Como fazer queijo caseiro

Aprenda a fazer queijo caseiro de forma fácil e com poucos ingredientes.

Publicado por: Cida Ramos
Mesa com queijos variados.
Aprenda a fazer queijos em casa.

Os queijos, de uma forma geral, sempre estiveram muito presentes na mesa dos brasileiros. Temos a vantagem de optar por uma variedade enorme de sabores e texturas e cada cantinho do Brasil podemos experimentar verdadeiras iguarias.

E que tal aprendermos a fazer um queijo caseiro totalmente natural? É isso mesmo, o processo para fazer queijos é muito simples e você ainda pode brincar e criar novas texturas e sabores.

Basicamente, para se fazer um queijo é preciso de leite, e coalho. Nesse processo, separa-se a parte sólida do queijo composta por gorduras e proteínas, dos líquidos (soro). No restante, o tempo de cura (tempo em que o queijo irá descansar antes do consumo), o tipo de coalho e temperatura é que irá dar os sabores característicos.

Como fazer queijo caseiro

Selecionamos algumas receitas tradicionais e muito fáceis de fazer. É só seguir o passo a passo e curtir a sua receita!

Receita de queijo tradicional caseiro

Ingredientes:

  • 10 litros de leite integral (possui mais teor de gordura e é ideal para se fazer queijos)
  • 2 colher de sopa de coalho (coagulante líquido). Você pode encontrar nos supermercados.
  • 3 colheres de sopa de sal refinado

Modo de preparo

  1. Ferva o leite e uma panela e deixe amornar, não muito frio mas também não muito quente (36°C em média).
  2. Adicione o coalho e mexa bem. Deixe descansar por uma hora.
  3. Quebre a massa que se formou com uma colher de pau, adicione o sal e mexa bem para que a massa decante. Aguarde uns 15 minutos.
  4. Com uma escumadeira ou pote furadinho, retire a parte sólida e coloque em uma forma furada especial para queijos. Você pode fazer a sua, basta furar um pote de plástico.
  5. Aperte bem para que o soro saia, deixe descansar fora da geladeira por 1 dia. Depois coloque na geladeira por mais 2 dias, mas sem tirar da forma. Após isso já está pronto para consumir.
  6. Você pode deixar mais tempo fora da geladeira para curar. Quando você desenformar o queijo, coloque ele em um lugar protegido de insetos. Teste curas de tempo diferentes e aprecie os sabores!

Abaixo, você pode ver o passo a passo da receita.

Receita do canal Da Terra.

Essa outra receita de queijo também é muito simples e o coalho por ser substituído por vinagre branco de álcool. Não vai talhar igual a receita com o coalho especifico, mas é uma receita bem fácil para se fazer em casa e você só precisa de 3 ingredientes, veja:

Receita do canal Cleo Alves.

Queijo cremoso de Kefir

Para quem não conhece, o kefir é um leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. Esses micro-organismos convivem em simbiose envoltos por uma matriz de um polissacarídeo de nome Kefiran. Se você quiser saber mais sobre o Kefir de leite, você pode ler mais aqui: Os Benefícios do Kefir

Como fazer

Depois do Kefir pronto, você vai precisar coar a mistura. Coloque em uma peneira envolta em um tecido limpo e fino, ou filtro de café.

Deixe dois dias descansando na geladeira para dessorar. Depois disso, você vai ter um requeijão cremoso delicioso. Adicione temperos e ervas finas se preferir.

Como fazer queijo parmesão caseiro

De sabor incomparável e ideal para usar em massas, o parmesão é um dos tipos de queijos mais procurados. Para fazer, você vai precisar de um pouco mais de tempo e paciência pois a cura é diferente dos outros queijos.

Nessa receita de queijo caseiro, você deve cozinhar a massa talhada do leite e após isso, inicia-se todo o processo de cura.

Vídeo do canal Marilene Sarah Fialho

Alguns benefícios do queijo para a saúde

O queijo é rico em proteínas de qualidade, além disso possui uma grande quantidade aminoácidos benéficos à nossa digestão.

Esses aminoácidos também ajudam a reduzir a pressão sanguínea e melhora a absorção dos minerais durante a digestão.

Além disso, o queijo fornece uma boa variedade de vitaminas essenciais à nossa saúde como: Vitamina A, B2, B12, D e K2. A vitamina B12 por exemplo, é muito importante para manter as células do sangue e sistema nervoso saudáveis, previne a anemia e melhora a saúde dos músculos.

Já a vitamina D tem o papel importante de sintetiza o cálcio no organismo, e a K2 ajuda manter a saúde dos ossos e do coração.

Compartilhe esta receita Imprimir

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.