe.
26 – Mande fazer dois bolos: um decorado menor, apenas para cortar na hora das fotos e outro simples, sem decoração, mas do mesmo sabor que será cortado na cozinha para ser servido aos convidados.
27 – Não é necessário servir outras sobremesas, o bolo já é suficiente. Se quiser poderá também servir algumas frutas frescas.
28 – Tenha cuidado ao notificar a quantidade final de convidados ao buffet. Se você disser 300 e forem apenas 250 você estará pagando por estes 50 que não irão comparecer.

Transporte,musica, foto e vídeo

29 – Escolha um carro bonito, que a acomode confortavelmente com o vestido escolhido e que não seja o mais caro.
30 – Um DJ, um músico ou uma pequena banda sai bem mais em conta do que uma banda completa ou uma orquestra.
31 – Fotos com tratamentos especiais como: envelhecimento, múltiplas exposições, etc são sempre mais caras. Peça fotografias simples, mas não abra mão de um bom fotógrafo.

O que você deve evitar na hora de organizar a festa de casamento

32 – Comprar um vestido de qualidade duvidosa. A economia não vale a dor de cabeça e o desgosto que você terá.
33 – Pegar muitas tarefas para você e tentar fazer tudo sozinha em casa. Pesquisando você encontrará convites, docinhos, buquês e lembrancinhas com ótimos preços!
34 – Contratar um fotógrafo ou um videomaker amador. O resultado pode ser desastroso!

Veja também:
Casamentos: Finger foods
Casamento com recepção simples para casamento: Bolo com Champanhe

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *