Como eliminar os cupins da sua casa

Quando eles aparecem, provocam um verdadeiro estrago nos móveis de madeira. Veja como eliminar os cupins e carunchos da sua casa.

Publicado por: Cida Ramos
madeira atacada por cupim

Saque aquele “pozinho” que começa a aparecer nos cantos dos móveis, armários e portas? Isso já um sinal claro que ali existe a presença de cupins e carunchos deteriorando a madeira.

Os cupins infestam principalmente estruturas e móveis de madeira, vigamentos e podem até mesmo se instalar no concreto das casas. Perceber sua presença nem sempre é fácil, pois suas colônias ficam bem escondidas nas estruturas e quando percebemos a sua ação, um estrago considerável já pode ter acontecido.

Para eliminar os cupins da sua casa, você deve encontrar os locais da infestação, veja:

  • Onde existe “pó” acumulado, bata nos locais da madeira e perceba se ela está oca ou mole ao apertar. Se estiver, ali existe um foco de cupins.
  • Verifique os canto das paredes se apresentam rachaduras. Os cupins criam “túneis” em paredes e estruturas da casa.
  • Verifique se existe madeiras, lenhas ou entulhos perto da sua casa. Alguns focos ficam fora da residência vão se alastrando para dentro.

Eliminando os cupins da sua casa

Quando a infestação é grande, o recomendado é chamar uma empresa especializada em dedetização e controle de pragas para eliminar os cupins.

Mas você pode encontrar produtos no mercado que são bem eficazes para matar cupins e carunchos da sua residência. Os mais comuns são sprays com bico direcionador, onde é possível você introduzir a mangueira nos “furinhos” da madeira para que o veneno entre diretamente no foco dos cupins.

Se existirem muitos focos, faça pequenos furos com uma chave de fenda para que o veneno entre na madeira com mais facilidade. Faça em toda a extensão da madeira onde você perceber pó de serragem saindo delas. Aplique bastante veneno até perceber que a madeira ficou úmida e os furinhos próximos também.

Mas atenção, use sempre equipamentos de segurança como luvas, óculos e máscaras para manusear este tipo de inseticida.

cupinicidas em spray

Após este controle, o ideal é aplicar uma solução em toda a madeira e locais que ainda não foram infestados. Isso vai ajudar a afastar e prevenir futuras infestações. Existem venenos líquidos para você “pincelar” em toda as estruturas de madeira, basta utilizar um pincel e aplicar bem em toda a superfície. Após a secagem, aplicar um selador e o verniz da sua preferência para impermeabilizar e proteger a madeira ou móvel.

Método caseiro para eliminar cupins

Se você começou a perceber alguns focos do bichinho agora na sua casa, você pode tentar alguns métodos caseiros para eliminar os cupins antes de usar venenos e inseticidas.

O primeiro método é usando o querosene, porém é um método que exige um cuidado extra. Nada de fogo perto da aplicação, animais domésticos ou crianças na hora de usar.

O querosene é eficaz no combate aos cupins, principalmente para evitar novas infestações. Para aplicar, utilize um pincel e aplique em todo a extensão da madeira com se estivesse pintando-a.

Utilize mascara na hora de aplicar, o cheiro não é nada agradável.

Você pode fazer uma mistura de inseticida para uso geral (butox) junto com o querosene, e aplicar na madeira. Essa mistura se torna ainda mais eficaz.

Borato de sódio para eliminar cupins

O Borato de sódio é eficaz para eliminar os cupins e também as formigas as domésticas. O ideal é diluir o borato em água é borrifar nos focos de cupins. Pode-se também molhar bem um pedaço de madeira e colocar próximo ao ninho de cupins, funcionando como uma isca.

Você encontra o borato de sódio para compras na internet ou farmácias de manipulação.

Eliminando cupins com óleo essenciais

Essa medida ajuda a eliminar os cupins nos estágios iniciais e a afastar as pragas prevenindo novas infestações. A vantagens é o cheirinho agradável que sua casa vai ficar (isso afasta outras pragas como as baratas, por exemplo). Os óleos essenciais indicados para eliminar e afastar cupins são: Laranja, canela, aloe-vera e lavanda.

A aplicação é fácil, basta diluir algumas gotas do óleo com água e borrifar nos locais da infestação. Essa aplicação você deve fazer sempre, e se você conseguir encontrar o foco dos cupins melhor ainda, o trabalho vai ser menor.

Óleo queimado elimina os cupins?

Essa receita é antiga e basicamente mata os cupins e ajuda a prevenir de possíveis infestações. O óleo utilizado é o descarte de óleo de motor, já bem escuro e mais viscoso, esse é o ideal.

A aplicação é feita com pincel como se fosse uma pintura, o cheiro sai em poucos dias.

Uma observação importante, lembre-se de usar material de segurança como luvas, máscara na aplicação de qualquer substância nociva na sua casa. Mantenha longe esses produtos de crianças e animais doméstico e do fogo, é claro.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *