Como colocar pastilha adesiva sobre azulejos em cozinhas e banheiros

Veja nesta matéria como colocar pastilha adesiva sobre azulejos em cozinhas e banheiros sem quebradeiras ou bagunça.

Publicado por: Cida Ramos

Se você sonha em fazer uma obra para redecorar e mudar a cara do seu antigo banheiro ou cozinha, veja como de forma simples, sem precisar quebrar nada você pode realizar o seu desejo aprendendo a colocar pastilha adesiva sobre azulejos em cozinhas ou banheiros.

Não existe nada melhor do que mudar a cara de um ambiente gastando pouco e conseguindo um resultado incrível, não é mesmo? E quando essa mudança não faz sujeira não precisa de vários dias de obra, melhor ainda!

Nós pretendemos fazer em breve uma reforma aqui em casa, na cozinha e no banheiro social. E estávamos pesquisando uma forma mais simples de fazer isso, e descobrimos que existem pastilhas adesivas ou até mesmo uma que você pode passar uma cola e colar sobre os azulejos antigos da sua cozinha ou banheiro e fica tudo muito lindo!

Por isso resolvi fazer um post porque achei muito prática a pastilha com adesivo. Assim você vai economizar até na mão de obra, porque elas custam mais barato do que colocar as pastilhas ou acabamentos de forma convencional.

Antes dava até desânimo pensar em ter que retirar todo o azulejo velho das paredes, fazer aquela sujeira, ter que retirar o entulho e isso tudo é muito chato. Principalmente para quem mora me apartamentos.

Como colocar pastilha adesiva sobre azulejos em cozinhas e banheiros

Sobre as pastilhas adesivas

Estas pastilhas adesivas são produzidas com resina de poliuretano e com adesivo de alta performance. Com isso, são resistentes aos raios ultra-violetas e à umidade. A aplicação pode ser em qualquer superfície lisa como: mdf, azulejo, cerâmica, vidro, metal, bem eclética!

O que é e como usar?

Assim como as pastilhas tradicionais, o modelo de pastilhas adesivas serve para decorar e trazer um estilo a mais a superfície. A diferença entre o modelo tradicional e o modelo adesivado está no fato da segunda ser mais prática.

A pastilha adesiva tem uma camada com cola de alta fixação, sendo assim, é bem resistente após colar na superfície que pode ser em uma cerâmica, MDF, vidro ou qualquer outro ponto. Além da cola que vem para fixação, o modelo ainda vem com uma camada de resina sobre o mosaico, o que ajuda a deixar as pecinhas resistentes a temperaturas, umidade e sem perder a cor.

É claro que sempre há uma diferença, e neste caso a diferença fica para o relevo que fica na região das pastilhas adesivas, já que elas são coladas sobre a superfície e não fixadas em um mesmo plano, como é o caso dos modelos que são usados diretamente sobre a massa na parede.

Durabilidade

Ao contrário dos modelos tradicionais que são de longa duração, o modelo adesivado tem um tempo de duração por conta do desgaste. Este tempo pode variar, mas em média dura 5 anos em ambiente secos e em torno de 2 anos em espaços úmidos.

Preço e onde comprar

Como qualquer outro item que varia o preço de acordo com loja, região do país e até modelo, as pastilhas adesivas também são assim. Há duas opções de tamanhos na hora de comprar – placas ou faixas com duas filas.

As placas costumam ser maiores (em média 30 x 30 cm) e um pouco mais caras, R$ 10 a 80 reais (a peça, preços pesquisados em Junho de 2017. ), mas podem ser cortadas e transformadas em faixas menores. Já as faixas finas saem mais em conta. Se você não está encontrando em lojas físicas, pode recorrer a internet e comprar em sites como:Mercado livre, Leroy Merlin, Pastilhas Adesivas, Submarino, Ponto Frio etc.

Modelos e cores de pastilhas adesivas resinadas

Se a intenção é investir em produto de maior duração, não tenha dúvida de escolher os modelos de resinados, já que essa camada protetora acima das pastilhas ajuda a mantê-las por mais tempo, inclusive em ambientes úmidos e molhados.

Para cozinha

Se a ideia é apostar nas pastilhas para cozinha, é preciso considerar a área a ser instalada. Nos locais muito próximos do fogão, pode haver uma concentração maior de gordura e isso exigirá mais limpeza.

Para banheiro

A aplicação das pastilhas adesivas no banheiro são ótimas opções para decorar a área, e além de poderem decorar a área externa do box, também podem fazer parte da decoração da área de banho, mas neste caso é imprescindível escolher um modelo de alta resistência e que possa ser aplicado em áreas molhadas. Quadrinhos decoram a parede tanto na cozinha quanto no banheiro.

Também vale investir em um modelo com um duo de cores, como esta versão azul e rosa. A aplicação foi feita em faixas horizontais dentro e fora do box, e também foi usada em uma faixa vertical e mais larga na área externa.

As estreitas faixas tornam a proposta econômica, e isso resulta em um ambiente decorado e moderno, e com a vantagem de gastar pouco.

Antes da aplicação no banheiro ou na cozinha

Você deve limpar bem a superfície onde vai ser aplicada, retirar toda sujeira ou poeira, secar bem para depois começar a aplicação das pastilhas adesivas.

Como colocar/ aplicar

A aplicação das pastilhas adesivas é algo bem simples, mas para garantir sua maior durabilidade é preciso aplicar em uma superfície lisa e seguir alguns passos:

  • Limpe a superfície com um pano úmido com água, ou com álcool;
  • Passe um pano seco na superfície;
  • Retire o plástico atrás das pastilhas;
  • Fixe as pastilhas na superfície;
  • Aperte bem a pastilha adesiva sobre a superfície para garantir que ficará firme;
  • Depois de aplicar, retire o plástico que vem sobre as pastilhas e está pronto.

Antes de seguir esse passo a passo, é importante ler as orientações do fabricante, pois as instruções podem ser diferenciadas.

Como limpar e manter depois de aplicadas

A orientação de limpeza deve ser seguida conforme as orientações do fabricante, mas em geral não é recomendado o uso de esponjas e produtos abrasivos; de modo a não desgastar as pastilhas.

De modo geral, a limpeza deve ser feita com pano macio e detergente neutro para retirar a gordura que pode ficar acumulada nas pecinhas. Depois disso, é só passar um pano úmido com água para retirar o detergente. E por fim secar com um paninho seco.

Fontes:casaeconstrucao.org / natalianoleto.com.br

Fotos de antes e depois da aplicação das pastilhas adesivas

Foto: Fernanda Calheiros

Foto: cantinhoorganizado.com.br

Foto: comprandomeuape

Foto: Fernanda Calheiros /Youtube

Foto: natalianoleto.com.br

 

Espero que tenham gostado da matéria, deixe  o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Uma resposta para “Como colocar pastilha adesiva sobre azulejos em cozinhas e banheiros

  1. porcelanato disse:

    Nossa Amei !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *