Compartilhe:

Como fazer banho de brilho nos cabelos em casa com resultados de salão

Aprenda a fazer todos os tipos de banho de brilho para os cabelos, para todas todas as cores de cabelo, banhos naturais ou com tinta. Você pode fazer em casa e deixar os seus cabelos brilhantes, macios, cheios de vida sem gastar muito e ter resultados iguais ao do salão.

Publicado por: Cida Ramos

banho-de-brilho-como-fazer

Nesta matéria você vai aprender dicas e receitas para a fazer todos os tipos de banho de brilho em todos os tipos e cores de cabelo. Banho de brilho naturais, com tonalizante ou com tinta, inclusive aquele tipo que normalmente é feito no salão. Você pode fazer em casa e deixar os seus cabelos brilhantes, macios, cheios de vida sem gastar muito e ter resultados iguais ao do salão.

O banho de brilho, também conhecido como “hair Glazing”’  é um métodos capaz de realçar a cor dos cabelos, sejam eles de cor natural ou coloridos com tinta. Resolve o problema dos cabelos queimados, danificados e sem vida por desbotamento da cor como no caso de cabelos tingidos ou por desgaste por resíduos e sol no caso dos cabelos com ou sem química e tinta.

E quem nunca precisou de um banho de brilho nos cabelos porque quer ir a uma festa ou mesmo porque não quer gastar tanto fazendo uma nova tintura nos cabelos, não é mesmo? O banho de brilho é uma ótima opção que além de mais barata é mais rápida para ter os cabelos renovados e com o mesmo brilho de quando pintamos os cabelos.

Veja também:

Como fortalecer e dar brilho com massagem com frutas

Receitas caseiras para dar brilho e maciez em cabelos crespos ou lisos

 

O melhor de tudo é que você vai ver como fazer todos os tipos de banho de brilho, e dependendo do resultado que você deseja pode fazer qualquer um dos tipos ou até mesmo alternar as técnicas para renovar a cor e o brilho dos seus cabelos. Seja você loira, morena ou ruiva!

O que é e para que serve o banho de brilho?

banho-de-brilho-nos-cabelos-como-fazer-em-casa

Banho de brilho é um procedimento feito com mistura de creme tinta e/ou tonalizante ou mistura caseira, que serve como um “intensificador” da cor, que normalmente vai se desbotando com passar do tempo, e isso vale pra todo tipo de cabelo, não só os coloridos, já que a ação dos radicais livres como vento e o sol atinge todo mundo!

Você pode comprar banhos de brilho pronto, com várias tonalidades diferentes, ou pode fazer banho de brilho em casa fazendo uma mistura, com tonalizante ou coloração.

A diferença em relação aos demais tratamentos para devolver a saúde das madeixas é que o banho de brilho traz pigmentações nos produtos, sendo uma forma de nutrir os fios ao mesmo tempo em que realça a cor. Muitas mulheres confundem o tratamento com colorações, mas existe uma grande diferença entre as duas técnicas.

Isso porque, ao contrário da coloração capilar, o banho de brilho não tem contraindicações e, por não conter substâncias químicas e oxidantes tão fortes quanto ao de uma coloração normal, e e como é feito combinado com um creme ele não agride os fios. Portanto, se você tem cabelos tingidos ou  virgens e quer reavivar a cor sem usar tinturas puras, essa é uma boa forma de dar um “up” no visual.

Veja também>> Como lavar e ter cuidados diários para cabelos lindos

Em geral, o banho de brilho é feito a partir da combinação entre um produto de coloração (tonalizante ou tinta) e uma máscara de hidratação e ampolas de vitaminas. Se você preferir e procurar bem, é possível encontrar algumas versões incolores para esse tipo de tratamento nas lojas de cosméticos.

Para quem o banho de brilho é indicado?

banho-de-brilho

O banho de brilho pode trazer várias vantagens aos cabelos, principalmente para aqueles mais danificados e opacos, seja pelo uso de tinturas e outros procedimentos químicos, como a escova progressiva, ou pela ação de outros fatores externos, como exposição solar, cloro, sal do mar, umidade, etc.

E quais são as vantagens do banho de brilho para os cabelos?

  • É um tratamento de baixo custo como alternativa para não ter que pintar os cabelos
  • Recupera o brilho dos cabelos;
  • Previne o desbotamento da cor;
  • Deixa os fios com aparência saudável e bonita;
  • Restaura o cabelo danificado por química ou sol;
  • Devolve a maciez.

Quantas vezes posso fazer o banho de brilho nos cabelos?

  • Depende do estado do seu cabelo, o aconselhável é uma vez a cada mês e combinando com uma hidratação por semana.
  • Para um cabelo bem tratado e sem fios brancos o banho de brilho pode ser feito pode sem a amônia e sem oxigenada. E para isso basta usar outra receita sem tinta, apenas com babosa, (Aloe Vera ) que possui inúmeras vitaminas como Am B1, B12, B3, B6  além de 10 minerais e 20 aminoácidos.

Como fazer todos os tipos de banho de brilho nos cabelos

Banho de brilho feito com tinta

banho-de-brilho-caseiro-com-tinta

O banho de brilho com tinta costuma ser um pouco mais agressivo às madeixas se comparado ao método feito com tonalizante. Isso porque as tinturas costumam conter amônia em sua composição, o que pode abrir as cutículas dos fios e deixá-los um pouco ressecados.

Neste caso, o banho de brilho com tinta é mais indicado para mulheres com cabelos tingidos e que queiram usar o tratamento para adiar um pouquinho o retoque da coloração no salão de beleza. O método pode ser aplicado no cabelo uma vez por mês.

Receita 

Ingredientes:

3 colheres (de sopa ) de creme de hidratação branco;
1/2 tubo de tintura na cor exata ou uma acima da cor do seu cabelo; (Se o seu cabelo for curto ou ralo coloque 1/3 do tubo).
20 ml de emulsão reveladora de  9 ou 10 volumes;
1 colher (de sopa) de queratina líquida;
1 colher de sopa de Bepantol líquido.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo;
Lave os cabelos com xampu e retire o excesso de umidade com uma toalha;
Aplique a mistura nos cabelos mecha a mecha;
Deixe por 30 minutos;
Enxágue com bastante água;
Deixe secar naturalmente ou se desejar finalize com secador na temperatura fria;

Banho de brilho feito com tonalizante

banho-de-brilho-caseiro-com-tonalizante

O banho de brilho feito com tonalizante é menos agressivo do que o que é feito com tinta, é bom para todos os tipos de cabelo, e é ideal para quem tem cabelo claro ou com mechas ou luzes. Isto porque  o tom dos fios podem ser alterados e o resultado pode não agradar ao utilizar a tinta para fazer o tratamento. Por isso, a dica é investir no banho de brilho com tonalizante nos fios claros.

O mesmo se aplica à mulheres com cabelos virgens. Se você não pretende tingir os cabelos, mas apenas realçar a cor, a dica é apostar nos tonalizantes para não pigmentar demais os seus fios. Os tonalizantes não possuem amônia em sua composição e não penetram na cutícula dos fios como as tintas, então ele age apenas como um revestimento (“capa”) fora do fio que sai de forma mais natural sem prejudicar ou ressecar. A sua principal função é apenas dar um “up” na cor natural e dar maior brilho às madeixas.

Receita 

2 colheres de sopa de tonalizante na cor dos seus cabelos
2 colheres de fixador que vem com o tonalizante
2 colheres de creme hidratante para os cabelos na cor branca
1 ampola de vitamina E

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente de plástico ou vidro. Em seguida lave e enxágue os cabelos apenas com shampoo correto para os seu tipo de  cabelo.
Passe a mistura em todo o cabelo e deixe agir por 20 ou 30 minutos
Enxágue abundantemente com água fria de preferência e finalize com o condicionador apropriado para o seu tipo de cabelo.

Banho de Brilho Caseiro

banho-de-brilho-caseiro-como-fazer-em-casa

Para quem não deseja usar produtos de coloração como a tinta ou o tonalizante, pode fazer uma versão incolor fazendo um banho de brilho caseiro feito com produtos comprados em qualquer farmácia e com produtos naturais.

Receita de banho de brilho feito com com Babosa

banho-de-brilho-caseiro-como-fazer-com-babosa

O banho de brilho feito com babosa não vai ativar a cor ou tirar o desbotamento, portanto se o seu cabelo for tingido ou estiver queimado e desbotado esse não é o banho de brilho indicado. O banho com babosa serve para os cabelos virgens que estão com a cor uniforme mas que precisa de um pouco mais de realce. Pode ser usado em qualquer cor de cabelo.

Receita

1 ou 2 folhas de babosa
100 ml de água gelada.
1/2 xícara de creme branco para cabelos (opcional)

Modo de preparo:

Retire a polpa da babosa com auxílio de uma colher ou faca, vai resultar em uma gosma transparente, que você vai misturar batendo no liquidificador com os 100 ml de água apenas para facilitar a aplicação. Passe a mistura nos cabelos desde o couro cabeludo até as pontas com os cabelos secos. Massageie e deixe agir por 20 minutos. Lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador e enxágue com água fria, ou máximo morna. Deixe secar naturalmente, se quiser usar secador use a temperatura fria.

Banho de Brilho feito com  Bepantol e mel

banho-de-brilho-caseiro-com-bepantol-e-mel

O banho de brilho feito com Bepantol e mel também é ideal para quem não precisa ativar a cor e sim cuidar e dar brilho. Esse tratamento é perfeito para quem quem não precisa e não  deseja usar tinta ou tonalizante. Basta misturar a quantidade de mel suficiente para os seus cabelos, se quiser pode misturar com creme de hidratação branco, 2 colheres de sopa de Bepantol, nos cabelos úmidos já lavados apenas com shampoo,  e deixar agir por 40 minutos.  Depois enxaguar bem com água fria. Deixe secar naturalmente.

Como fazer todos os tipos de banho de brilho para cada cor de cabelo

Banho de brilho para cabelos Loiros

banho-de-brilho-nos-cabelos-como-fazer-em-casa-cabelos-loiros

O cabelo loiro precisa de um banho de brilho mais cuidadoso, para não manchar e ao mesmo tempo realçar a cor dos fios claros. Para isso você vai precisar de:

Meio tubo de tintura (para corrigir reflexos alaranjados, utilize tons com a terminação 1);

Máscara para hidratação branca;

Água oxigenada de 10 volumes.

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar essa pasta no cabelo úmido depois de lavado apenas com shampoo, aguardar por  apenas 10 minutos e enxaguar abundantemente com água fria de preferência.

Banho de brilho para cabelo castanho ou preto

banho-de-brilho-nos-cabelos-como-fazer-em-casa-cabelos-pretos

Normalmente o cabelo preto ou escuro costuma desbotar em poucos dias depois da coloração. O que deixa a aparência de um cabelo sem vida. Para realçar e deixar o cabelo renovado sem precisar pintar novamente um bom recurso é o banho de brilho adequado ao cabelo escuro.

Você pode fazer com tonalizante na cor do seu cabelo da mesma forma que a receita acima feita com tonalizante ou tinta, ou pode usar outra receita, com pó de café, chocolate em pó e creme para hidratação e um pouco de água, faça a mistura na quantidade apropriada para a quantidade e tamanho dos seus cabelos. Basta ferver a água, quando esfriar misturar tudo até formar um creme homogêneo e aplicar nos cabelos úmidos depois de lavados apenas com shampoo adequado ao seu tipo de cabelo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue abundantemente com água fria de preferência usando o seu creme rinse para fechar as cutículas dos fios.

Banho de brilho para cabelos ruivos

banho-de-brilho-nos-cabelos-como-fazer-em-casa-cabelos-ruivos

Para quem é ruiva natural ou “de farmácia”, sabe o quanto os ruivos desbotam com facilidade, e para aumentar a durabilidade e realçar a coloração o banho de brilho é o recomendado.

Em um recipiente de vidro ou plástico faça mistura com creme de hidratação, água oxigenada de 20 volumes e um ampola de vitamina A. Então aplique nos cabelos deixando agir por 30 minutos e depois enxágue abundantemente com água fria.

Veja dicas para conseguir melhores resultados do seu banho de brilho

  • Escolha a coloração adequada a cor do seus cabelos, de preferência um tom acima do tom esperado porque vai haver uma mistura com creme. O mesmo se for usar tonalizante.
  • Proteja a pele das manchas usando creme de preferência a base de vaselina, nas orelhas, testa e nuca.
  • Combine máscara de hidratação com óleo capilar para nutrir e hidratar os fios de forma completa.
  • Use touca térmica para potencializar o resultado da absorção do tratamento nos fios.
  • Se for preciso corrija a raiz antes do banho de brilho. Não adianta fazer banho de brilho se a sua raiz estiver precisando de retoque, e só depois disso faça o banho de brilho que tem a função apenas de formar uma película protetora e renovadora da cor.
  • O creme precisa ser branco pra não interferir na pigmentação dos fios, e você pode usar qualquer máscara branca que tenham em casa.
  • Se o seu cabelo for grande e/ou volumoso, use a embalagem inteira, se for curto ou ralo, use 1/3 da embalagem.
  • A emulsão reveladora de 9  ou 10 volumes é encontrada em lojas de produtos capilares

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *