Como fazer feijão: passo a passo para fazer um feijão perfeito!

Ainda tem dúvidas em fazer um feijão gostoso e encorpado? Aprenda a como fazer feijão do jeito certo e sem complicação.

Publicado por: Cida Ramos
Imagens: Getty Images /ueat.utoronto.ca

A dupla arroz com feijão é uma unanimidade na casa da maioria dos brasileiros, e pode-se dizer que forma a base da alimentação no País. É fácil perceber isso apenas lembrando quantos dias da semana você comeu arroz com feijão, não é mesmo?

Em viagens isso é muito comum, basta ficar fora do Brasil alguns dias para bater aquela saudade do feijãozinho temperado do dia a dia. Se não aconteceu com você aposto que já ouviu alguém reclamando disso.

E apesar de ser uma receita simples de fazer, muita gente ainda fica com dúvidas de como fazer feijão da maneira certa, com o caldo grosso e gostoso. Mas uma boa notícia para você, não se preocupe,  é muito fácil de fazer!

Esta receita que você vai conhecer hoje é básica, mas é aquela que eu aprendi com a minha mãe, mineira com aquela mão extraordinária para cozinha! E é a receita que eu uso desde sempre e que todos aqui em casa adoram!

Como fazer feijão: Escolhendo os grãos

Existem uma infinidade de tipos de feijões que você pode comprar no supermercado. Os mais comuns são: Feijão preto, carioca ou mulatinho, o feijão rajado e branco.

Tente escolher os pacotes intactos e de preferência que não possuam furos ou pequenos rasgos na embalagem. Olhe bem os grãos do pacote e verifique se eles não estão furadinhos ou se possuem um pozinho branco no fundo da embalagem, pois esse é um indícios de que existem “carunchos” e alguns bichinhos que já estão se alimentando por ali.

Depois do feijão comprado e escolhido, agora é hora de limpar o feijão. Abra a pacote, espalhe o feijão na mesa e retire os grãos quebrados, furados e feinhos. No processamento do feijão na fábrica, sempre passam alguns grãos diferentes como o milho, soja e as vezes até umas pedrinhas. Portanto, é muito importante você escolher todo o feijão que irá para a panela.

Devo deixar o feijão de molho?

Sim, é importante deixar o feijão de molho para facilitar o cozimento e para eliminar algumas enzimas que dificultam a digestão e provocam gazes, como é o caso da rafinose e a estaquiose.

Coloque o feijão de molho em uma vasilha e cubra com água. Deixe de um dia para o outro, em média 12horas, principalmente para o feijão preto. Troque a água do “remolho” uma vez nesse período e cubra de água novamente.

Esse processo também vai facilitar na hora do cozimento. Seu feijão vai ficar mais levinho, e cozinhar muito mais rápido após essas horas no molho.

Cozinhando o feijão

O mais prático e rápido é fazer na panela de pressão. Descarte a água do remolho, coloque o feijão na panela e cubra com água (3 dedos acima do feijão). Coloque 1 folha grande ou 2 folhas pequenas de louro e cozinhe por aproximadamente 20 a 40 minutos, dependendo do feijão, alguns cozinham em menos tempo que outros.

Depois desse tempo, verifique se o feijão já está cozido. Ele precisa estar macio, mas não desmanchando. Porque ele vai seguir cozinhando na hora do processo de tempero e fervura para incorporar os sabores.

O refogado do feijão

Etapa primordial para dar aquele gostinho de feijão inesquecível!

Para meio quilo de feijão cozido você vai precisar:

  • 1 cebola grande picada
  • 1 cabeça de alho bem picadinha
  • Azeite ou óleo de coco
  • Sal à gosto

1. Aqueça uma panela, coloque um pouco de azeite e a cebola picadinha. Refogue bem até dourar. Eu gosto do gosto da cebola, então deixo até ela queimar as pontinhas.

2. Adicione o alho e deixe dourar. Se for preciso acrescente mais um pouco de azeite na hora que acrescentar o alho.

Dica: A cebola precisa refogar primeiro pois o alho queima muito rápido e precisamos deles douradinho e não queimados, ok?

Se você quiser adicionar bacon na sua receita, você vai fritar antes de refogar o tempero. Separe o bacon fritinho e em seguida refogue a cebola e o alho normalmente.

3. Coloque algumas conchas de feijão e amasse um pouco com a própria concha para criar um molho mais encorpado. Mexa bem e adicione o restante do feijão na panela.

4. Adicione o sal e deixe ferver por 5 minutos e pronto. Feijão delicioso para toda hora!

Feijão para semana toda!

Uma dica é você congelar porções para você ter sempre feijão fresquinho a semana toda. Congele o feijão sem tempero, do jeito que saiu da panela de pressão.

Para preparar, tire do congelador um dia antes e deixe na geladeira descongelando. Refogue conforme as instruções acima.

Se você tinha alguma dúvida de como fazer feijão do jeito certo, creio que já não tem mais. Basta seguir o passo a passo da receita e feijão delicioso quando quiser.

Dependendo da região, algumas pessoas colocam pimentão picadinho, pimenta dedo de moça picadinha, salsinha e etc. Mas essas são variações que são feitas à gosto de cada um, em cima da receita básica que você viu acima.

Então, aprenda primeiro a fazer o básico bem feito e gostoso, para depois fazer variações e se aventurar em um feijão à sua moda! 🙂

 

Compartilhe esta receita Imprimir

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.