Compartilhe:

Como escolher um corte de cabelo masculino

Um guia completo para tirar sua dúvidas de como escolher um corte de cabelo masculino.

Publicado por: Cida Ramos

como escolher um corte de cabelo que combine com você

É fato, os homens estão cada vez mais cuidadosos e antenados quando o assunto é moda e beleza. Já faz muito tempo que o corte de cabelo masculino do tipo “reco” não é mais a primeira opção para homens. Um corte de cabelo ideal tem que combinar com o seu estilo de vida, ser adaptável para poder usar no trabalho e para quando quiser ir pra balada basta apenas mudar um pouco o penteado. Mas apesar disso, o que faz tantos homens a ficarem na dúvida de como escolher um corte de cabelo?

Para a maioria a praticidade conta muito. Um corte de cabelo rebuscado exige tempo e sim, dinheiro também. Quando mais elaborado o corte, mais tempo você vai ficar em frente ao espelho, e convenhamos a maioria não tem esse tempo. Vamos a alguns exemplos.

 

 

 E se eu quiser alisar o cabelo?

As perguntas campeãs aqui no site são de pessoas que querem um corte que não combina muito com o tipo de cabelo, o cara de cabelo crespo querendo um corte RockBilly ou New Order. Fica difícil, portanto já pensam na possibilidade de alisar o cabelo. Para quem nunca fez alisamento, atente para alguns detalhes.
Alisamento de cabelo masculino

Hidratação: Cabelo que sofre algum tipo de química perde nutrientes e portanto a hidratação é a palavra de ordem. Existem produtos de tratamento intensivo que pode se fazer em casa mesmo durante o banho, geralmente hidratando a cada duas semanas.

Manutenção: Dependendo do tipo de alisamento feito e o crescimento do cabelo de cada um, o tempo para fazer os retoques muda. Mas geralmente é a cada dois ou três meses.

Produtos para manter o visual: Fora os produtos de hidratação, para manter seu cabelo em dia você vai precisar de um xampu especifico para o seu tipo de cabelo, condicionador, anti-frizz, finalizadores e secador.

Esse é um exemplo mais simples de quem faz alisamento no cabelo, portanto pense sempre nos prós e contras na hora de escolher um estilo para o cabelo.

Mas afinal, como escolher um corte de cabelo masculino?

Eu sei, algumas vezes nos deparamos com cortes e penteados fantásticos dos melhores hair stylist do momento, e ficamos com uma vontade danada de fazer.

Mas aí vem a pergunta, será que este corte vai combinar comigo? É essa a dúvida que vamos tentar esclarecer e a ajudar a quem está procurando um corte de cabelo que fique bonito, funcional e fácil de manter.

 

Portanto, vamos por etapas. Já publicamos varias matérias sobre cortes, penteados, tratamento e formatos de rostos, mas aqui vamos tentar sintetizar em uma única matéria para facilitar na escolha de cada um, como se fosse um passo a passo mesmo. A sugestão é navegar pelos links e fotos relacionados em cada tópico para ter as informações mais completas, pois se colocássemos tudo um único post ficaria exageradamente extenso.

Você sabe qual o seu formato de rosto?

Isso aí meu amigo, saber o formato do seu rosto é o primeiro passo para você começar a ficar a vontade em escolher o seu corte de cabelo. Cada formato de rosto tem suas particularidades e o corte de cabelo ajuda a harmonizar e corrigir os contornos da nossa face através é claro, de um corte de cabelo adequado a ele.

Formato de rosto para cabelos masculinos

Já ouviu falar em visagismo? A grosso modo seria isso: “é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo…”.” E o cabelo do homem funciona como uma moldura do nosso rosto, por isso a importância de identificarmos os traços mais fortes e o formato do nosso rosto para podermos escolher o melhor corte.

Veja também >> Top 10 cortes de cabelo masculino para 2014

Os formatos de rosto mais comuns são o redondo, triangular, retangular, quadrado e oval. Escolher o corte certo além de combinar com você, ajuda disfarçar algumas características de cada rosto. Por exemplo, quem tem o rosto quadrado, geralmente possui linhas mais duras, testa maior e queixo bem marcado. Esse formato pode aparentar um seriedade ou um semblante sisudo que você queira atenuar. O corte de cabelo assimétrico, com pontas desiguais e puxada em direção a testa quebra um pouco do visual mais duro, deixando o mais suave.

Entenderam? Todo formato de rosto tem um truquezinho para o cabelo, e não é difícil perceber, basta alguns instantes no espelho para poder aprender. Você pode ver abaixo mais detalhes sobre como escolher um corte de cabelo masculino de acordo com o tipo de rosto.

como escolher o corte de cabelo de acordo com o tipo de rosto

Pronto, primeira parte concluída. Agora que você já sabe qual o seu formato de rosto e os tipos de cortes de cabelo masculino mais adequado a cada um, vamos focar em outro detalhe muito importante, qual o seu tipo de cabelo?

O corte ideal para cada tipo de cabelo do homem

Cabelo crespo, liso, cacheado, misto, comprido e por aí vai. Alguns tipos de cabelo possuem cortes que são mais fáceis de manter e de cuidar. Mas a verdade é que não existe o melhor, mas o melhor corte para cada um. E como citado inicialmente, alguns estilos merecem mais cuidados, mas não quer dizer, que um corte de cabelo mais simples seja menos bonito que os outros. Isso vale da necessidade de cada um.

cabelos cacheados Cabelos crespos Cabelos mistos

Veja também >>Diversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro

 

Cuidados básicos com o cabelo masculino. Você faz da maneira certa?

Cada tipo de cabelo tem suas particularidades que se adaptam melhor a alguns tipos de cortes de cabelo. O cabelo masculino cresce mais rápido devido a fatores hormonais, é mais brilhoso e resistente, porém como nem tudo são flores nessa vida possui maior tendência à calvície.

E os cuidados com os cabelos são feitos no dia a dia, independente do tipo de cabelo que você tenha, é claro se você tiver cabelos compridos e oleosos, os cuidados devem ser redobrados, pois a caspa e problemas de queda de cabelo podem estar relacionados com a forma de como lavamos e cuidados das nossas madeixas.

Lavar todos os dias, mas com o xampu certo! Ao menos que você seja um ermitão das montanhas que lava a cabeça com sabão de coco, escolha o xampu certo para o seu tipo de cabelo. Isso previne a caspa e problemas no couro cabeludo. De preferência, fuja dos produtos 2 em 1, 5 em 1 e por aí vai. Eles possuem um alto poder condicionante, dificultando a limpeza dos fios e deixando as impurezas grudadas no couro cabeludo.

o finalizador certo para cada tipo de cabeloCuidados básicos para o cabelo masculino

Na hora de finalizar o penteado o produto certo também faz a diferença. Spray, ceras, pomadas, gel, cada um tem um tipo de ação diferente e dependendo do penteado uns são mais adequados que os outros.

Espero que tenhamos conseguido sanar algumas dúvidas de como escolher um corte de cabelo masculino adequado ao seu estilo, e claro, a ajuda de um bom profissional vai fazer toda a diferença na hora de escolher o seu corte preferido.

 

Veja também:

Como escolher o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto

Canal de cabelo masculino 

Cortes de Cabelo Masculino  – Dicas e fotos

Diversos tipos de cortes para cabelo cacheado, crespo ou afro

Recomendado para você