Compartilhe:

Como fazer Mechas com pente

Aprenda a fazer de maneira rápida e fácil mechas, utilizando um pente.

Publicado por: Cida Ramos

mechas-com-pente-mechas-espanholas

Hoje vamos mostrar como fazer de forma rápida, prática e simples mechas, reflexos, luses, balaiagem utilizando um pente. Claro que todos esses métodos feitos da forma convencional, (aquela que você já conhece), não estão descartadas,  e é claro que  você pode pensar que seja mais caprichado e mais apropriado também. Tudo bem, você pode continuar fazendo da maneira que achar melhor. Mas, o que desejamos é mostrar essa nova maneira de se fazer e que talvez você possa gostar e vir a adotar.

Antes de ir direto ao ponto, vamos mostrar dicas do que você precisa saber antes de sair descolorindo os cabelos e fazer o processo de mechas com pente. Na verdade qualquer forma que você escolha para ficar mais loira deve ser cuidadosa e requer atenção para alguns detalhes. Por isso não deixe de ler as nossas dicas da especialista em cabelos a hairstyles Cleusa Gregolin que nos deu entrevista e passou informações preciosas para quem deseja mudar a cor dos cabelos fazendo mechas.

 

Veja também: 

Cabelos com luzes e mechas – Veja como fazer em casa

Reflexo em casa: Dicas, fotos, vídeo e o Passo- a- Passo

 

Existem duas maneiras de se fazer mechas com pente, uma delas é fio a fio com pente comum, conhecida como mecha espanhola  a outra é a com um pente apropriado para mechas. Vamos falar das duas. Mas antes de sair descolorindo os seus cabelos, acho que é bom dar uma olhadinha nas dicas da cabeleireira Cleusa Gregolin.

Dicas  e alertas da especialista hairstyles Cleusa Gregolin para quem deseja fazer mechas

-A marca do descolorante (que deve ser de boa qualidade) pode influir na tonalidade, no resultado da descoloração (uns amarelam o cabelo outros não). Vale lembrar de que quanto mais escuro o cabelo, mais laranja ele tende a ficar se não passar pelo processo de descoloração total. Portanto o tempo de pausa deve ser completo para atingir o resultado desejado principalmente em um cabelo escuro. Quanto mais tempo o descolorante ficar no fio mais loiro ficará, porém se for retirado antes do tempo pode ficar alaranjado.

-A água oxigenada deve ser forte, mas só use a recomendada na embalagem do kit de descoloração. Uma mistura de 60 ou 70 volumes com um pouco da oxigenada de 130 volumes só deve ser feita para quem é profissional e sabe fazer.  Com mais potência ela ficará menos tempo no seu cabelo e terá a cor desejada rapidamente. Pois quanto mais tempo o cabelo fica em contato com o produto mais “pigmento” é retirado dos fios, o que causa ressecamento. Mas se essa química de água oxigenada mais forte ou mistura mais forte se usada inadequadamente pode causar sérios danos aos cabelos. Eles podem “emborrachar”, os fios ficam elásticos enquanto molhados e depois de secos se partem, ficam quebradiços e é um desastre total.

-Assim como outra técnica qualquer é importante que o cabelo esteja bem cuidado e que o produto químico seja de qualidade para não danificar e ressecar os fios.

-Como as mechas são feitas com o cabelo seco, então antes de começar escove bem os cabelos, deixe-os bem desembaraçados e de preferência sem lavar. Utilize o descolorante ou a tinta que você usa habitualmente e prepare o produto conforme as instruções do fabricante. Lembrando que quanto maior for o volume da água oxigenada, mais claro será o resultado. O normal nos kits é oxigenada de 30 ou 40 volumes.

Mechas com pente comum fio a fio – Mechas espanholas

As Luzes Espanholas,  uma técnica artesanal na qual o profissional utiliza um pente de corte para aplicar o descolorante nos fios, fazendo mechas mais finas e sem marcas e dispensa o uso do papel alumínio. A técnica é uma alternativa para as clientes que desejam um resultado mais natural e não tão claro. Além disso, pode ser usada em qualquer tipo de cabelo. Pode ser feita também do meio do cabelo clareando mais as pontas e intercalar algumas mechas mais altas para dar naturalidade.

Foto via: Cabeleireiros.com

Foto via: Cabeleireiros.com

Fio a fio

Para começar a clarear, escolha um pente de corte com cerdas mais finas e resistentes. Molhe pente no agente clareador e retire o excesso de produto com uma toalha para começar a aplicar nos fios. Procure passar com cuidado e lentamente para não marcar as mechas. Repita o procedimento em cada mecha até a quantidade desejada.

A técnica vai permitir que o cabelo fique com um efeito natural, pois ele serão coloridos individualmente. Se você preferir que o cabelo tenha um efeito degradê, basta iniciar as aplicações do agente clareador sempre em alturas mais próximas ou distantes da raiz.

Após a aplicação, o tempo de espera das mechas espanholas também vai agradar as mulheres. Além de não precisar colocar o papel alumínio, o que é ótimo por evitar a retenção de calor nas madeixas, o agente clareador vai demorar em torno de 50 minutos para obter o resultado desejado.

Se a raíz começar a aparecer, as mechas espanholas também facilitam o retoque. Basta aplicar o pente com o agente clareador no local desejado e se preferir, faça o efeito degradê que falamos no tópico acima para não arriscar e deixar os fios em tons diferentes.

Mechas com pente – Mechas com pente específico para fazer mechas

mechas-com-pente-como-fazer

Para este método o  ideal é que além do pente específico, você utilize o papel com velcro para cobrir as mechas.

Você vai precisar de:

Pó Descolorante
Água Oxigenada 40 volumes (pode usar menos volume ou mais dependendo do que deseja e da sua experiência)
Pote de plástico
Pincel
Tonalizante
Revelador

Fotos via: cuidadosevaidades.com.br

Fotos via: cuidadosevaidades.com.br

Mechas no Pente passo-a-passo:

1-Divida o cabelo em partes, a medida em que for fazer cada mecha, vá soltando parte por parte e passando o pente que automaticamente separa as mechas devido aos seus dentes feitos especialmente para isso. O pente possui de um lado dentes mais finos, para o caso das mechas mais finas, do outro lado tem dentes mais largos para fazer mechas um mais largas. No topo, os dentes são para pentear a mecha, caso seja necessário fazê-lo antes de selecionar um dos lados e aplicar a mistura do descolorante.

2-Pegue um papel com velcro ou até mesmo alumínio e deixe abaixo da parte que foi solta. O velcro gruda na raiz dando automaticamente a distância certa de 1 cm da raiz. Vá repetindo o processo, aplicando a mistura do descolorante com a água oxigenada sobre a mecha e coloque outro velcro por cima para lacrar e manter a mecha “guardadinha”, sem encostar no restante do cabelo.

3-Após fazer este procedimento no cabelo todo, aguarde o tempo de espera indicado na embalagem do pó descolorante. Porem é recomendado que você observe volta e meia, para o caso do seu cabelo abrir o loiro antes do tempo de espera, pois cada cabelo reage diferente. Então puxe de leve um velcro para acompanhar o tom de loiro que está abrindo. Caso ache que está muito loiro, não aguarde o tempo todo indicado e retire o produto passando para o passo 4.

4-Lave o cabelo com shampoo e condicionador. Depois, aplique a mistura do tonalizante com o revelador e aguarde 5 minutos. Lave e enxágue bem.

5- É importante aplicar um creme ou máscara de hidratação, pois após o procedimento o cabelo fica com as escamas abertas e por isso ressecado. O procedimento de descoloração retira a primeira camada de cor e de nutrientes e por isso o cabelo resseca. Então o recomendado é fazer uma massagem com a máscara, se possível faça a massagem de enluvamento, depois de 20 minutos, basta enxaguar e secar o cabelo.

 

Atenção:

Para se fazer em casa qualquer método tem que estar acostumada e ter prática e/ou habilidade. É importante o cabelo esteja saudável, não esteja detonado por outras químicas. O cabelo tem que estar bem resistente para aguentar descolorante e tintura.

Se você não tem nenhuma experiência, o  indicado é procurar um bom profissional.

 

 

Veja também:

Como clarear cabelos alisados ou relaxados de modo natural

Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *