Compartilhe:

Como cuidar dos cabelos alisados corretamente

Se você alisou os seus cabelos, independente do tipo de alisamento, seja ele com escova ou com cremes de alisar, eles precisam de cuidados especiais pós alisamento. Veja nesta matéria como cuidar adequadamente dos seus fios para que eles permaneçam lisos por mais tempo, e fiquem saudáveis com brilho e maciez.

Publicado por: Cida Ramos

cabelo escuro liso

Alisar os cabelos já se tornou um hábito principalmente entre as mulheres, mas já tem acontecido o mesmo no universo masculino. Homens e mulheres insatisfeitos com os seus cabelos, sempre querem dar uma disciplinada nos fios, diminuir o volume e deixá-los com aspecto mais comportado, e acabam recorrendo a algum tipo de alisamento.

Seja ele um alisamento propriamente dito, com creme de alisamento, henês entre outros tipos de produtos para um resultado de liso em um cabelo muito crespo. Ou um alisamento através de produtos para relaxamento de ondas, ou os diversos tipos de processos feitos com escova, tais como: progressiva, definitiva, inteligente que apenas relaxa os cachos ou diminui o volume, texturização ideal para quem tem raiz crespa, enfim qualquer tipo de alisamento feito com química.

O que a maioria não sabe, é que depois de alisados os cabelos não podem ser tratados como antes. Eles vão estar mais lisos e com o aspecto desejado sim, porém a sua estrutura diferente, que sofreu  uma modificação e com ela os danos são inevitáveis a curto ou a longo prazo.

Isto porque os cabelos alisados após receberem a química, ficam expostos e fragilizados. E assim vão precisar de cuidados que vão além da limpeza, eles  vão precisar especialmente de uma correta hidratação pós-alisamento. E porque eles ficam expostos e fragilizados? Você deve estar se perguntando.

O que acontece com os cabelos alisados?

Primeiro de tudo precisamos entender que o nosso cabelo é composto por uma estrutura fibrosa composta por várias camadas. Vamos nos centrar nas duas primeiras camadas que são mais suscetíveis as agressões externas e químicas.

A cutícula é a camadas externa protetora do fio, ou seja, a camada do cabelo que podemos ver. Quando vistas ao microscópio, a cutícula se parece como escamas de peixe, que quando em bom estado ficam todas alinhadas, conferindo o aspecto saudável do fio. Quando as escamas ficam “bagunçadas” e desalinhadas, a aparências fica prejudicada causando o aspecto frizado, ressecado e sem brilho.

A segunda cama é chamada de CMC ou cimento capilar, onde a mesma é responsável pela firmeza do cabelo envolvendo o córtex central e dando estrutura e suporte as escamas. Quando essa camada é atingida por químicas ela naturalmente perde nutrientes essenciais como a queratina, por exemplo, prejudicando a firmeza e saúde dos fios.

Quando utilizamos algum produto para alisar (guanidina, tioglicolatos, hidróxidos entre outros) a química altera a cadeia de dissulfetos, e os força  a ficarem mais alinhados, causando o efeito liso. Nesse processo podemos dizer que o cabelo fica mais fino, porque ele perde massa,proteínas e vitaminas essenciais que precisam ser repostas após o alisamento.

Como cuidar dos cabelos alisados?

Explicações dadas, agora é hora de saber o que você deve fazer depois do alisamento, veja:

Sim meninas, a partir desse momento vocês irão precisar de uma linha de shampoo e condicionador especiais para os cabelos com química. Esses produtos que possuem ativos hidratantes apropriados que ajudam a regenerar a estrutura do cabelo.

1- Kit completo de tratamento pós-alisamento da Seda. 2- Shampoo e condicionador da Allpaf, repara e mantém o liso por mais tempo.

1- Kit completo de tratamento pós-alisamento da Seda.
2- Shampoo e condicionador da Alfaparf, repara e mantém o liso por mais tempo.

Uma dica é não lavar o cabelo todos os dias, que seja no mínimo em dias alternados. Assim além de manter o liso por mais tempo, vai ajudar o cabelo a se regenerar entre uma lavagem e outra.Se o seu cabelo for muito oleoso, uma vez por semana utilize também um shampoo neutro, massageando bem o couro cabeludo, e enxaguando bem. E nas outras vezes use apenas o shampoo para cabelos quimicamente fragilizados.Teste como seu cabelo reage e diminua o intervalo entre o shampoo neutro e o shampoo pós alisamento, se necessário.

Na hora de usar o condicionador,tome cuidado para não empastar a raiz pois isso estimula a oleosidade. Depois de fazer a hidratação é preciso enxaguar bem os cabelos.

Veja também

 Cabelos bem cuidados: Você sabe usar seus produtos de cabelo?

Escova progressiva caseira

Hidratação

E como já foi mencionado, a hidratação é indispensável para os cabelos alisados devendo seguir uma rotina. Uma boa máscara de hidratação é necessária pelo menos uma vez por semana, seja usando produtos em casa ou no salão. A hidratação vai ser importante para recuperar a estrutura capilar antes dos retoques futuros, senão o cabelo não aguenta e começa a se romper.

Uma vez por mês é indicado que se faça uma hidratação profunda, se possível no salão, para recuperar os nutriente e dar um salto de vida nos fios. Esse processo também é chamado de cauterização e tem por objetivo de repor as proteínas, principalmente a queratina.

Veja também >> Selagem térmica para os cabelos – O que é e como fazer em casa

Use sempre um creme de pentear ou leave-in depois do banho para evitar o frizz e manter a umidade dos fios. Outra dica é usar sempre um reparador de pontas para evitar que as pontas fiquem espigadas e secas. O reparador de pontas possui óleos reconstrutores que criam uma barreira para manter a umidade dos fios, protegendo contra a ação do tempo, mas prefira um produto que tenha uma boa dose de vaselina na composição para que os fios não queimem com a ação do sol.

Máscaras de hidratação super pontentes

mascaras de hidratacao super potentes

1- Renova a qualidade da fibra de cabelos superprocessados e quimicamente danificados, Kérastase; 2- Máscara de hidratação da Loreal, possui uma formula concentrada que proporciona um tratamento instantâneo. Ela restaura, nutre e reconstrói as fibras capilares desvitalizadas, desde seu interior;  3- Tratamento de choque, reconstrói e repara a fibra capilar desde a estrutura interna, da Alfaparf

Dê intervalo entre alisamento e pintura

Se você além de alisar também usa algum tipo de coloração, o ideal é dar um intervalo de 15 dias entre um processo e outro. Nesse intervalo é importante uma hidratação profunda para que o cabelo aguente o processo seguinte.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *