Como fazer sabão caseiro em barra com óleo de cozinha usado

Aprenda como reaproveitar o óleo de cozinha usado para fazer sabão caseiro em barra, líquido e até detergente para lavar louças. Assim você poupa dinheiro e ainda por cima ajuda o meio ambiente!

Publicado por: Cida Ramos
sabão caseiro em barra

Sabe aquele óleo de cozinha que sobrou das frituras e não tem mais utilidade no preparo dos alimentos? Pois é, ele ainda pode ser utilizado para a confecção do sabão caseiro em barra e em líquido, muito eficiente na limpeza de roupas e uso geral na nossa casa.

O mais importante disso tudo é o fator ecológico. Reciclar óleo de cozinha velho é livrar o meio ambiente de um dos contaminantes mais comuns e destrutivos da atualidade. Dados das principais companhia de água e esgoto do Brasil, estimam que a cada litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta, 20 mil litros de água potável podem ser poluídos.

O perigo do descarte incorreto do óleo de cozinha

Poderíamos aqui simplesmente citar as receitas caseiras do sabão, mas o situação é bem complicada quando analisamos os dados sobre o descarte incorreto do óleo vegetal,  e é importante sabermos a dimensão do problemas para podermos contribuir na reciclagem e reaproveitamento deste material.

Afinal, quem nunca jogou fora o óleo direto na pia da cozinha ou jogou na privada e deu descarga? Infelizmente ainda é um hábito comum do brasileiro e acredito que a falta de informação também colabora para essa atitude. Além de entupir as tubulações de esgoto, esse óleo pode ir parar na natureza poluindo rios, afluentes e o lençol freático.

A cada ano no brasil são descartados de forma incorreta cerca de 1 bilhão de toneladas de óleo de cozinha. Estudos mostram que esse óleo pode contaminar o lençol freático e matar diversas espécies aquáticas, pois o óleo cria uma película na superfície dos rios prejudicando a entrada do sol, proliferando algas que retiram o oxigênio da água.

O ideal é separar o óleo e descartar conforme as recomendações das empresas de águas e esgoto da sua cidade ou em Ongs que reaproveitam esse tipo de material.

Uma das maneiras que nós podemos reutilizar esse material é na confecção de sabão, tanto o em barra como o líquido. E nós separamos e trouxemos diversas receitas incríveis para você escolher a sua.

Como fazer sabão com óleo de cozinha usado?

Para limpeza geral, o sabão caseiro é muito eficiente e fácil de fazer. Nós testamos o sabão em barra na limpeza de panos de chão, toalhas de cozinha e tecidos encardidos, jeans e o resultado foi excelente. Já o líquido é muito bom na limpeza de varandas, pisos, banheiros e uso geral, sendo que uma das receitas a seguir substitui o detergente de louça com louvor!

Antes de utilizar o óleo usado você deverá coar para retirar aqueles pedacinhos queimados que ficam da fritura. Dessa maneira o seu sabão ficará mais cristalino e com melhor consistência.

A segurança também é importante pois a maioria das receitas são feitas com soda caustica que não podem entrar em contato com a pele e nem ser inalado portanto, use sempre luvas, óculos de proteção e máscara para o contato e inalação do produto. Confira as receitas:

Sabão caseiro em barra

Ingredientes

  • 4 litros de óleo de cozinha
  • 1 kg de soda cáustica em flocos ou pedaços
  • 2 litros de água quente
  • 1 litro de álcool
  • 5 ml de essência (opcional)

Modo de preparo

  1. Misture em um balde a soda caustica e toda a água quente. Despeje a água devagar e com cuidados e vá mexendo com uma colher pau ou pedado de madeira até a soda dissolver por completo.
  2. Acrescente o óleo de cozinha e continue mexendo até incorporar bem. Isso pode demorar uns 20 minutos ou mais. Não pare de mexer, tem que realizar o processo mexendo sempre.
  3. Depois disso, adicione o álcool e se quiser adicione também a essência de sua preferência. Continue mexendo, não pare de mexer até obter um consistência de pasta.
  4. Despeje com cuidado em uma forma plástica ou caixote de madeira forrado com um pano. Espelhe bem e deixe secar por 1 dia. Corte em pedaços e grade as barras enroladas com sacos plásticos um papel filme.

Observação: Na hora de misturar a essência, você pode adicionar ervas aromáticas, folhas secas elementos decorativos como conchas ou sementes. Além de cheiroso fica muito bonito!

Importante: Devido a sua alcalinidade, este sabão não é indicado para limpeza da pele e nem lavar seu pet por exemplo. Destina-se somente a limpeza geral.

Sabão líquido caseiro com óleo e álcool: Receita rápida

  • 2 litros de óleo de cozinha já coado
  • 2 litros de álcool
  • 2 litros de água quente
  • 18 litros de água em temperatura ambiente
  • ½ kg de soda caustica em flocos
  • 5 ml de essência (opcional)
  1. Misture em um balde o álcool e a soda e mexa bem. Logo em seguida acrescente o óleo de cozinha e mexa bem.
  2. Deixe descansar por 30 minutos e em seguida acrescente 2 litros de água bem quente. Mexa bem até ficar homogêneo.
  3. Em seguida, misture 18 litros de água em temperatura ambiente. Misture bem e coloque em recipiente de plástico (garrafas pet).

Destina-se também a limpeza geral.

Veja também 

– Como retirar manchas de suor e desodorante das roupas com dicas caseiras

– Como retirar o amarelado, manchas e desencardir roupas brancas

Detergente caseiro de lavar louça

Ingredientes

  • 200 gramas de sabão em barra ralado da receita anterior. Pode usar também sabão de coco ou glicerina.
  • 2/5 litros de água
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 50 ml de álcool
  • 10 ml Óleo essencial de sua preferência (limão, alecrim, camomila, laranja, etc).

Imagem: freeimages.com

Modo de preparo

  1. Utilize um ralador velho e rale o sabão em barra. Em uma panela, esquente a água e adicione as raspas de sabão mexendo bem até diluir.
  2. Em seguida adicione o álcool o bicarbonato e a essência. Misture bem e deixe descansar por uma hora.
  3. Guarde nos recipientes antigos de detergente que possuem tampa dosadora.

Sabão em barra feito na garrafa pet

Essa receita é muito simples além de segura, pois é só adicionar os ingredientes na garrafa, mistura e deixar endurecer. Simples e eficiente.

Imagens: Mytaste.com e sudaprimorandoideias.blogspot.com

Ingredientes

  • 1 garrafa pet
  • 1 funil
  • 1 litro de óleo de cozinha usado e coado
  • 200 ml de agua
  • 240 ml de soda caustica líquida

Modo de preparo

  1. Com um funil, adicione o óleo a água e a soda caustica por último.
  2. Tampe a agite a garrafa para misturar bem os ingredientes.
  3. Deixe secar até a mistura solidificar e endurecer. Depois é só cortar a garrafa no tamanho desejado das barras de sabão.

 Sabão de coco caseiro

Ingredientes

  • 2 litros de óleo de cozinha usado já coado
  • 500g de soda cáustica em escamas
  • 2 cocos frescos ralados
  • 700 ml de água
  • 125 ml de álcool de cereais
  • 1 forma quadrada para bolo
Sabão de coco caseiro

Imagem: EssentiallyEclectic.com

Modo de preparo

  1. Bata o coco com a água no liquidificador até obter uma pasta grossa. Cozinhe a mistura, até reduzir e ficar com espessura mais grossa e pastosa.
  2. Aqueça o óleo em uma panela e reserve.
  3. Dissolva a soda caustica em um balde com um pouco de água quente. Na sequência adicione o óleo e a redução do coco. Mexa bem.
  4. Despeje a mistura em uma forma de plástico ou forma quadrada de bolo. Deixe endurecer e corte em pedaços.
  5. Se preferir, você pode ralar uma parte do sabão para utilizar na lavagem de roupas.

Concluindo

Essas são apenas algumas receitas simples de sabão caseiro, mas muito eficientes para você reutilizar o óleo de cozinha de uma forma sustentável e que tenha realmente utilidade no seu dia a dia. Sabemos que em algumas cidades não existem postos de coleta para reciclar esse tipo de material entretanto, todos nós podemos ajudar um pouco.

Fazer o sabão caseiro é uma das formas de evitar que esse material chegue até a natureza de forma errada. E você, tem alguma receita especial que reutilize o óleo de cozinha? É só compartilhar com a gente aí nos comentários.

Espero que tenham gostado das receitas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Tags:

Veja também

Comentários

8 Respostas para “Como fazer sabão caseiro em barra com óleo de cozinha usado

  1. Luciane Paula Freitas disse:

    Gostei das receitas de sabão caseiro,detergente e gostaria de receber mais receitas de tipo.

    1. Cida Ramos disse:

      Oi Luciene, tudo bem? Assine nossa newsletter aí você vai receber sempre nossas novidades por e-mail 🙂

  2. Patricia disse:

    O meu não vira pasta pq eu faço tem meia hora que tô mechendo

    1. Cida Ramos disse:

      Oi Patrícia,

      Você está fazendo a receita de sabão em barra ou sabão líquido? O sabão em barra demora mesmo até começar a encorpar, já o sabão líquido depois do tempo de descanso você vai perceber ele bem cremoso. Qualquer dúvida estamos aqui:)

  3. Neny Fernandes disse:

    Meu sabao nao quer engrossar. O que devo fazer?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Neny, essas receitas são testadas, eu e a minha sogra fazemos sempre. O único segredo e MEXER, não parar de mexer, ir misturando todos os ingredientes, incluindo a água quente, e não parar de mexer, são mais ou menos 20 minutos, cansa, mas dá certo. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  4. sebastiao m pimentel disse:

    olá,gostaria de saber se é álcool de limpeza ou á
    lcool de posto…grato

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Sebastião é o álcool de limpeza é o que usamos.Mas acho que pode ser com qualquer um, especialmente se você for usar para lavar o chão, por exemplo. Obrigada pela visita e pela pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *