Como combinar gravata com a camisa

Muitos homens tem dificuldade em combinar a gravata com a camisa, e por isso trouxemos esta matéria onde você vai poder tirar as suas dúvidas e acertar as suas combinações.

Publicado por: Cida Ramos

Como combinar gravata com a camisa é uma tarefa difícil para muitos, mas depois que você terminar de ler esta matéria, acho que não vai mais ter dúvidas quanto a isso.

A camisa é a primeira peça que você tem que se preocupar se quiser garantir que haja uma combinação perfeita com a gravata, e o resto vem em segundo plano, como o casaco, jaqueta ou cardigã.

Portanto a camisa  é o acessório de vestuário mais importante para determinar qual a cor do da gravata que você  pode usar. No entanto, ao contrário do casaco que você pode tirar durante o dia, no trabalho ou na hora do almoço, a camisa fica no seu corpo  o dia todo, e se houver um choque de cores entre elas isso será impossível esconder. Então, o que fazer para  acertar?

Nenhum outro produto quanto as gravatas tem um poder altamente simbólico, que pode mudar o modo como as pessoas olham para você. Muito mais que um acessório, a gravata é uma marca de estilo pessoal. Reflexo do arrojo ou sobriedade de cada um.

Quando se escolhe uma gravata, a moda e a tendência são bem menos importantes do que seu gosto pessoal, assim, escolha as gravatas com as quais se sentirá mais à vontade e que melhor exprimem a sua personalidade.

Dicas

  1. As gravatas clássicas e de cores únicas e escuras são as melhores para um primeiro encontro, pois lhe faz transparecer uma pessoa de confiança.
  2. Camisa ou terno cinza pedem por gravatas mais escuras que construam o efeito “tom sobre tom”, como o castanho, vermelho escuro, preto, azul marinho e beges. Tons mais vivos como o mostarda, violeta, amarelo ou tangerina, também podem formar um bom contraste com o tecido cinza.
  3. Já as camisas coloridas requerem maior atenção durante a escolha da gravata. O ideal é que estampadas ou lisas, elas permaneçam no mesmo tom da camisa social ou que sejam de uma cor mais neutra como, o cinza ou preta.
  4. As camisa azul, por sere de cor fria e neutra, aceitam quase todas as combinações de gravata. Verdes, bordôs, rosas, acinzentadas, castanhas ou mesmo azuis, as gravatas caem bem com essa cor de peça.
  5. Para as camisas mais escuras, a melhor combinação é obtida com gravatas também escuras. Marrom, bordô, marinho ou preta, a gravata pode ser lisa, com pequenas estampas ou texturizadas. A gravata de tom monocromática não caiu ainda no gosto popular, mas os mais moderninhos já adotam o visual estiloso que não deixa muita margem para erros.

Para não errar:

Camisas Claras ou brancas:

Para as camisas claras a liberdade de escolha da gravata é maior, pois elas aceitam praticamente todos os tons e desenhos, desde que estes sejam pelo menos um pouco mais escuros do que o tecido da camisa

Camisas lisas:

Podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas, prefira sempre tom sobre tom.

Camisas estampadas ou xadrez:

Camisas estampadas (listras, xadrez), até podem ser usadas com gravatas estampadas (para um estilo mais arrojado), mas não convém, é melhor optar pelas lisas.

Primeiro, dê uma olhada na camisa de longe para poder identificar a cor que é mais acentuada, então vai poder coordenar uma cor correspondente para combinar

Prefira sempre tom sobre tom também para as estampadas. Ou seja, utilize tons como o vinho, o lilás, outras nuances de rosa ou, no caso de gravatas estampadas, fundo escuro (se o terno é escuro) com as estampas nas cores citadas anteriormente.

Camisas com listras:

Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.

Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões maiores ainda ou pequenos com a cor predominante na camisa.

Camisas escuras…

Outra opção é usar um tom um pouco mais claro ou mais escuro do que a cor da camisa, como você pode ver na foto acima, um lilás para camisa roxa, ou um vinho mais escuro para camisa vinho, a gravata preta ou cinza como já falei anteriormente.

Dependendo da cor do terno você vai combinar a sua gravata. Para as camisas pretas, as opções aumentam para quase todas as cores, se for camisa vinho ou azul escuro por exemplo, use da mesma cor da camisa ou da cor do terno. E no máximo um cinza sem estampas.

Dica Importante:

Atente também para a altura desse acessório, que deve se estender até o início da fivela do cinto, e para as tendências de moda, as quais, no momento, dispensam o uso dos prendedores, por exemplo. Assim, a elegância do estilo clássico e sempre sofisticado masculino será conquistada com mais personalidade e facilidade.

Mais fotos…

 

Fontos montagem PortalTudoAqui / artofmanliness.com / pinterest

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

2 Respostas para “Como combinar gravata com a camisa

  1. Nelson disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual cor de gravata que combina com camisa vinho e terno preto.
    Aguardo obrigado!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Nelson, as opções para uma camisa vinho com terno preto não são muitas. Eu já tinha falado sobre camisas escuras nas dicas da matéria, mas resolvi dar um upgrade e coloquei opções com fotos para este caso. Dá uma olhadinha, espero que goste. Obrigada pela visita e pela pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *