Como controlar o frizz e o volume dos cabelos no verão

No verão, a umidade e o calor tendem a deixar nossos cabelos mais volumosos e com frizz. Aprenda a controlar sua madeixas e evitar o frizz dos cabelos.

Publicado por: Cida Ramos

Com muito calor e umidade, característicos da temporada primavera verão, o temido cabelo com frizz começa a aparecer.

Com o clima mais agradável, é comum ficarmos mais tempo ao ar livre, seja curtindo uma praia ou apenas aproveitando um dia de sol. Mas os nossos cabelos não costumam gostar de variações bruscas de temperatura, e nessa época um dos problema mais comuns é o cabelo com muito volume e frizz.

Por que o cabelo fica mais volumoso no verão?

Isso geralmente ocorre devido as variações de temperatura e outros agentes externos como o sol em excesso, maresia, cloro da piscina e muita umidade. E claro, se não houver um cuidado com a hidratação, com certeza os cabelos irão ressecar e ficar mais volumosos.

O cabelos, para compensar esse ressecamento, absorve o máximo de umidade do ambiente dando aquele aspecto arrepiado parecendo que você “levou um choque”.

A boa notícia é que é fácil controlar o volume e frizz dos cabelos, para isso, basta ficar atenta a rotina de hidratação dos fios. Veja algumas dicas:

Como diminuir o volume e frizz dos cabelos

1 – Na hora do banho

Já que nos dias de calor é praticamente impossível não lavar os cabelos todos os dias, procure tomar cuidado ao usar o shampoo. Dê preferência a um shampoo específico para o seu tipo de cabelo e o mais neutro e natural possível para evitar o ressecamento da ponta dos fios.

Lave primeiro a raiz do cabelo, onde tem mais oleosidade e enxágue normalmente sem ir para o restante dos cabelos. Só uma espuma da lavagem da raiz já vai lavar o necessário dos cabelos. Use o condicionador na sequência para fechar as cutículas dos fios.

Fique atenta! Lave sempre muito bem os cabelos para eliminar todo o resíduo de shampoo, pois ele serve mesmo é para limpar os fios e qualquer resíduo do produto só faz os cabelo ressecarem ainda mais.

2- Hidratações

Após o banho, utilize um óleo anti-frizz, leave-in de reparação ou algum creme de pentear da sua preferência, mas que possua algum óleo na composição.

Os óleos reparadores ajudam a criar uma barreira protetora nos fios para evitar que o cabelo perca a umidade.

3- Cremes com filtro UV

Existem cremes finalizadores com protetor solar, ideias para os dias de muito sol ou para passar muitas horas na praia ou piscina. Mas lembre-se, sempre que sair do mar ou da piscina, enxágue os cabelos com água limpa aplique um creme de pentear ou leave-in. Isso ajuda muito a controlar o volume dos fios e o frizz.

4- Sprays umidificadores

Tenha sempre na sua bolsa um spray finalizador para garantir a umidade dos fios quando eles começarem a se “rebelar” durante o dia. Pode ser uma marca da sua preferência, uma receita caseira de spray (essa receita caseira é excelente) ou simplesmente um borrifador com soro fisiológico.

5- Rotina de hidratação dos cabelos

Pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação com creme de tratamento ou óleo reparador e uma vez a cada 15 dias com máscara de hidratação.

6- Corte de cabelo

Mantenha sempre o corte de cabelo atualizado, eliminando as pontas duplas e ressecadas. Dessa maneira vai facilitar ainda mais a hidratação dos cabelo já que as pontas maltratadas foram eliminadas.

7- Cabelo descoloridos, cuidados em dobro!

Se você descoloriu ou faze algum procedimento químico no cabelo, os cuidados devem ser redobrados na hidratação. A descoloração agride os fios para poder abrir os tons de cor, e consequentemente os cabelos perdem massa e tendem a ficar ressecados.

Use sempre sempre um shampoo neutro na hora de lavar e 1 vez a cada 10 dias um shampoo tonalizante para evitar que o cabelo fique amarelado ou perca a cor.

Veja também >> Tudo o que você precisa saber antes de fazer mechas ou descolorir os cabelos

Máscara de hidratação de boa qualidade que possua queratina é ideal para o cabelo recuperar a estrutura. Ampolas com óleo tipo de linho também ajuda a fechar as cutículas dos fios e manter a hidratação para que o fio não perca a umidade natural.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.