Cata-vento feito de papel para decoração de festas.

Para o pessoal que já passou dos 30 anos de idade, com certeza já brincou ou fez este brinquedo. O cata-vento de papel é muito bonito e além de divertir as crianças serve também para fazer uma decoração de festa criativa e diferente.

Vamos aprender a fazer um cata-vento que serve para decoração de mesas e também um que gira de verdade!

Em festas infantis, os cata-ventos ficam muito bonitos na decoração da mesa de doces ou convidados. Mas uma das datas mais divertidas e costumeira para fazer cata-vento para decoração é nas festas juninas. Basta utilizar uma cartolina colorida ou algum papel da sua escolha, para ter um catavento que vai fica muito bonito, e combinar com bandeirinhas coloridas e balões de papel.

Vamos aprender a fazer um cata-vento de duas maneiras: Um que gira e outro apenas para usar nas decorações. Não vai fazer muita diferença, se quiser usar apenas um modelo para a decoração, também fica legal e mais rápido de fazer. Mas vamos combinar, imagine os cata-ventos que além de enfeitar ficam girando pela mesa? É muito legal!

Como fazer cata-vento para decoração

Materiais que você vai precisar:

  • Cartolina, papel cartão ou qualquer outro papel com gramatura mais grossa.
  • Tesoura.
  • Alicate de ponta.
  • Cola branca.
  • Cola quente.
  • Palito de churrasco ou palito de algodão doce.
  • Lápis.
  • Alfinete com cabeça.

Com fazer:

  1. Recorte a cartolina em um tamanho de 20×20 cm. Esse eu fiz com 30cm, mas fica muito “grandão”, principalmente se for para decorar uma mesa.
  2. Dobre as pontas na diagonal para fazer os vincos em forma de “x”. Isso vai ajudar a cortar o papel de forma mais precisa. Se preferir, use uma régua, encontre o meio e faça as marcações com lápis.
  3. Corte nos vincos com a tesoura deixando uns 5cm de espaço do centro.
  4. Una as pontas ao centro e cole com cola branca ou quente. Faça intercalando, uma ponta colada e outra solta.
  5. Depois de colada as pontas, seu cata-ventos já está formado, basta agora fazer a haste para fixar. Utilize palitos de churrasco ou palitos de algodão doce.
  6. Cole na parte de trás do cata-vento o palito com cola quente. Se preferir, perfure com um alfinete até a parte de trás e fixe no palito. Corte a ponta restante com um alicate e coloque cola quente para cobrir a pontinha restante.
  7. Para fazer o acabamento, você pode colar um botão colorido ou revestido com tecido para colar no centro do cata-vento. Dessa maneira não irá aparecer as pontinhas que ficaram coladas.
Como fazer cata-vento de papel passo a passo.

Como fazer o cata-vento que gira?

Para fazer o nosso cata-vento girar, vamos precisar fazer algumas alterações e adicionar mais um material, o canudinho plástico. Ele servirá para afastar o alfinete da haste e assim fazer o nosso cata-ventos girar livre e solto!

  1. Depois que o seu cata-vento estiver pronto e com as pontinhas coladas, perfure o centro com um alfinete de cabeça.
  2. Corte um pedaço do canudinho (1,5cm à 2cm), passe a ponta do alfinete dentro e após isso. E por último, fixe no palito. Se você não tiver um alfinete de cabeça, pode usar um arame de amarrar os sacos de pão. É só passar pelo meio do cata-vento e canudinho e ao invés de pregar no palito – como foi feito com o alfinete – você irá amarrar as pontinhas no final. Fica fácil de fazer e você não corre o risco de furar os dedos.
  3. Agora é só testar e ver o cata-vento girar!

Usando os cata-ventos na decoração

Além de ser um brinquedo divertido, na decoração ele complementa muito bem diversos temas de festas. Pode ser um tema para festa de aniversário, festa junina, festa vintage anos 80 e 90 entre outros.

Cata-ventos coloridos dentro de potinhos para decorar as mesas das festas.
Imagens: Divulgação/pinterest

Você pode utilizar copinhos plásticos com papel colorido amassado para fixar a haste do cata-vento. Outra ideia criativa é colocar os cata-ventos dentro de garrafas e espalhar pelo ambiente.

Veja também

Decoração festa infantil completa

Decoração enfeites típicos para uma festa junina

Festa de aniversário com tema “buteco”

Fonte: reprodução/pinterest

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.