Compartilhe:

Chás para combater a depressão

Veja nessa matéria dicas de chás, sucos e alimentos naturais que vão te ajudar de forma simples e sem tomar remédios a prevenir e a combater a depressão! Com eles você vai melhorar o sono , vai ter mais disposição e melhorar o funcionamento do cérebro.

Publicado por: Redação

Foto: habenterprise.uk/
Foto: habenterprise.uk/

Considerada uma “doença da modernidade”, a depressão afeta  uma grande faixa da sociedade. Alguns estudos apontam que em média para cada dez brasileiros, três sofrem desse problema.

E várias são as  causas que podem desencadear um quadro depressivo, e até mesmo os médicos tem opiniões diversas sobre o que pode ocasionar a depressão. Mas uma causa frequente e mais comum no nosso dia a dia é o stress, o vilão recorrente nos quadros depressivos.

De fato o estilo de vida moderno colabora muito para o aparecimento do problema quase sempre aliado a maus hábitos alimentares, poucas horas de sono (qualidade de sono ruim), ansiedade, sedentarismo, enfim, inúmeros fatores que colaboram para uma vida estressante que desencadeia a depressão.

Fique atento aos sinais e sintomas da depressão

A depressão não aprece do nada, geralmente a pessoa começa a apresentar alguns sinais que servem de alerta:

  • Dificuldade para decidir situações no dia a dia;
  • Confusão mental;
  • Sensação de angústia que não passa;
  • Sentimento de culpa;
  • Tristeza;
  • Insônia ou muito sono;
  • Perda ou excesso de apetite;
  • Inquietação e irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Perda de memória e dificuldade de concentração.

Chás para combater a depressão

O bom é que encontramos na natureza uma infinidade de plantas que podemos nos beneficiar para amenizar a depressão e o stress, melhorar o sono e dar mais disposição.

Chá de alecrim para depressão

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Na culinária o alecrim (em alguns locais conhecida como rosmanim ou rosmarim) é uma erva mais do que especial, aromática e com sabor delicado é excelente para chás e infusões. O alecrim já foi até apelidada como a erva da alegria pois ajuda no tratamento da depressão, das dores de cabeça, combate o cansaço e até mesmo melhora o sono.

Modo de preparo do chá

Para um litro de água, utilize 3 colheres de sopa das folhas de alecrim. Quando a água estiver fervendo, adicione o alecrim e deixe em infusão por 15 minutos com o recipiente tapado.

Pode-se tomar até três xícaras por dia.

Observação: O alecrim é contra indicado para gravidas e lactantes.

Erva de são João ou hipérico

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Utiliza-se 20 gramas de folhas ou galhos da erva para cada litro de água. Faça a infusão por quinze minutos. Tomar 3 xícaras de chá por dia.

Chá de alfavaca com cravo

foto: Reprodução.

foto: Reprodução.

A sonolência e falta de disposição são comuns na depressão, esta combinação vai ajudar a dar mais ânimo.

Utilize o chá com três colheres das plantas para cada litro de água. Tome 3 vezes ao dia.

Outras dicas naturais para combater a depressão

Suco de alface

Funciona no combate a insônia e a ansiedade. Faça um suco com folhas, talos e hortaliças. Tome duas xícaras ao dia.

Suco de espinafre e agrião

Utilizar 100 gramas de cada hortaliça para cada litro de água. Bata no liquidificador, coe e beba até 3 vezes por dia.

Dica: Não utilize açúcar nos chás e sucos! O açúcar provoca oscilações na taxa glicêmica provando alterações de humor. Se quiser adoçar use no máximo adoçante de estévia ou sucralose.

Utilize a linhaça diariamente

Utilize até duas colheres de linhaça no café ou no almoço. Pode ser farinha de linhaça ou as próprias sementes podendo ser misturadas em sucos ou na mistura das refeições. A linha possui Ômega 3 que ajuda no funcionamento do cérebro, ajuda as células cerebrais a ter mais fluidez em suas membranas.

Alimentação e depressão

Já dizia o pai da medicina Hipócrates, “Que seu alimento seja seu remédio”. E isso é fato! Se levarmos em consideração a alimentação que temos nos dias de hoje repleta de alimentos industrializados, açúcares e farinhas refinadas, podemos concluir o quanto mal estamos fazendo ao nosso corpo. Vários estudos sugerem que uma boa alimentação pode reverter inúmeras doenças e até mesmo curar várias delas. Investir em uma alimentação rica em frutas e vegetais frescos, eliminar o açúcar e produtos refinados, frituras e bebidas alcoólicas, já vão representar um ótimo começo para uma boa alimentação e consequentemente uma boa saúde.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *