Compartilhe:

Chuveiro com problema? Veja como escolher o modelo ideal para sua casa

Chuveiro esquentando muito, com pouca água ou frio demais? Veja como resolver estes problemas e ainda aprenda a escolher o chuveiro ideal para sua casa.

Publicado por: Redação

banho de chuveiro

Não tem nada melhor do que chegar em casa e tomar uma ducha quentinha e gostosa para desestressar e aliviar e tensão. Entretanto, o chuveiro mesmo sendo um item tão simples e indispensável em nosso lar,  pode se tornar um grande problema quando o aparelho é escolhido de maneira errada ou quando não levamos em consideração alguns itens importantes na hora da escolha.

Deixando de lado algumas prerrogativas técnicas sobre encanamento, para não entrar em um mérito mais profundo. E partindo do princípio que na sua casa a parte do encanamento e instalações hidráulica estão ok. Vamos dar algumas sugestões levando em consideração os problemas mais comuns, e com isso te ajudar a escolher o melhor chuveiro para sua casa, pois com certeza você já enfrentou um destes problemas e ficou na dúvida de como resolver. Vamos às dicas?

Problema 1: Chuveiro esquenta demais mesmo na menor temperatura.

Você liga o chuveiro na menor temperatura ou temperatura verão, e mesmo assim a gente quase “vira canja” de tão quente que fica! É de irritar qualquer um né? Ninguém merece isso!

A causa

Chuveiros comuns que funcionam com resistência tendem a esquentar muito quando a pressão da água é baixa. Com menos água passando no interior do chuveiro, mais quente irá ficar a temperatura da água na hora do banho, mesmo na menor temperatura.

Isso é muito comum acontecer em casas onde a caixa d’água fica baixa demais ou muito próxima ao banheiro. A pressão da água então fica fraca e não chega com pressão suficiente no chuveiro o que ocasiona esse tipo de problema. Alguns apartamento antigos ou coberturas que ficam muito próximas à caixa d’água também enfrentam essa mesma situação, assim como acontece em casas onde o problema é mais comum.

Como resolver?

Aumentando a pressão da água! Por sorte hoje existem alguns equipamentos que podemos acoplar junto ao chuveiro chamado de pressurizadores. Eles aumentam a pressão dá água que chega pelo encanamento melhorando o desempenho do chuveiro. Sendo que um pressurizador para uma casa inteira pode custar muito caro, e se você não pretende fazer esse investimento, existem outras alternativas.

Alguns chuveiros já possuem pressurizadores embutidos, o que facilita ainda mais a instalação. Ou você pode comprar apenas o pressurizador e embuti-lo antes do chuveiro. Veja alguns modelos:

O que é a resistência de um chuveiro elétrico?Peça metálica retorcida que fica dentro do chuveiro. Ela esquenta quando os elétrons da corrente elétrica passam por ela e em contato com a resistência superaquecida, a água fria que se acumula no chuveiro esquenta. Quando mudando a chave “inverno” e “verão” estamos ativando e desativando o trecho maior ou menor onde a corrente percorre na resistência, consequentemente esquentando mais ou menos.

Problema 2: Chuveiro esquentando pouco

Chega o inverno é aquele sofrimento…Parece que o chuveiro nem está ligado, e a água não esquenta o suficiente mesmo na posição “inverno”. Ai fica aquele drama, tem que abrir só um “cadim” e fica aquele pingo pingo que não dá nem pra molhar direito! Ninguém merece isso também!

A causa 1: Pressão da água muito forte

Quando a pressão é muito forte, a água passa de forma rápida pela resistência não tendo tempo suficiente para esquentar a água.

Com resolver?

Simples! Em qualquer loja de material de construção você encontra um redutor de pressão que nada mais é do que uma pecinha de plástico colocada na passagem de água antes de chegar no chuveiro.

Coloque o redutor na entrada de água do chuveiro. (parte traseira) Imagem: construcaodecasa.com

Coloque o redutor na entrada de água do chuveiro. (parte traseira)
Imagem: construcaodecasa.com

Causa 2: Chuveiro com baixa potência

Os chuveiro convencionais possuem em sua maioria uma potência de até 5.500Watts. Se você mora em uma região muito fria, talvez o seu chuveiro não esteja dando conta do recado.

Como resolver?

Se a água na sua casa está com a pressão normal, talvez seja a hora de trocar por um chuveiro mais potente. Alguns modelos atuais possuem uma potência de até 7.500Watts que possibilitam um banho muito mais quentinho. Os chuveiros com potência maior são encontrados apenas com voltagem de 220 volts. Então fique atenta(o)!

Problema 3: Meu chuveiro só funciona na posição verão

Você chega em casa e está louca por banho quente mas quando você muda chave seletora o chuveiro não funciona.

A causa

A resistência do chuveiro pode ter se rompido, mas pode acontecer dela se romper parcialmente ocasionando o funcionamento de apenas uma função do chuveiro.

Com resolver?

Troque a resistência e pronto, banho quente novamente! Trocar a resistência do seu chuveiro não é um bicho de sete cabeças. Compre a resistência de acordo com o seu modelo de chuveiro e voltagem corretas (110v ou 220v) em qualquer loja de material de construção. Desligue o disjuntor do chuveiro, Retire a resistência antiga e coloque a nova com a ajuda de um alicate de ponta. Prontinho.

Dica: Em locais onde a água é salobra, as resistências tentem a se romper com mais facilidade devido a salinidade da água. Portanto, opte por resistências que possuem revestimento de aço inox ou cobre e tenha seu chuveiro funcionando por muito mais tempo.

Problema 4: A luz da minha casa cai toda vez que ligo o chuveiro na posição inverno

Você entra toda feliz para tomar aquele banho quentinho e gostoso, mas o chuveiro mal começa a esquentar e ele se desliga ou a luz da casa toda cai.

A causa

Cada chuveiro possui uma potência como já falamos anteriormente, e dependendo da voltagem que o chuveiro funciona (110v ou 220v) a fiação deve ser ter a espessura correta para aguentar a carga elétrica. Talvez a sua fiação esteja em desconformidade com a voltagem do chuveiro e portanto o disjuntor se desliga quando há uma sobrecarga.

Com resolver?

Chame um eletricista para verificar a fiação correta do chuveiro e também para adicionar um disjuntor específico para evitar que a luz da casa toda caia. É importante lembrar que este serviço só pode ser feito por um profissional qualificado, ok?

O chuveiro elétrico ideal

Vimos que alguns fatores influenciam no desempenho dos chuveiros elétricos, independente do modelo. Felizmente já encontramos no mercado várias marcas que possuem além de pressurizadores interno de água, o controle eletrônico de temperatura. Esse tipo de chuveiro possibilita regular de forma gradual a temperatura da água, e com isso, gerando uma economia de energia de até 70%. Bom né?

Esperamos ter ajudado, se tiver alguma dúvida deixe o seu comentário.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *