Compartilhe:

Chapéu Panamá Hit do verão: Veja como usar dicas e fotos

Veja dicas e fotos para saber como conservar e usar o Chapéu Panamá com charme e muito estilo!

Publicado por: Cida Ramos

chapeu-panama-como-usar-e-conservar

Comum a gente ter dúvidas de como usar o chapéu Panamá. Aliás qualquer chapéu costuma dar uma dúvida ou outra, mas hoje vamos falar desse tipo desse tipo de chapéu que é charmoso e ao mesmo tempo ousado> Ele  é caracterizado por aquela faixa preta e por aquela palha cor de marfim.

O que ajudou a que ele virasse um hit, foi o fato de algumas celeb’s começarem a usar, uma delas foi a linda e loira Kate Bosworth, que desfilou com um chapéu panamá pelas ruas de Los Angeles. E não precisa muito para gostar dele, eu mesma me apaixonei por um quando em uma viagem pela Itália, tive que comprar um devido ao sol forte do mês de Maio. E foi uma ótima aquisição, usei durante toda viagem, e além de super legal ele deu um up nos meus looks durante a viagem.

Aqui no Brasil ele também já ganhou adeptas, especialmente depois do desfile da Maria Bonita Extra com modelos estilizados, charmosos e chiquérrimos. Com tanto charme e atributos, ele é aposta certa para a temporada de qualquer verão, seja ele para este ou para os próximos anos. Então pode comprar porque você não vai se arrepender é moda atemporal!

Repaginados eles ganharam novos formatos, alguns com abas largas e com tonalidades diferentes da tradicional. Seja como for a sua escolha vale lembrar que o com aba larga é protege mais do sol, mas o uso fica mais adequado à praia, piscina, e passeios ao ar livre. Os com aba tradicional são mais ecléticos na hora de usar.

 

Veja também:

Vestido e saia  longa veja como usar:Dicas e fotos

Saias longas verão! Veja como usá-las sem errar

Antigamente o chapéu Panamá era considerado um acessório do vestuário masculino, mas com o tempo ele conquistou o gosto das mulheres e ganhou espaço também no nosso guarda roupas. E depois de ter aparecido nos desfiles, saiu das passarelas e ganhou as ruas.

Uma curiosidade sobre ele,  é que apesar do nome, ele na verdade foi criado pelos Incas há mais de mil anos atrás então na verdade ele vem do Equador. A palha usada para fazer o chapéu vem da planta Carludovica palmata, uma palma que só nasce mesmo nesse país. e ele é feito artesanalmente a partir do transado dessa palha. O segredo da fabricação desse chapéu é passado de geração em geração e, e mesmo na atualidade ele ainda é manufaturado principalmente em Cuenca e Montecristi.

Porém  ele ficou conhecido com esse nome de chapéu panamá, depois que os franceses e americanos usavam o acessório para se proteger do sol forte por todo tempo em que ficaram trabalhando na construção do Canal Panamá. Interessante né?

Vale lembra que o chapéu Panamá usado pelas mulheres é um complemento da produção, então segundo a regra de etiqueta,  ele não precisa ser retirado para entrar em lugares fechados com exceção das igrejas.

Dicas de como usar chapéu panamá

– A primeira dica é que ele não precisa combinar com as cores das roupas que você vai usar na produção, ele tem mesmo é que contrastar com as cores e texturas.

-Outra dica é usá-lo com o cabelo preso, com rabo de cavalo ou coque baixo, assim você tira o cabelo da nuca e fica mais refrescante e charmosa a produção.

-Existe um modelo de chapéu panamá que possui uma copa arredondada, que é mais apropriado para mulheres, deixa o visual dele mais feminino e combina perfeitamente com  vestidos floridos, saia longa seja ela estampada com estampas de flores ou não, com vestidos leves e que combinem com o verão, blazers leves, calça jeans seja ela com modelagem boyfriend ou flare. Combina com saia tulipa, com shorts, calça saruel, calça alfaiataria, e até com short de cintura alta e macaquinhos.

-Pode ser usado com a moda praia, cangas, saídas de praia, na própria praia com o seu maiô ou biquíni. Nada impede que você saia da praia e continue com ele, colocando um vestidinho de crochê, por exemplo, vai ficar lindo! Se o tempo estiver mais fresquinho, pode combinar com uma calça skinny e uma camiseta branca despojada e descontraída e com um blazer preto justinho por cima.

-Para os pés use sapatilhas, rasteirinhas, sapatos oxford ou espadrilles tudo que seja leve, confortável e que combine com o verão e com o seu estilo. E para ficar melhor ainda é só colocar o seu chapéu panamá e brilhar esbanjando bom gosto de charme no look!

 Dicas para cuidar do chapéu Panamá de fibra natural e conserva-lo por mais tempo

-Não deve ter contato com a água, se molhar  seque à sombra;

-Evite transportá-lo dobrado por mais de 48 horas, para não marcar;

-Não pegue ele sempre pelo mesmo lado, para evitar que a palma se quebre;

-Apesar de não poder ser molhado, a palha por ser material orgânico, precisa de umidade para conservar e  manter a flexibilidade. Por isso evite deixar o seu chapéu exposto ao sol num ambiente fechado como no carro, por exemplo;

– Para retirar manchas, o ideal é limpá-lo é com borracha de lápis. Nunca use água ou álcool.

– Se por acaso o seu chapéu sofrer alguma deformação nas abas, uma boa opção é usar o ferro a vapor protegendo o chapéu com um pano, para que ele volte a forma original.

Veja fotos de produções com chapéu Panamá

chapeu-panama-como-usar

chapeu-panama-combinado-com-vestudi-moda-feminina

chapeu-panama-combinado-com-camisa-moda-feminina

chapeu-panama-combinado-com-calca-moda-cidade

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *