Compartilhe:

Como afiar facas de maneira simples e eficiente em casa

Se a sua cozinha anda cheia de facas que não cortam nada, você precisa aprender a afiar as facas em casa, com dicas, fáceis que trouxemos nesta matéria.

Publicado por: Cida Ramos

como-afiar-facas-com-pedra-em-casa2941

Ter facas afiadas e com bom corte são de extrema importância no dia a dia em uma cozinha. E nada pior do que ter várias facas e nenhumas delas cortar absolutamente nada! Mesmo que seja a faca mais cara ela vai precisar ser afiada.

E ai como você resolve esse problema? Vai levar para o “cara” amolar? Pode até ser, mas existe maneira de amolar uma faca em casa mesmo, basta seguir o passo a passo, se tiver dúvidas tem os vídeos e foto com o passo a passo. E você só vai precisar comprar uma pedra de amolar, uma lixa de fina de ferro e mãos a obra! Tenho certeza de que você nunca mais vai ficar com facas cegas em casa.

E não adianta pensar que passar a faca na bancada de pedra da cozinha vai resolver, ou que usar uma chaira ou uma pedra de amolar da forma errada vai resolver, porque não vai. Então tire um tempinho do seu dia, para aprender como é a forma correta de amolar facas, assim você vai ganhar tempo depois.

Vale lembrar que preventivamente, depois de afiadas as facas precisam ser usadas corretamente, uma das maneiras é ter uma tábua de corte adequada, que seria ideal uma tábua de madeira ou de polietileno.

Quando o fio da faca já estiver falhando, use a chaira para “reassentar” e manter o fio. Mas quando seu utensílio já não corta mais, o fio foi perdido. Nesse caso, a chaira não adiantará muito e você deverá fazer uso da pedra para amolar a faca.

Você vai precisar de pedra de afiar que você pode encontrar em lojas de ferragem, lixa fina 1200 (aquela lixa de ferro bem fininha). Um recipiente com água.

Saiba como amolar, afiar facas com pedra seguindo o passo a passo:

– Umedeça a pedra. Deixe-a mergulhada em água por uns 5 minutinhos antes de começar a usar.

– Você notará que a pedra possui dois lados. De um lado ela é mais fina, do outro mais áspera e porosa. Iremos começar a afiar pela parte mais áspera.

– Apoie a pedra já umedecida em uma mesa ou bancada por cima de um pano de prato dobrado para firmar. Encoste o fio da faca sobre a pedra mantendo um ângulo de aproximadamente 15 a  20 graus. Use a outra mão para fixar a faca na pedra e manter o ângulo correto.

– Percorra a pedra de uma ponta a outra. Ao longo do percurso, passe todo o fio na pedra, desde a haste até a ponta. Para facilitar, imagine que você está cortando uma fina fatia da pedra.

– Faça isso de um lado da faca e depois do outro. O mesmo número de vezes nos dois lados.

– Vire a pedra. Agora você repetirá o mesmo procedimento do lado mais fino, somente para polir a faca.

-Depois coloque um pedaço de lixa fina 1200 de ferro sobre a pedra para finalizar, fazendo o mesmo movimento de amolar.

-Se quiser dar polimento e assentar o corte use um pedaço de cinto de couro legítimo com pasta de polir primeiramente no lado grosso do cinto depois repita a operação no lado fino do couro. Ou se souber utilizar uma chaila use-a para assentar o fio.

Fonte: http://www.dicasbamboobox.com.br

Abaixo você pode ver vídeos com o passo a passo de amolar facas com  pedra

Fonte: wweboss

Fonte: Tocandira Sobrevivência e Aventura

#

Recomendado para você