Compartilhe:

Como consertar zíper

Veja dicas simples para improvisar e consertar o seu zíper quando ele te deixa na mão inoportunamente!

Publicado por: Cida Ramos

como-consertar-siper-quebrado

Muitas vezes acontece do zíper quebrar e a gente não saber o que fazer. E o pior é que pode acontecer na rua, no ônibus, a caminho do trabalho e nas piores horas possíveis. Ai você não está em casa, não tem como vestir outra roupa e precisa dar um jeito.

Para quem é prevenida(o) é sempre bom levar na bolsa um kit de costuras, aquele pequenininho que tem o básico e isso já vai ajudar muito. Se você não tiver o kit, peça para alguém te emprestar o que vai precisar ou que comprem pra você pelo menos uma agulha e uma linha. Você vai precisar de uma tesoura e em alguns casos um alicate, mas dá para resolver o problema do zíper pelo menos temporariamente até você poder chegar em casa ou ir comprar uma roupa nova.

Veja como Consertar um zíper com defeito

Zíper que abre não fica fechado

como-consertar-siper-quebrado-que-abre-sozinho

Foto: Reprodução

Se você puxou o zíper e ele quebrou a aba de puxar ou se perdeu, você pode improvisar com uma argola ou um clip’s de escritório, enfiando e improvisando um puxador.

Se o Zíper que perde a aba de puxar

Se o zíper não fixa você pode improvisar com um alfinete de fraudas pequeno, fechando zíper prendendo-o com o alfinete logo abaixo do fecho do zíper. Ou colocando uma argola no zíper e prendendo no fecho como na foto.

Outra dica é Com o zíper aberto, passe uma mão do esmalte (preferencialmente claro ou base, para não pintar) em um lado da corrente. Espere secar e então feche o zíper. Ele permanecerá seguro durante todo o tempo de uso.

Zíper travado

como-consertar-siper-quebrado-travado

A primeira coisa a verificar é se o cursor do zíper permanece encravado com um lado bloqueado do outro lado ainda funciona. Nesse caso use um alicate para deslizar o zíper de frente e para trás até que todos os dentes sejam novamente alinhados.

E para evitar que isso se repita, você pode lubrificar o zíper esfregando uma vela ou uma barra de sabão sobre os dentes, giz de cera,, creme ou lubrificante lubrificam o metal, desemperrando o zíper

ou um giz de cera. Basta esfregar ao redor do zíper emperrado e puxar suavemente até ele deslizar.

Se o zíper soltou de um dos lados

como-consertar-siper-quebrado-solto-um-dos-lados

Se o zíper for quebrado e o cursor se move em um lado só, totalmente desenganchado do outro lado, é hora de aplicar este método em 4 etapas.

1- Coloque o cursor para cima e abra o zíper da sua saia ou das calças até a parte mais baixa que você consegue. Com a ajuda do alicate, ou de uma gilete ou tesoura corte ou remova os cinco ou seis primeiros dentes na base do zíper, para criar um novo início do zíper. Agora, faça deslizar o cursor ao longo do único cardaço ao qual está ligado até alcançar a parte mais baixa, de frente ao cardaço que é agora desprovido de dentes. Enfie o cursor em ambas as faixas a partir de aqui. Se você achar que é difícil, lubrifique um pouco o zíper, esfregando uma vela ou uma barra de sabão: isso vai fazer deslizar o cursor sobre os dentes.

consertar-ziper

2- Enfie agora o cursor e faça-o deslizar para cima e para baixo até ver que não se fecha na posição exata, ou seja, quando os dois cardaços de dentes coincidem na parte superior do zíper, aquela perto do botão de fechamento, para entender.

consertar-ziper-2

3- Depois disso, verifique a correspondência dos dentes. Fixe com um par de pontos do último par de dentes combinado, pouco antes do começo do trecho onde você removeu os primeiros dentes da base de seu zíper. Abra o zíper e controle se as duas faixas abertas coincidem em comprimento e número de dentes.

consertar-ziper-3

4- Agora feche o zíper e continue até a costura final. Escolha uma linha resistente que tenha a cor do tecido de sua saia ou das suas calças, ou então que tenha a mesma cor do zíper: desta forma, o conserto será praticamente invisível.

consertar-ziper-4

Costurado entre eles os dois lados da parte inferior do zíper, aquela sem dentes e a parte correspondente do outro lado. Fixe-os bem entre eles e continue a costura até os primeiros 3 dentes emparelhados, de modo que o cursor não desça nunca abaixo do ponto em que o zíper está quebrado.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu recado e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *